• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Estudo sugere oportunidades de pesquisa e inovação para o ensino de empreendedorismo

21 de julho de 2025
Mais dados nem sempre significam menos risco

Resumo da pesquisa

  1. Pesquisa propõe um modelo integrado que conecta ensino de empreendedorismo, apoio ao estudante e ecossistemas de inovação.
  2. Analisa lacunas no ensino atual, sugerindo práticas mais contextualizadas, como metodologias ativas e aprendizagem autônoma.
  3. Indica caminhos para transformar universidades em agentes reais de inovação e impacto social.

 


Pesquisador(es):

Dario Vedana

Tales Andreassi

O ensino de empreendedorismo vai muito além de oferecer um curso sobre como abrir uma empresa. Hoje, muitas universidades já incluem o empreendedorismo em sua grade curricular, mas ainda deixam de lado aspectos fundamentais como o apoio ao aluno e a conexão com o mercado e com a sociedade. Uma pesquisa recente, publicada na Revista de Administração de Empresas (RAE), propõe um novo modelo teórico para transformar esse cenário. Além disso, aborda como tornar o ensino de empreendedorismo mais eficaz, estratégico e conectado com o mundo real.

O estudo foi conduzido pelos pesquisadores Dario Vedana, professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, e Tales Andreassi, professor da FGV EAESP. Os autores realizaram uma revisão integrativa da literatura científica, analisando 83 artigos publicados entre 2000 e 2023 nas bases Web of Science e EBSCO. Em suma, a análise buscou entender como o ensino de empreendedorismo se articula com o apoio universitário e com o ecossistema de inovação, propondo um modelo tridimensional para orientar pesquisas e práticas futuras.

Conteúdorelacionado

Como enfrentar os futuros desafios do Ensino Superior brasileiro

Decolonizar o ensino de administração: um passo de cada vez

Professora Gabriela Lotta conquista três prêmios por pesquisas em Administração Pública

Propostas para oportunidades de pesquisa e inovação em ensino de empreendedorismo

  1. Educação empreendedora precisa ir além da sala de aula

O estudo aponta que muitas instituições concentram esforços apenas no ensino. Dessa forma, ignoram aspectos fundamentais como o suporte a iniciativas dos alunos e a criação de um ambiente favorável ao empreendedorismo. O modelo proposto sugere que o desenvolvimento de empreendedores deve considerar três níveis. São eles: o individual (aluno e professor), o organizacional (estratégias da universidade) e o sistêmico (conexão com o ecossistema e políticas públicas).

  1. Ensino adaptado ao perfil do aluno adulto

A pesquisa destaca metodologias como a andragogia e a heutagogia, que valorizam a aprendizagem prática, autônoma e voltada à solução de problemas reais. Isso significa ensinar a empreender não apenas com teoria, mas com projetos, mentorias, contato com empresas e redes de apoio. Assim, é possível estimular a criatividade, a resiliência e a capacidade de inovar.

  1. Papel estratégico das universidades no ecossistema de inovação

Universidades empreendedoras não apenas ensinam: elas atuam como pontes entre pesquisa, mercado e sociedade. Segundo os autores, instituições de ensino superior devem formar parcerias com a indústria, atrair investimentos e colaborar com governos para transformar conhecimento em impacto. Isso inclui criar ambientes propícios à inovação, apoiar startups, promover o acesso ao mercado e fomentar uma cultura empreendedora.

Visão integrada para transformar o ensino

Portanto, a principal contribuição do estudo é oferecer uma visão integrada do ensino de empreendedorismo, que envolve não só o conteúdo das aulas, mas também o apoio contínuo ao aluno e a articulação com o ecossistema onde a universidade está inserida. O modelo propõe que universidades deixem de ser apenas fornecedoras de conhecimento e se tornem verdadeiras catalisadoras de inovação e desenvolvimento socioeconômico.

Ao considerar fatores como contexto regional, políticas públicas, acesso a recursos e redes de apoio, a proposta ajuda gestores, pesquisadores e formuladores de políticas a pensar estratégias mais eficazes e conectadas com a realidade. Por fim, a pesquisa reforça que ensinar a empreender é ensinar a transformar – ideias em negócios, conhecimento em impacto, universidade em agente de mudança.

Leia o artigo na integra.

Nota: alguns artigos podem apresentar restrições de acesso.

Tags: ecossistema de inovação.ecossistema empreendedorensino de empreendedorismoODS 4processo empreendedoruniversidade empreendedora
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Como enfrentar os futuros desafios do Ensino Superior brasileiro
Administração de empresas

Como enfrentar os futuros desafios do Ensino Superior brasileiro

29 de outubro de 2025
Decolonizar o ensino de administração: um passo de cada vez
Administração de empresas

Decolonizar o ensino de administração: um passo de cada vez

26 de agosto de 2025
Professora Gabriela Lotta conquista três prêmios por pesquisas em Administração Pública
Notícias internas

Professora Gabriela Lotta conquista três prêmios por pesquisas em Administração Pública

8 de agosto de 2025

Conteúdo recente

FGV Analytics promove evento sobre aspectos da violência contra a mulher

FGV Analytics promove evento sobre aspectos da violência contra a mulher

2 de dezembro de 2025
Lideranças do Futuro Não Florescem em Estruturas do Passado

Lideranças do Futuro Não Florescem em Estruturas do Passado

2 de dezembro de 2025
Multinacional brasileira investindo em ações de responsabilidade social para fortalecer sua resiliência financeira

Como a responsabilidade social fortalece as multinacionais brasileiras em tempos de crise

1 de dezembro de 2025

Mais lidos

Máquinas não pensam como seres humanos! (pelo menos não até este momento…)

Máquinas não pensam como seres humanos! (pelo menos não até este momento…)

1 de novembro de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Impacto da tecnologia no trabalho: pesquisa mostra efeitos na saúde mental e na vida profissional

Impacto da tecnologia no trabalho: pesquisa mostra efeitos na saúde mental e na vida profissional

3 de novembro de 2025
Como enfrentar os futuros desafios do Ensino Superior brasileiro

Como enfrentar os futuros desafios do Ensino Superior brasileiro

29 de outubro de 2025
Estudo da FGV propõe impostos sobre o tabaco para financiar prevenção ao câncer de pulmão

Consumo e varejo desaceleram no Brasil: projeções da FGV para 2025 e 2026

31 de julho de 2025
Professores da FGV EAESP estão entre os mais influentes do mundo, segundo ranking internacional

Professores da FGV EAESP estão entre os mais influentes do mundo, segundo ranking internacional

14 de outubro de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar consumo coronavírus corrupção covid-19 desenvolvimento sustentável diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres Notícias internas ODS 3 ODS3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

29 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Urbanismo feminista: o caso de Barcelona

16 de setembro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Eficiência e acesso em saúde: o que podemos aprender com sistemas universais em países em desenvolvimento?

11 de julho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00