• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Viés de gênero impacta avaliação do bem-estar financeiro das mulheres

18 de janeiro de 2022
Viés de gênero impacta avaliação do bem-estar financeiro das mulheres

Resumo da pesquisa

  • Estudo analisou bem-estar financeiro das mulheres em três categorias: individual, domiciliar e comunitária.
  • Desvantagens relacionadas a questões de gênero, como salários mais baixos e trabalho doméstico, contribuem para a redução do bem-estar financeiro.
  • Futuras pesquisas sobre o tema devem fomentar políticas públicas para redução das desigualdades.

Pesquisador(es):

Virginia Nicolau Gonçalves

Mateus Canniatti Ponchio

Roberta Gabriela Basílio

Como as particularidades da situação financeira das mulheres aparecem nas pesquisas científicas? Embora o conceito de bem-estar financeiro seja universal, um artigo dos autores Virginia Nicolau Gonçalves, Roberta Gabriela Basílio e Mateus Canniatti Ponchio, este último pesquisador da FGV EAESP, busca compreender como o viés de gênero aparece na literatura sobre o tema, visto que as mulheres estão mais sujeitas à discriminação salarial e a empregos de menor prestígio social.

O estudo mapeia pesquisas do mundo inteiro sobre o assunto e identifica três níveis em que o bem-estar das mulheres é afetado. No individual, há especificidades sociodemográficas − como idade, raça e etnia, educação e renda − e psicológicas. No domiciliar, entende-se que sobre as mulheres recai a responsabilidade dos cuidados com o lar e com a família, assim como o fato de estarem sujeitas à violência de seus parceiros ou familiares homens. Já no nível comunitário e social, além dos padrões de trabalho e carreira, os pesquisadores identificam a relevância do contexto institucional e cultural nas trajetórias profissionais das mulheres.

Conteúdorelacionado

Estudo desafia estereótipos de gênero em recomendações de investimentos no Brasil

Mulheres ocupam apenas 7% dos cargos de alta hierarquia no mercado financeiro

Inclusão de mulheres no mercado de trabalho precisa de equiparação de salários e diversificação de lideranças

Apesar de apontarem a existência de estudos de diferentes perspectivas e lentes teóricas, os autores indicam lacunas a serem preenchidas por pesquisas futuras. Realizar estudos exploratórios para ouvir as experiências das próprias mulheres, coletar dados em países não ocidentais, explorar os efeitos da violência de gênero e considerar o racismo estrutural e os movimentos migratórios na estabilidade econômica das mulheres e na sua inserção no mercado de trabalho são algumas das sugestões. A iniciativa de levantamento de dados representada pelo artigo tem potencial para subsidiar políticas públicas e programas de educação financeira voltados para mulheres.

Confira na íntegra

Tags: bem estar financeirodesigualdades de gêneromulheres
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Estudo desafia estereótipos de gênero em recomendações de investimentos no Brasil
Administração de empresas

Estudo desafia estereótipos de gênero em recomendações de investimentos no Brasil

30 de maio de 2024
No mercado financeiro brasileiro, as mulheres trabalham mais e ganham menos do que os homens, de acordo com pesquisadores da FGV EAESP
Administração de empresas

Mulheres ocupam apenas 7% dos cargos de alta hierarquia no mercado financeiro

14 de agosto de 2023
Inclusão da mulher no mercado de trabalho passa por incentivos para que assumam posições de liderança e correção da disparidade de salários.
Estudos organizacionais

Inclusão de mulheres no mercado de trabalho precisa de equiparação de salários e diversificação de lideranças

27 de julho de 2023

Conteúdo recente

Ação do Estado em favela brasileira usada como exemplo em estudo sobre justificação de práticas organizacionais antiéticas nas redes sociais.

Como memes ajudam a justificar práticas organizacionais antiéticas

19 de fevereiro de 2026
Novo Mercado, Velhas Práticas: Como as Empresas Resistem a Mudanças Favoráveis aos Investidores

Novo Mercado, Velhas Práticas: Como as Empresas Resistem a Mudanças Favoráveis aos Investidores

18 de fevereiro de 2026
Gráfico sobre remuneração dos CEOs e análise de desempenho financeiro das empresas

Remuneração dos CEOs: quando mais transparência leva a maior reconhecimento financeiro

16 de fevereiro de 2026

Mais lidos

moça na frente de uma estante com livros

Pesquisa mostra como o ensino em gestão se torna mais relevante quando é político e contextualizado

27 de janeiro de 2026
Pessoa em situação pública demonstrando constrangimento após comportamento inadequado de alguém do mesmo grupo e tomando uma atitude sobre isso

Por que nos sentimos constrangidos pelo erro de um estranho e tentamos consertar a situação

2 de fevereiro de 2026
Fãs constroem sentido coletivo online discutindo um acontecimento inesperado envolvendo seu time.

Quando Fãs Constroem Juntos: O Poder das Comunidades Online

11 de janeiro de 2026
Ilustração mostrando diferentes prazos de contratos usados para proteção financeira de empresas de variações de preços.

Hora de amadurecer: como empresas decidem o tempo ideal de proteção financeira

19 de janeiro de 2026
pesquisa sobre os riscos da inteligência artificial generativa

O lado sombrio da Inteligência Artificial Generativa para aprendizagem

30 de dezembro de 2025
A força das instituições de um país reduz o apoio do governo aos bancos.

Como o apoio do governo aos bancos muda conforme a força das instituições de cada país

24 de dezembro de 2025

Tags

administração pública bem estar consumo coronavírus corrupção covid-19 desenvolvimento sustentável diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres Notícias internas ODS 3 ODS3 ODS 8 ODS 9 ODS 10 ODS 12 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

29 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Urbanismo feminista: o caso de Barcelona

16 de setembro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Eficiência e acesso em saúde: o que podemos aprender com sistemas universais em países em desenvolvimento?

11 de julho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00