[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas Pesquisa e conhecimento

Consumidores com conhecimento sobre técnicas de persuasão são menos enganados por avaliações falsas na internet

6 de março de 2023
Consumidores com conhecimento sobre técnicas de persuasão são menos enganados por avaliações falsas na internet

Foto: Pixabay

Resumo da pesquisa

– Consumidores esperam que avaliações de produtos e serviços na internet sejam fidedignas e representem a experiência de pessoas reais

– As avaliações falsas diferem de métodos tradicionais de convencimento do consumidor, como a publicidade, e influenciam a intenção de compra

– Consumidores têm menor intenção de compra ao conhecerem as principais características das avaliações falsas: ausência de meio termo, exagero, persuasão e descrições genéricas


Pesquisador(es):

Murilo Costa Filho

Diego Rafael

Lucia Salmonson Guimarães Barros

Eduardo Mesquita

Consumidores que pesquisam sobre um produto ou serviço na internet têm dificuldade em diferenciar avaliações genuínas, que são baseadas em experiências reais de usuários, das falsas. Mas essas pessoas demonstram menor intenção de comprar os itens avaliados de forma fraudulenta ao tomarem conhecimento sobre técnicas comuns de persuasão, como linguagem exagerada e emotiva. Os apontamentos são de artigo com participação da pesquisadora da FGV EAESP Lucia Barros e publicado na revista “Journal of Business Research”.

Os autores realizaram cinco estudos com mais de 1800 participantes no total, adultos de diversas nacionalidades. No primeiro estudo, os participantes foram expostos a críticas autênticas e falsas – usadas para inflar um item com comentários positivos ou prejudicar concorrentes com resenhas negativas. Uma parte do grupo foi informada sobre as características que distinguem essas avaliações. Essas explicações não estiveram disponíveis para o grupo controle. Os pesquisadores verificaram que o grupo controle teve maior intenção de compra de produtos avaliados de forma enganosa. Já os participantes informados tiveram níveis menores de intenção de compra ao lerem as resenhas falsas, o que corresponde à principal hipótese de pesquisa.

Conteúdorelacionado

Clientes tendem a apoiar empresas que comunicam dificuldades em tempos de crise

Consumidores brasileiros não associam suas escolhas alimentares às consequências ambientais

Instabilidade política e inflação crescente são as maiores preocupações dos executivos para o ano de 2023

No quinto estudo, os pesquisadores criaram quatro avaliações falsas, que continham uma das quatro características que as diferem de comentários fidedignos: a unilateralidade – o texto traz apenas elogios ou críticas, sem meio termo; o exagero – características positivas ou negativas são destacadas apelando a emoções; o estilo de linguagem que remete à persuasão de vendedores; e as descrições genéricas e pouco detalhadas da experiência. Segundo o artigo, avaliações que ponderam prós e contras foram consideradas significativamente mais confiáveis pelos consumidores com conhecimento sobre técnicas de persuasão.

Lucia Barros explica que as avaliações falsas impactam o consumidor porque induzem à compra de um produto ou serviço que, em condições normais, não seria considerado como opção. Comentários enganosos também fazem o consumidor desistir de comprar algo que poderia ser de seu interesse. “De maneira geral, os consumidores acreditam nas avaliações de outros consumidores, o que não acontece com outras formas de persuasão, em que os consumidores já sabem que há uma intenção de persuasão. Por exemplo, os consumidores sabem que os vendedores querem que eles comprem produtos. Já as avaliações online deveriam ser sinceras, com base em experiências de compras de outros consumidores”, explica a pesquisadora.

Confira o artigo na íntegra

Tags: avaliaçãoconsumidoresinternetODS12review
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

café
Estratégias de marketing

Clientes tendem a apoiar empresas que comunicam dificuldades em tempos de crise

6 de julho de 2023
Consumidores brasileiros não associam suas escolhas alimentares às consequências ambientais
Sustentabilidade

Consumidores brasileiros não associam suas escolhas alimentares às consequências ambientais

5 de abril de 2023
Instabilidade política e inflação crescente são as maiores preocupações dos executivos para o ano de 2023
Estratégia empresarial

Instabilidade política e inflação crescente são as maiores preocupações dos executivos para o ano de 2023

1 de fevereiro de 2023

Conteúdo recente

Algoritmos de inteligência artificial permitem aprimoramento estratégico na indústria financeira

Algoritmos de inteligência artificial permitem aprimoramento estratégico na indústria financeira

2 de outubro de 2023
Fintechs: estudo explica  armadilhas da inclusão financeira por plataformas

Fintechs: estudo explica armadilhas da inclusão financeira por plataformas

29 de setembro de 2023
Prática inovadora de ensino combina diferentes metodologias ativas para engajar estudantes de Administração de Empresas

Prática inovadora de ensino combina diferentes metodologias ativas para engajar estudantes de Administração de Empresas

27 de setembro de 2023

Mais lidos

FGV EAESP contrata novos professores para compor quadro de profissionais no segundo semestre

FGV EAESP contrata novos professores para compor quadro de profissionais no segundo semestre

25 de agosto de 2023
Parcerias público-privada no Brasil: poderíamos usá-las mais (e melhor)?

Parcerias público-privada no Brasil: poderíamos usá-las mais (e melhor)?

17 de agosto de 2023
Sistemas de informação estratégicos contribuem para a inovação em empresas brasileiras

Sistemas de informação estratégicos contribuem para a inovação em empresas brasileiras

8 de março de 2022
Mais rápido e dinâmico, TikTok exige novas estratégias de comunicação

Mais rápido e dinâmico, TikTok exige novas estratégias de comunicação

13 de setembro de 2023
Combate à corrupção é fundamental para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Combate à corrupção é fundamental para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

31 de agosto de 2023
bloco de anotações

Aprimoramento profissional é estratégia de empresas e trabalhadores contra baixa capacitação e desemprego

10 de setembro de 2023

Tags

administração de empresas auxílio emergencial bem estar consumo coronavírus covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa financiamento finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação liderança marketing mulheres municípios NEB negócios Notícias internas ODS3 ODS10 organizações pandemia política política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência

FGV EAESP PESQUISA

Institucional
Pesquisadores
Apoio Financeiro a Professores
Agências de fomento
Conexão Pesquisa

JOVENS PESQUISADORES

Programa de Iniciação à Pesquisa
Residência em Pesquisa
Conexão Local
PIBIC

PESQUISA CIENTÍFICA

Linhas de Pesquisa
Indicadores

PESQUISA APLICADA

Centros de Estudos
Indicadores

PUBLICAÇÕES

Relatórios de pesquisas
Sínteses de pesquisas
Relatórios - PIBIC
Relatórios – Conexão Local
Anuários de Pesquisas
Teses e Dissertações
Casos de Impacto Social

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00