• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Estudo sugere oportunidades de pesquisa e inovação para o ensino de empreendedorismo

21 de julho de 2025
Mais dados nem sempre significam menos risco

Resumo da pesquisa

  1. Pesquisa propõe um modelo integrado que conecta ensino de empreendedorismo, apoio ao estudante e ecossistemas de inovação.
  2. Analisa lacunas no ensino atual, sugerindo práticas mais contextualizadas, como metodologias ativas e aprendizagem autônoma.
  3. Indica caminhos para transformar universidades em agentes reais de inovação e impacto social.

 


Pesquisador(es):

Dario Vedana

Tales Andreassi

O ensino de empreendedorismo vai muito além de oferecer um curso sobre como abrir uma empresa. Hoje, muitas universidades já incluem o empreendedorismo em sua grade curricular, mas ainda deixam de lado aspectos fundamentais como o apoio ao aluno e a conexão com o mercado e com a sociedade. Uma pesquisa recente, publicada na Revista de Administração de Empresas (RAE), propõe um novo modelo teórico para transformar esse cenário. Além disso, aborda como tornar o ensino de empreendedorismo mais eficaz, estratégico e conectado com o mundo real.

O estudo foi conduzido pelos pesquisadores Dario Vedana, professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, e Tales Andreassi, professor da FGV EAESP. Os autores realizaram uma revisão integrativa da literatura científica, analisando 83 artigos publicados entre 2000 e 2023 nas bases Web of Science e EBSCO. Em suma, a análise buscou entender como o ensino de empreendedorismo se articula com o apoio universitário e com o ecossistema de inovação, propondo um modelo tridimensional para orientar pesquisas e práticas futuras.

Conteúdorelacionado

Empreendedorismo tecnológico em comunidades de baixa renda

Excesso de confiança e efeito manada são os vieses que mais influenciam a tomada de decisão de investidores

O golfe como inovação no ensino de finanças

Propostas para oportunidades de pesquisa e inovação em ensino de empreendedorismo

  1. Educação empreendedora precisa ir além da sala de aula

O estudo aponta que muitas instituições concentram esforços apenas no ensino. Dessa forma, ignoram aspectos fundamentais como o suporte a iniciativas dos alunos e a criação de um ambiente favorável ao empreendedorismo. O modelo proposto sugere que o desenvolvimento de empreendedores deve considerar três níveis. São eles: o individual (aluno e professor), o organizacional (estratégias da universidade) e o sistêmico (conexão com o ecossistema e políticas públicas).

  1. Ensino adaptado ao perfil do aluno adulto

A pesquisa destaca metodologias como a andragogia e a heutagogia, que valorizam a aprendizagem prática, autônoma e voltada à solução de problemas reais. Isso significa ensinar a empreender não apenas com teoria, mas com projetos, mentorias, contato com empresas e redes de apoio. Assim, é possível estimular a criatividade, a resiliência e a capacidade de inovar.

  1. Papel estratégico das universidades no ecossistema de inovação

Universidades empreendedoras não apenas ensinam: elas atuam como pontes entre pesquisa, mercado e sociedade. Segundo os autores, instituições de ensino superior devem formar parcerias com a indústria, atrair investimentos e colaborar com governos para transformar conhecimento em impacto. Isso inclui criar ambientes propícios à inovação, apoiar startups, promover o acesso ao mercado e fomentar uma cultura empreendedora.

Visão integrada para transformar o ensino

Portanto, a principal contribuição do estudo é oferecer uma visão integrada do ensino de empreendedorismo, que envolve não só o conteúdo das aulas, mas também o apoio contínuo ao aluno e a articulação com o ecossistema onde a universidade está inserida. O modelo propõe que universidades deixem de ser apenas fornecedoras de conhecimento e se tornem verdadeiras catalisadoras de inovação e desenvolvimento socioeconômico.

Ao considerar fatores como contexto regional, políticas públicas, acesso a recursos e redes de apoio, a proposta ajuda gestores, pesquisadores e formuladores de políticas a pensar estratégias mais eficazes e conectadas com a realidade. Por fim, a pesquisa reforça que ensinar a empreender é ensinar a transformar – ideias em negócios, conhecimento em impacto, universidade em agente de mudança.

Leia o artigo na integra.

Nota: alguns artigos podem apresentar restrições de acesso.

Tags: ecossistema de inovação.ecossistema empreendedorensino de empreendedorismoODS 4processo empreendedoruniversidade empreendedora
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Empreendedorismo tecnológico em comunidades de baixa renda
Administração de empresas

Empreendedorismo tecnológico em comunidades de baixa renda

30 de outubro de 2024
Excesso de confiança e efeito manada são os vieses que mais influenciam a tomada de decisão de investidores
Administração de empresas

Excesso de confiança e efeito manada são os vieses que mais influenciam a tomada de decisão de investidores

13 de maio de 2024
O golfe como inovação no ensino de finanças
Administração de empresas

O golfe como inovação no ensino de finanças

29 de abril de 2024

Conteúdo recente

Vacinar contra Chikungunya pode reduzir custos de saúde e afastamentos do trabalho

Vacinar contra Chikungunya pode reduzir custos de saúde e afastamentos do trabalho

24 de julho de 2025
Mais dados nem sempre significam menos risco

Estudo sugere oportunidades de pesquisa e inovação para o ensino de empreendedorismo

21 de julho de 2025
Mais dados nem sempre significam menos risco

Fundo Global de Minerais: proposta da ONU e cientistas para garantir a transição verde com justiça e cooperação internacional

17 de julho de 2025

Mais lidos

Moedas Verdes e Solares no Brasil: Inovações Financeiras para Justiça Ambiental e Inclusão Energética

Moedas Verdes e Solares no Brasil: Inovações Financeiras para Justiça Ambiental e Inclusão Energética

24 de junho de 2025
Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Como a Indústria 4.0 Está Revolucionando a Rastreabilidade de Alimentos

Como a Indústria 4.0 Está Revolucionando a Rastreabilidade de Alimentos

1 de julho de 2025
O que não te contaram sobre o carro elétrico: um olhar sobre a produção

O Dilema Verde: o que descobri sobre carros elétricos após um ano pesquisando sua produção

8 de julho de 2025
Fundos Endowment no Brasil: Oportunidade de Sustentabilidade Financeira ou Modelo Ainda em Construção?

Fundos Endowment no Brasil: Oportunidade de Sustentabilidade Financeira ou Modelo Ainda em Construção?

9 de julho de 2025
Brasil tem mais dispositivos digitais do que habitantes e engatinha no uso da IA

Brasil tem mais dispositivos digitais do que habitantes e engatinha no uso da IA

14 de julho de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transformação digital transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

27 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Eficiência e acesso em saúde: o que podemos aprender com sistemas universais em países em desenvolvimento?

11 de julho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: O fenômeno do encolhimento de cidades no Brasil

10 de fevereiro de 2025
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00