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Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Pandemia e Pix estão mudando o mercado de transações financeiras e players terão de se transformar

14 de abril de 2021
Pandemia e Pix estão mudando o mercado de transações financeiras e players terão de se transformar

Imagem: Jonas Leupe / Unsplash

Resumo da pesquisa

  • Uso de carteiras digitais para pagamentos está associado à percepção de utilidade, conveniência e facilidade dos serviços
  • Players que não têm soluções que tragam essas qualidades podem ter impactos significativos na adoção
  • Produtos como maquininha de cartão, DOC, TED e cartão de débito podem deixar de existir caso não consigam adaptar seus modelos de negócio às mudanças

Pesquisador(es):

Herbert Lima
Eduardo de Rezende Francisco

Leia o artigo na íntegra

A pandemia de Covid-19 e a chegada do Pix como um novo formato de pagamento impulsionaram a digitalização e a simplificação das transações financeiras em ritmo jamais antes visto, o que deverá alterar muito o cenário brasileiro de meios de pagamentos digitais.

Em artigo para a GVexecutivo, o mestrando da FGV EAESP Herbert Lima, orientado pelo professor e pesquisador Eduardo de Rezende Francisco, conduziram uma pesquisa cujos resultados indicam que a intenção de uso de carteiras digitais está relacionada às percepções de utilidade, conveniência e facilidade que o serviço oferecer. “Usuários consideram úteis apps com pagamento de boleto com cartão de crédito, conta bancária digital e transferência de quantias entre contas sem cobrança de taxas”, explicam os autores do artigo. A conveniência está mais relacionada a apps de recarga de celular e de bilhete para transporte público, ou pagamentos via QR Code e integração direta com as maquininhas de pagamento (POS). Já a facilidade costuma estar associada a apps com experiência de uso intuitiva e linguagem simples.

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Por isso, produtos como maquininha de cartão, DOC, TED e cartão de débito podem deixar de existir caso não consigam adaptar seus modelos de negócios às mudanças. Já bancos digitais, grandes varejistas e carteiras digitais ganham espaço para potencializar suas propostas de valor com o Pix.

“A pesquisa mostrou que não ter soluções que tragam essas qualidades impacta significativamente a adoção do produto e coloca a empresa em desvantagem na exploração de novas oportunidades trazidas pelo Pix”, concluem os autores.

Confira o artigo na íntegra na GVexecutivo

Tags: meios de pagamentopagamentos digitaisPIX
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