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Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Estudo de caso: universidade privada brasileira concilia lógica de mercado e demandas sociais

28 de junho de 2022
Estudo de caso: universidade privada brasileira concilia lógica de mercado e demandas sociais

Imagem: Mikhail Nilov / Pexels

Resumo da pesquisa

  • Pesquisa entrevistou gestores e profissionais envolvidos no processo de mudanças acadêmicas e gerenciais de uma universidade privada entre 2007 e 2013
  • A instituição de ensino superior estudada combina a qualidade de ensino com a lógica de mercado, caracterizando-se como organização híbrida
  • A nova gestão implementou medidas como centralização administrativa e planos de carreira para o corpo docente baseado em desempenho

Pesquisador(es):

Thomaz Wood Junior

Andressa Trivelli

Entre os anos 2007 e 2013, uma instituição de ensino superior brasileira incorporou mudanças acadêmicas e gerenciais, como a abertura de capital e a centralização administrativa conduzida por equipes de gestores profissionais. Segundo um estudo de caso dos pesquisadores Thomaz Wood Junior, professor da FGV EAESP,  e Andressa Trivelli, mestre em Administração de Empresas pela FGV EAESP, esta universidade pode ser considerada uma organização híbrida, pois combina características de empresas privadas, como a lógica orientada ao mercado, e instituições públicas, que são voltadas ao desenvolvimento humano e às demandas sociais.

Os achados do artigo, publicado na revista “Cadernos EBAPE.BR”, são baseados em 12 entrevistas com gestores e colaboradores da UniOne (nome fictício) envolvidos no processo de mudança de gestão do grupo de ensino, além de observação em campo e consulta a relatórios e documentos. Os autores observam que a empresa ganhou valor de mercado no período analisado. Em 2007, quando houve a entrada de investidores, a cotação das ações da UniOne era de R$7,90. Em 2013, quando o fundo de investimento vendeu sua participação, o preço da ação estava em R$ 17,34.

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Esse movimento, à primeira vista, parece corresponder ao processo de mercantilização do ensino superior, descrito pela literatura especializada por características como gestão orientada ao lucro dos acionistas e tratamento de alunos como clientes em vez de aprendizes. No entanto, os autores frisam que este conceito não descreve a UniOne, visto que sua gestão busca atender aos diferentes stakeholders, como os reguladores do sistema educacional – tais como o Ministério da Educação – e os acionistas. Por isso, argumentam os autores, a UniOne se transformou em uma organização híbrida.

O equilíbrio entre qualidade de ensino e lucro na operação foi um dos principais traços destacados pelos entrevistados sobre o processo de mudança. O fundo de investimento apostou na centralização das operações, garantindo padronização no atendimento aos estudantes de todas as unidades. Na gestão do corpo docente, houve a implementação de uma equipe enxuta, com baixa rotatividade, e adoção de planos de carreira e remuneração variável de acordo com o desempenho, além de incentivo a pesquisas aplicadas às demandas de mercado.

Confira a pesquisa na íntegra

Tags: educaçãoEducação de qualidadeensino superiorODS4universidade
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