[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas Estratégia empresarial

Cursos online são modelo de negócio promissor, mas professores precisam de qualificação técnica e em gestão

2 de fevereiro de 2023
Cursos online são modelo de negócio promissor, mas professores precisam de qualificação técnica e em gestão

Julia Camercon / Pexels

Resumo da pesquisa

– Pesquisadores entrevistaram professores que ministram cursos em plataformas digitais e identificam oportunidades para o setor

– Maiores ganhos financeiros, autonomia para preparar o conteúdo e facilidade de acesso dos estudantes são aspectos positivos destacados pelos profissionais

– Envolvimento dos professores na venda dos cursos, maior carga de trabalho e dependência do suporte técnico das plataformas são aspectos negativos


Pesquisador(es):

Vanessa Martins dos Santos

Adrian Kemmer Cernev

Guilherme Marzol Montandon Saraiva

Adriano Gonçalves Bidá

Cursos online alcançam um público diversificado e garantem acessibilidade a estudantes que moram longe dos grandes centros. No entanto, a carga de trabalho do professor pode aumentar na medida em que devem participar da venda dos cursos, responder rapidamente às dúvidas dos alunos e desenvolver novas habilidades técnicas, como gravação e edição de vídeos. Os apontamentos são de pesquisadores da FGV EAESP Vanessa Martins dos Santos, Adrian Kemmer Cernev, Guilherme Saraiva e Adriano Gonçalves Bidá em artigo publicado na “Revista de Gestão”.

Os autores realizaram entrevistas em profundidade com dez professores brasileiros que publicam conteúdos em plataformas digitais, como os cursos online abertos massivos (MOOC). A coleta de dados ocorreu em agosto de 2020. Os profissionais consultados atuam em instituições de ensino tradicionais, como faculdades, e são remunerados com percentual de receita obtida com a venda dos cursos.

Conteúdorelacionado

Remuneração e qualificação de profissionais são entraves para a telemedicina no Brasil

Índice que avalia qualidade do atendimento de bancos e plataformas apresenta redução em junho

Uso de plataformas digitais, nova proposta para redução do desperdício de alimentos

Seis professores destacaram que o modelo de negócios incentivado pelos cursos online traz retorno financeiro positivo, pois o investimento inicial para realizar as gravações das aulas é baixo. Enquanto alguns entrevistados elogiam a autonomia para a criação do conteúdo e a possibilidade de criar uma marca pessoal através da divulgação dos cursos, outros destacam como negativo o envolvimento do professor com atividades de marketing e comerciais para venda do produto.

Os entrevistados ressaltam as oportunidades de crescimento do mercado de cursos online a partir da pandemia. Com isto, é reforçada a necessidade de formar esses profissionais para práticas de empreendedorismo e gestão para aprimorar as estratégias de venda. O desenvolvimento de metodologias para garantir aulas mais dinâmicas e divertidas, com engajamento dos alunos, também é uma demanda dos professores consultados pelo estudo.

Confira o artigo na íntegra

Tags: curso onlineplataformas digitaisprofessores
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Telemedicina
Políticas públicas

Remuneração e qualificação de profissionais são entraves para a telemedicina no Brasil

27 de janeiro de 2023
mão masculina segura cartão bancário enquanto utiliza o computador
Contabilidade e finanças

Índice que avalia qualidade do atendimento de bancos e plataformas apresenta redução em junho

25 de julho de 2022
caixas com frutas em balcão de mercado
Sustentabilidade

Uso de plataformas digitais, nova proposta para redução do desperdício de alimentos

27 de abril de 2022

Conteúdo recente

FGV EAESP e Academy of Management realizam workshop para criação de artigos

30 de março de 2023
#podcast Impacto: Caminhos da política no Ministério Público Federal

#podcast Impacto: Caminhos da política no Ministério Público Federal

29 de março de 2023
Artigo propõe gestão de riscos para inteligência artificial em organizações

Artigo propõe gestão de riscos para inteligência artificial em organizações

22 de março de 2023

Mais lidos

Artigo propõe gestão de riscos para inteligência artificial em organizações

Artigo propõe gestão de riscos para inteligência artificial em organizações

22 de março de 2023
Mais da metade dos municípios brasileiros participam de cooperações intermunicipais na área de saúde

Mais da metade dos municípios brasileiros participam de cooperações intermunicipais na área de saúde

21 de março de 2023
Chatbots e inteligência artificial: muito além da produção de textos

Chatbots e inteligência artificial: muito além da produção de textos

13 de março de 2023
Teletrabalho melhora qualidade de vida de mulheres que atuam em repartição pública

Teletrabalho melhora qualidade de vida de mulheres que atuam em repartição pública

7 de março de 2023
Burnout: olhar para a subjetividade dos trabalhadores é alternativa para lidar com o problema nas organizações

Burnout: olhar para a subjetividade dos trabalhadores é alternativa para lidar com o problema nas organizações

14 de fevereiro de 2023
FGV EAESP contrata novos professores para seu quadro de profissionais

FGV EAESP contrata novos professores para seu quadro de profissionais

28 de fevereiro de 2023

Tags

administração de empresas auxílio emergencial bem estar cidades e comunidades sustentáveis consumo coronavírus covid-19 economia educação empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação liderança marketing mulheres municípios NEB Notícias internas ODS3 ODS10 organizações pandemia pesquisa política política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública Sistema Único de Saúde supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência

FGV EAESP PESQUISA

Institucional
Pesquisadores
Apoio Financeiro a Professores
Agências de fomento
Conexão Pesquisa

JOVENS PESQUISADORES

Programa de Iniciação à Pesquisa
Residência em Pesquisa
Conexão Local
PIBIC

PESQUISA CIENTÍFICA

Linhas de Pesquisa
Indicadores

PESQUISA APLICADA

Centros de Estudos
Indicadores

PUBLICAÇÕES

Relatórios de pesquisas
Sínteses de pesquisas
Relatórios - PIBIC
Relatórios – Conexão Local
Anuários de Pesquisas
Teses e Dissertações
Casos de Impacto Social

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00