• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração pública Economia política

Crescimento do crédito para consumo sinaliza endividamento dos brasileiros

13 de julho de 2023
cartão dedito

Kampus Production / Pexels

Resumo da pesquisa

– Estudo do FGVCemif analisa a evolução do crédito para pessoas físicas no Brasil entre 2012 e 2022, destacando seu crescimento em relação ao crédito para pessoa jurídica

– Crédito para consumo cresceu de 16,4% para 22,7% em relação ao PIB entre 2016 e 2022, enquanto crédito imobiliário se manteve em aproximadamente 9%

– Acesso a crédito imobiliário está associado a juros menores, enquanto modalidades como consignado e cartão de crédito têm relação com endividamento e fragilidade da renda


Pesquisador(es):

Lauro Gonzalez

João Pedro Haddad

Julio Leandro

 

O crescimento do crédito ofertado à pessoa física no Brasil nos últimos dez anos não necessariamente corresponde a melhores condições de vida e bem-estar da população. No período, houve diminuição da participação do crédito imobiliário, de maior qualidade e que envolve juros menores, e aumento de créditos relacionados a consumo, mais associados ao endividamento.

A constatação é do estudo “Evolução do crédito para pessoas físicas no Brasil e suas distorções”, publicado em maio pelos pesquisadores do Centro de Estudos de Microfinanças e Inclusão Financeira da FGV EAESP (FGVCemif) Lauro Gonzalez, João Pedro Haddad e Julio Leandro.

Conteúdorelacionado

O poder do consumo consciente e bem-estar no dia a dia: o encantamento do consumidor

Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

Empresas de maior porte oferecem melhores condições de crédito comercial e reduzem incertezas dos compradores

Os autores apresentam a evolução do crédito total a pessoas físicas (PF) e pessoas jurídicas (PJ) no Brasil em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) entre 2012 e 2022. O estudo verifica queda gradual da participação do crédito a PJ de 26,8% para 21,6% e crescimento contínuo de crédito para PF, que variou de 22,4% para 32,1% ao fim da série.

Os pesquisadores observam que o saldo de crédito imobiliário para pessoa física se mantém relativamente constante em 9% desde 2016, enquanto o crédito não imobiliário, como consignado, crédito pessoal e cartão de crédito, cresceu de 16,4% para 22,7% no mesmo período. “Pelo lado da oferta, a estagnação do crédito imobiliário e a queda do crédito PJ, que em grande medida espelham a falta de crescimento do país nos últimos anos, podem ter criado incentivos para expansão do crédito ao consumo, que hoje parece excessivo frente ao PIB”, observa o texto.

O estudo também compara os dados brasileiros sobre crédito a pessoas físicas na década analisada com resultados de outros países. Em 2022, o serviço de dívidas gerou comprometimento de renda das famílias brasileiras na faixa de 27,5%, contra 9,5% registrados nos Estados Unidos. Somente 2,1% dessa dívida é de ordem habitacional no Brasil, contra 3,9% dos Estados Unidos.

Os especialistas chamam atenção para o comprometimento da renda da população diante do uso de crédito para consumo. “Há espaço para o crescimento de crédito para empresas e imobiliário, porém, há indicações de que o crédito PF voltado para consumo já alcançou níveis semelhantes aos de países desenvolvidos, considerando volume em relação ao PIB e participação na dívida total das famílias.”, analisa o coordenador do FGV Cemif, Lauro Gonzalez, em publicação na rede social Twitter em 17 de maio. “Avanços na inclusão financeira demandam aumentar a participação de crédito de maior qualidade”, completa o pesquisador.

Confira o estudo na íntegra

Tags: consumocréditoendividamentopessoa física
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Pessoa preparando cosméticos naturais em casa com ingredientes simples, representando o consumo consciente e bem-estar.
Administração de empresas

O poder do consumo consciente e bem-estar no dia a dia: o encantamento do consumidor

11 de novembro de 2025
Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle
Administração de empresas

Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

26 de maio de 2025
Empresas de maior porte oferecem melhores condições de crédito comercial e reduzem incertezas dos compradores
Gestão de operações e logística

Empresas de maior porte oferecem melhores condições de crédito comercial e reduzem incertezas dos compradores

30 de janeiro de 2023

Conteúdo recente

Os Sete Passos Para Ter Sucesso na Obtenção de Crédito Bancário

Os Sete Passos Para Ter Sucesso na Obtenção de Crédito Bancário

29 de dezembro de 2025
Cultura: O Elo Perdido no Valor da Sua Empresa

Cultura: O Elo Perdido no Valor da Sua Empresa

26 de dezembro de 2025
A força das instituições de um país reduz o apoio do governo aos bancos.

Como o apoio do governo aos bancos muda conforme a força das instituições de cada país

24 de dezembro de 2025

Mais lidos

FGV EAESP sedia lançamento do livro “Estado, Capitalismo e Desenvolvimento na visão de Bresser-Pereira”

FGV EAESP sedia lançamento do livro “Estado, Capitalismo e Desenvolvimento na visão de Bresser-Pereira”

3 de dezembro de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Gráfico mostrando a volatilidade e correlação entre stablecoins e criptomoedas.

Stablecoins são realmente estáveis? Pesquisa revela fragilidades e riscos no mercado de criptomoedas

5 de dezembro de 2025
Aplicações da Inteligência Artificial na Administração Pública

Como a Inteligência Artificial está transformando a Administração Pública

13 de novembro de 2025
Impacto da tecnologia no trabalho: pesquisa mostra efeitos na saúde mental e na vida profissional

Impacto da tecnologia no trabalho: pesquisa mostra efeitos na saúde mental e na vida profissional

3 de novembro de 2025
Como os municípios brasileiros contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Como os municípios brasileiros avançam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

5 de novembro de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar consumo coronavírus corrupção covid-19 desenvolvimento sustentável diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres Notícias internas ODS 3 ODS3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

29 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Urbanismo feminista: o caso de Barcelona

16 de setembro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Eficiência e acesso em saúde: o que podemos aprender com sistemas universais em países em desenvolvimento?

11 de julho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00