• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Transparência contábil aumenta valoração das empresas e investimentos estrangeiros, mostra estudo

26 de agosto de 2020
Transparência contábil aumenta valoração das empresas e investimentos estrangeiros, mostra estudo

FOTO: SCOTT GRAHAM / UNSPLASH

Resumo da pesquisa

  • O padrão IFRS, de uniformização das demonstrações financeiras, tornou-se obrigatório para todas as empresas brasileiras em 2010
  • Estudo comparou, no período de 2007 a 2010, empresas com baixo nível de qualidade contábil e governança corporativa a firmas do mesmo porte e segmento que já adotavam o IFRS antes
  • Adesão às práticas eliminou quase completamente a diferença de estimativa de valor preexistente entre os dois grupos de empresas

Pesquisador(es):

Rafael Felipe Schiozer

A adoção de regras de transparência e de normas internacionais de contabilidade tem impacto positivo no valor das empresas e no mercado de investimentos. A obrigatoriedade, em 2010, das empresas brasileiras em aderirem ao IFRS (International Financial Reporting Standards) – conjunto de práticas que visa uniformizar as demonstrações financeiras de acordo com um padrão internacional – aumentou o valuation (estimativa do valor) dessas companhias, reduzindo a distância que havia anteriormente entre elas e empresas semelhantes, mas que apresentavam maior grau de governança corporativa. Esses são resultados de estudo publicado hoje na “Revista de Administração de Empresas” (RAE). O artigo é assinado por Rafael Felipe Schiozer, professores da FGV EAESP, e pesquisadores da Unifesp e Fecap.

Os autores analisaram dados de empresas, de 2007 a 2010, com o objetivo de relacionar nível de transparência contábil e valuation. O período coincide com a aprovação da lei que institui o IFRS e o prazo final para a sua implementação. Para essa análise, coletaram demonstrações financeiras e informações corporativas sobre empresas brasileiras de capital aberto, da base de dados Economatica. Também foram considerados dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre a participação acionária de investidores estrangeiros nessas firmas e de liquidez.

Conteúdorelacionado

Corrupção: Entenda as Abordagens Teóricas e Estratégias de Controle

ABEC Meeting 2024: FGV EAESP sedia fórum nacional de editoria científica

Como notícias influenciam o sucesso de campanhas de crowdfunding

Os pesquisadores chegaram a um universo de 132 empresas, sendo 76 delas listadas nos níveis mais baixos de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (empresas denominadas “tratadas”), que adotaram o IFRS em 2008, e outras 56 firmas semelhantes relacionadas aos níveis mais altos de governança corporativa da bolsa (denominadas “não tratadas” ou grupo de controle), que já haviam adotado o IFRS antes que ele se tornasse obrigatório. Cada empresa tratada teve seu valuation comparado ao de uma empresa não tratada do mesmo setor de atuação, porte e nível de endividamento.

Efeitos além da questão contábil

A partir desse pareamento, os pesquisadores demonstraram que a adoção do IFRS pelas empresas tratadas produziu um aumento de 26% na razão entre valor de mercado e valor patrimonial e um crescimento de cerca de 30% do Q de Tobin (indicador que considera o valor de mercado de uma empresa e as suas dívidas, e o valor de reposição, que se refere ao capital necessário para substituir o ativo circulante e o estoque de uma companhia). Com isso, praticamente se eliminou a diferença de valuation que existia anteriormente entre essas companhias e suas similares com alto grau de governança corporativa. O estudo também mostrou um aumento da participação de investidores estrangeiros nas firmas tratadas em relação às firmas do grupo de controle de 19,3% nas ações ordinárias (com direito a voto) no mesmo período.

De acordo com Rafael Felipe Schiozer, professor da FGV EAESP e um dos autores do estudo, embora se refira a algo que aconteceu entre 2007 e 2010, a pesquisa mostra a importância da transparência contábil e de informações para as empresas. “As leis que determinam que as empresas sejam mais transparentes melhoram a avaliação das companhias, e isso acontece em grande medida porque os investidores estrangeiros se dispõem a investir mais nessas empresas. Essas medidas não têm só um efeito contábil. Elas atuam positivamente no mercado financeiro e no ingresso de recursos no país.”

Confira o artigo.

 

Fonte: Agência Bori

 

Tags: empresasIFRSinvestimentosRAEtransparênciavaloravaloração
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Corrupção: Entenda as Abordagens Teóricas e Estratégias de Controle
Administração pública

Corrupção: Entenda as Abordagens Teóricas e Estratégias de Controle

24 de abril de 2025
ABEC Meeting 2024: FGV EAESP sedia fórum nacional de editoria científica
Notícias internas

ABEC Meeting 2024: FGV EAESP sedia fórum nacional de editoria científica

29 de novembro de 2024
Como notícias influenciam o sucesso de campanhas de crowdfunding
Administração de empresas

Como notícias influenciam o sucesso de campanhas de crowdfunding

23 de setembro de 2024

Conteúdo recente

Ação do Estado em favela brasileira usada como exemplo em estudo sobre justificação de práticas organizacionais antiéticas nas redes sociais.

Como memes ajudam a justificar práticas organizacionais antiéticas

19 de fevereiro de 2026
Novo Mercado, Velhas Práticas: Como as Empresas Resistem a Mudanças Favoráveis aos Investidores

Novo Mercado, Velhas Práticas: Como as Empresas Resistem a Mudanças Favoráveis aos Investidores

18 de fevereiro de 2026
Gráfico sobre remuneração dos CEOs e análise de desempenho financeiro das empresas

Remuneração dos CEOs: quando mais transparência leva a maior reconhecimento financeiro

16 de fevereiro de 2026

Mais lidos

moça na frente de uma estante com livros

Pesquisa mostra como o ensino em gestão se torna mais relevante quando é político e contextualizado

27 de janeiro de 2026
Pessoa em situação pública demonstrando constrangimento após comportamento inadequado de alguém do mesmo grupo e tomando uma atitude sobre isso

Por que nos sentimos constrangidos pelo erro de um estranho e tentamos consertar a situação

2 de fevereiro de 2026
Fãs constroem sentido coletivo online discutindo um acontecimento inesperado envolvendo seu time.

Quando Fãs Constroem Juntos: O Poder das Comunidades Online

11 de janeiro de 2026
pesquisa sobre os riscos da inteligência artificial generativa

O lado sombrio da Inteligência Artificial Generativa para aprendizagem

30 de dezembro de 2025
Ilustração mostrando diferentes prazos de contratos usados para proteção financeira de empresas de variações de preços.

Hora de amadurecer: como empresas decidem o tempo ideal de proteção financeira

19 de janeiro de 2026
A força das instituições de um país reduz o apoio do governo aos bancos.

Como o apoio do governo aos bancos muda conforme a força das instituições de cada país

24 de dezembro de 2025

Tags

administração pública bem estar consumo coronavírus corrupção covid-19 desenvolvimento sustentável diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres Notícias internas ODS 3 ODS3 ODS 8 ODS 9 ODS 10 ODS 12 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

29 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Urbanismo feminista: o caso de Barcelona

16 de setembro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Eficiência e acesso em saúde: o que podemos aprender com sistemas universais em países em desenvolvimento?

11 de julho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00