[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Colaboradores tendem a ser persistentes e ter boa gestão dos estudos a distância (EAD), mas planejamento e ansiedade ainda são desafios

24 de setembro de 2021
Colaboradores tendem a ser persistentes e ter boa gestão dos estudos a distância (EAD), mas planejamento e ansiedade ainda são desafios

Imagem: Kampus Production / Pexels

Resumo da pesquisa

  • Pesquisa mostrou haver persistência e boa gestão nos estudos entre colaboradores que estavam engajados no ensino à distância (EAD) no ambiente corporativo
  • No entanto, ainda existem desafios relacionados ao planejamento dos estudos, tanto da empresa quanto do colaborador
  • A ansiedade durante o processo de aprendizagem à distância pode ser tanto reflexo da (falta de) planejamento como do excesso de tarefas, de problemas ligados a satisfação do trabalho ou até questões pessoais

Pesquisador(es):

Rodrigo da Silva Monteiro
Marcus Brauer
Cecília Lima de Queirós Mattoso
Alberto Luiz Albertin
Ettore de Carvalho Oriol

Confira o estudo na íntegra

Diversos contextos da atualidade, que envolvem o aumento da carga de trabalho, a redução de orçamentos e o espalhamento das equipes em diferentes geografias têm trazido desafios para os treinamentos corporativos. Diante da dificuldade na adesão dos funcionários a programas de educação corporativa tradicionais, o uso de ensino a distância mediado pela tecnologia, conhecido também pela siga EAD, tem se tornado uma opção mais viável para as corporações.
No entanto, como fazer com que os aprendizes desses cursos e treinamentos se mantenham motivados durante os estudos? Para entender que fatores influenciam a motivação e o engajamento no processo de aprendizagem em educação corporativa a distância, uma pesquisa realizou questionários para compreender qual era a relação de questões como persistência, planejamento, autoeficácia, valorização, medo de fracasso e ansiedade com o engajamento e a motivação dos estudantes.
Os pesquisadores, entre eles o professor Alberto Luiz Albertin, da FGV EAESP, descobriram que colaboradores engajados com o EAD corporativo tinham elevado índice de persistência, boa gestão de estudos e autoeficácia, por exemplo. No entanto, dois fatores pareceram estar menos associados à motivação dos colaboradores em continuar engajados nos estudos: o planejamento e a ansiedade.
“O planejamento, tanto da empresa quanto do colaborador, pode ser um componente crítico no processo de aprendizagem e deve ser olhado de forma mais abrangente, considerando todos os pontos e buscando o desenvolvimento de um programa mais bem estruturado de ambas as partes”, sinalizam os autores em artigo publicado na Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação.
Os pesquisadores também apontaram que a ansiedade dentro do processo de aprendizagem poderia estar surgindo por diversos motivos, desde o próprio desafio de planejamento até outras questões, como excesso de tarefas, problemas relacionados à insatisfação com o trabalho ou até problemas pessoais.
O estudo pode ajudar a propor a abertura de novas portas para a inclusão de uma ferramenta de ensino corporativo, mediado por tecnologias da informação, que permita às organizações melhorar seu planejamento e desenvolver suas políticas de treinamento.

Confira o estudo na íntegra na Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação.

Conteúdorelacionado

Marcas que entendem motivação dos consumidores podem obter mais engajamento

Game jams são oportunidade para profissionais da área de jogos experimentarem trabalho em equipe com parceiros diferentes

Tecnologia e aprendizado: uma parceria que dá caldo também na gestão

Tags: EADEducação à DistânciaEducação CorporativaMotivaçãotreinamento
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

mulher em loja de roupas
Estratégia empresarial

Marcas que entendem motivação dos consumidores podem obter mais engajamento

10 de fevereiro de 2023
Game jams são oportunidade para profissionais da área de jogos experimentarem trabalho em equipe com parceiros diferentes
Administração de empresas

Game jams são oportunidade para profissionais da área de jogos experimentarem trabalho em equipe com parceiros diferentes

17 de dezembro de 2021
Tecnologia e aprendizado: uma parceria que dá caldo também na gestão
Análise

Tecnologia e aprendizado: uma parceria que dá caldo também na gestão

30 de junho de 2020

Conteúdo recente

Em carta publicada na Science, professor da FGV e autoridades enumeram desafios das políticas de saúde no Brasil

Em carta publicada na Science, professor da FGV e autoridades enumeram desafios das políticas de saúde no Brasil

31 de maio de 2023
avicultura

Interações na cadeia de suprimentos da produção avícola geram aprendizados sobre sustentabilidade

26 de maio de 2023
Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

9 de maio de 2023

Mais lidos

Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

9 de maio de 2023
FGV EAESP sediará evento internacional sobre democracia e crise climática – SUBMISSÕES PRORROGADAS

FGV EAESP sediará evento internacional sobre democracia e crise climática – SUBMISSÕES PRORROGADAS

26 de abril de 2023
Pandemia e trabalho remoto aumentaram risco de fraudes corporativas, apontam profissionais de governança, risco e compliance

Pandemia e trabalho remoto aumentaram risco de fraudes corporativas, apontam profissionais de governança, risco e compliance

3 de abril de 2023
Posicionamento do Magalu durante a pandemia ensina sobre  estratégia empresarial em tempos de crise

Posicionamento do Magalu durante a pandemia ensina sobre estratégia empresarial em tempos de crise

25 de setembro de 2021
Sistemas de informação estratégicos contribuem para a inovação em empresas brasileiras

Sistemas de informação estratégicos contribuem para a inovação em empresas brasileiras

8 de março de 2022
Oficina do curso de Administração Pública da FGV EAESP acolhe novos estudantes com aprendizagem baseada na prática

Oficina do curso de Administração Pública da FGV EAESP acolhe novos estudantes com aprendizagem baseada na prática

2 de maio de 2023

Tags

administração de empresas administração pública auxílio emergencial bem estar consumo coronavírus covid-19 diversidade educação empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa financiamento finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação liderança marketing mulheres municípios NEB Notícias internas ODS3 ODS10 organizações pandemia pesquisa política política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência

FGV EAESP PESQUISA

Institucional
Pesquisadores
Apoio Financeiro a Professores
Agências de fomento
Conexão Pesquisa

JOVENS PESQUISADORES

Programa de Iniciação à Pesquisa
Residência em Pesquisa
Conexão Local
PIBIC

PESQUISA CIENTÍFICA

Linhas de Pesquisa
Indicadores

PESQUISA APLICADA

Centros de Estudos
Indicadores

PUBLICAÇÕES

Relatórios de pesquisas
Sínteses de pesquisas
Relatórios - PIBIC
Relatórios – Conexão Local
Anuários de Pesquisas
Teses e Dissertações
Casos de Impacto Social

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00