Para garantir eficiência na elaboração e implementação de seu orçamento, empresas devem pensar estrategicamente em seus objetivos. Apesar de apresentar benefícios essenciais às organizações, como o planejamento financeiro e a detecção de oportunidades e riscos, a prática orçamentária também apresenta limitações, como o uso restrito de recursos frente a um ambiente dinâmico e competitivo. Nesse cenário, as companhias devem considerar suas características próprias e específicas para realizar o orçamento de forma otimizada.
A análise foi feita pelas pesquisadoras da FGV EAESP Maria Angélica Lencione Pedreti e Natalia Diniz-Maganini em artigo publicado na revista “GV-executivo”. As autoras realizaram uma revisão de literatura e analisaram 114 artigos científicos sobre os diferentes modelos de planejamento orçamentário existentes, publicados entre 2015 e 2023, com o objetivo de construir um comparativo e investigar as vantagens e desvantagens de cada um para as diferentes organizações.
Planejamento orçamentário pode se valer de recursos como tecnologia e economia circular
As práticas orçamentárias são planejadas de acordo com os objetivos, despesas, receita e padrões de atuação da empresa. As autoras apontam sete principais modelos de orçamentos que são utilizados nas companhias e que levam em consideração diferentes estratégias para a organização dos recursos. Assim, para escolher o modelo mais adequado para seu negócio, como e quando implementá-lo, gestores devem fazer uma análise das necessidades e da estrutura da empresa – incluindo sua área de atuação, tamanho, cultura e objetivos.
Como perspectivas futuras, as autoras ressaltam que o uso de big data é uma tendência que pode auxiliar nesse tipo de planejamento – as tecnologias podem ajudar a identificar métricas importantes para o crescimento da empresa, por exemplo. Além disso, a preocupação com uma economia circular, em que os recursos são reutilizados, e rotinas que priorizem a interação e troca de experiências entre os diferentes níveis de gestão da organização devem ser pensadas pelos administradores para definir estratégias mais sustentáveis e adaptadas à imprevisibilidade do mercado.