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Home Administração de empresas

Segmentação como estratégia para a inclusão financeira das classes C, D e E

21 de julho de 2020
Segmentação como estratégia para a inclusão financeira das classes C, D e E

Foto: Michael Longmire / Unsplash

Resumo da pesquisa

  • Estudo revela que apenas 7% dos brasileiros das classes C/D/E usam o banco para mais de uma transação por mês
  • Pesquisa realizada pelo FGVcemif e Plano CDE entrevistou 1.500 pessoas em todo o país e identificou perfis distintos de comportamento financeiro nessa população
  • Relatório traz recomendações de produtos e serviços financeiros que respondam as necessidades e anseios de cada perfil

Pesquisador(es):

Lauro Gonzalez

Seis em cada dez brasileiros das classes C/D/E têm conta em banco, mas a grande maioria saca todo o dinheiro em uma única transação mensal ou está com a conta inativa. Apenas 7% dessa população usa o banco para mais de uma transação por mês.  Além disso, a taxa de poupança desse público é muito reduzida, já que apenas 17% tem poupança com valor equivalente a uma renda mensal e destes, 44% guardam o dinheiro em casa. Os resultados são do estudo “Segmentação em inclusão financeira”, realizado pelo Centro de Estudos de Microfinanças e Inclusão Financeira (FGVcemif) da FGV EAESP e pela Plano CDE.

A pesquisa realizou 1.500 entrevistas domiciliares em todas as regiões do país, em cidades de pequeno, médio e grande porte, com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos diferentes perfis comportamentais das classes C/D/E, compreender suas necessidades e subsidiar estratégias de desenvolvimento de produtos, serviços e projetos de educação financeira adequados para essa população.

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O Banco Mundial estima que mais da metade da população mundial adulta, cerca de 2,5 bilhões de pessoas, não tem acesso a serviços financeiros formais. Cerca de 2,2 bilhões das pessoas excluídas são pobres. No Brasil, as classes C/D/E representam hoje 113 milhões de pessoas, ou seja, 57% da população brasileira. Houve visível melhora no acesso a serviços financeiros para esses grupos no país, mas em relação ao uso e à qualidade, os avanços foram menores. Os obstáculos comumente citados para aumento da inclusão financeira dos mais pobres são custos de transação elevados, falta de informação e risco.

A análise das entrevistas quantitativas permitiu identificar três grupos com perfis “puros” distintos de comportamento financeiro nas classes C/D/E: conservadores, desorganizados e planejados. Também foram verificados perfis “mistos”, de pessoas com predominância de algum perfil puro, mas com características de outro. A pesquisa também realizou entrevistas qualitativas com visitas etnográficas para aprofundar o entendimento dos perfis.

A segmentação apontou que, ao contrário dos estereótipos, a grande maioria dessa população tem controle e organização de suas finanças. O estudo traz recomendações de produtos e serviços financeiros específicos que respondam as necessidades e anseios de cada perfil.

 

Confira o relatório completo aqui.

 

Tags: FGVcemiffinançasinclusão
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