De olho no TikTok como estratégia de comunicação, marcas devem atentar-se a novos formatos para garantir visibilidade na plataforma. Enquanto redes como o Facebook e Instagram focam na construção de laços entre usuários de uma mesma rede, o TikTok aposta nos conteúdos de diferentes fontes, mas que chamam a atenção do público em meio ao rápido fluxo de informações. Nesse cenário, organizações precisam se adequar aos formatos de sucesso próprios da plataforma ao utilizá-la em seu marketing.
A recomendação está em análise publicada por Benjamin Rosenthal, pesquisador da FGV EAESP, na revista “GV-executivo”. A partir de literatura sobre as particularidades do design do TikTok, o autor sugere orientações para a comunicação efetiva de marcas na rede.
Baseado em pesquisas anteriores, o autor aponta que mais da metade dos usuários do TikTok seguem marcas ou empresas na plataforma. Para alcançar esse público de forma efetiva, as companhias podem se promover criando conteúdo publicitário próprio, alinhado com os padrões da rede, ou por meio de parcerias com influenciadores da rede – enviando produtos para serem utilizados por eles ou dando domínio livre para criarem conteúdo criativo sobre a marca.
Marcas devem acompanhar tendências da plataforma
O autor ainda ressalta as características que fazem com que um conteúdo ganhe mais popularidade no TikTok, e que devem ser priorizadas pelas corporações em suas estratégias de comunicação. As marcas devem priorizar formatos criativos e inovadores de vídeos, que possam entreter e captar a atenção do usuário de forma autêntica e imprevisível, como a utilização de filtros e músicas populares no momento ou a participação em desafios e hashtags. Vale destacar que as práticas da rede são dinâmicas e se atualizam rapidamente, e por isso cabe às marcas manterem-se em dia com as tendências.