[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração pública

Jovens do gênero masculino dependem mais da educação financeira recebida dos seus pais para fazer boas escolhas na mesma área

29 de novembro de 2021
Jovens do gênero masculino dependem mais da educação financeira recebida dos seus pais para fazer boas escolhas na mesma área

Imagem: Cup of Couple / Pexels

Resumo da pesquisa

  • Decisões financeiras dos jovens adultos podem ter consequências que afetam os próximos anos de suas vidas
  • Escolher como usar o acesso ao crédito é uma dessas decisões, que pode ser influenciada por fatores mais universais ou fatores culturais
  • Ao observar o uso do cartão de crédito entre jovens dos EUA, Brasil e França, pesquisadores notaram que os jovens do gênero masculino dependem mais da educação financeira que recebem dos pais do que as jovens do gênero feminino para fazerem boas escolhas financeiras

Pesquisador(es):

Danilo Braun Santos
Wesley Mendes-Da-Silva
Jill M. Norvilitis
Philippe Protin
Luciana Onusic

Confira o artigo na íntegra

A partir do momento em que passam a ter autonomia sobre suas decisões financeiras, os jovens adultos são frequentemente convidados a tomar decisões financeiras complexas, e algumas delas podem ter consequências perenes, que afetam os próximos anos das suas vidas.

As decisões sobre como usar o acesso ao crédito estão entre essas complexas decisões que os consumidores são convidados a tomar. A situação fica ainda mais desafiadora por conta da expansão do acesso ao crédito a estudantes universitário do mundo todo. Alguns aspectos sobre o uso do crédito são mais universais, afetando os jovens do mundo todo de maneira semelhante, mas existem também algumas características que são específicas de cada cultura e que podem gerar impactos de longo prazo.

Conteúdorelacionado

Renda familiar, acesso a bolsas de estudo e nível de educação das mães estão entre os fatores que mais afetam desempenho dos alunos no Enem

Participação compulsória dos pais de alunos faz com que escolas consigam gerar mais valor aos estudantes

Crença dos consumidores de que o limite de crédito faz parte da renda aponta para necessidade de melhor orientação sobre produtos financeiros

Para investigar como essas características individuais e culturais podem causar implicações de longo prazo, um recente estudo que tem entre seus autores Wesley Mendes-Da-Silva, pesquisador da FGV EAESP, se propôs a analisar o uso de cartão de crédito entre 1458 jovens que vivem em países como o Brasil, EUA e França.

Utilizando um modelo de análise que permite incorporar a relação existente entre as diferentes variáveis envolvidas (como características da cultura local, faixa etária e gêneros), os autores destacam que o bem estar financeiro dos jovens é afetado pela forma individual que eles decidem ter para usar o cartão de crédito e também pela comparação social e pela autoconfiança financeira de cada um.

Este último fator, de confiança pessoal no cuidado com as finanças, também se mostrou bastante relacionada com a educação financeira que estes jovens receberam dos seus pais. Neste aspecto, a comparação entre os grupos analisados revelou evidências de que os jovens do gênero masculino são mais dependentes da educação financeira recebida dos seus pais para fazer boas escolhas financeiras do que as jovens do gênero feminino.

“Este efeito pode ser visto como uma maior dependência das mulheres das atitudes dos pais, porque elas estão mais dispostas a conversar com eles sobre questões financeiras. Além disso, esse resultado pode ser explicado por diferenças culturais em que as expectativas dos pais podem desempenhar um papel relevante à medida que diferentes práticas são adotadas em relação a filhos ou filhas”, refletem os autores.

Confira o estudo na íntegra

Tags: acesso ao créditocartão de créditoculturaeducaçãoeducação financeirajovensjovens adultos
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Renda familiar, acesso a bolsas de estudo e nível de educação das mães estão entre os fatores que mais afetam desempenho dos alunos no Enem
Administração pública

Renda familiar, acesso a bolsas de estudo e nível de educação das mães estão entre os fatores que mais afetam desempenho dos alunos no Enem

17 de novembro de 2021
Participação compulsória dos pais de alunos faz com que escolas consigam gerar mais valor aos estudantes
Administração pública

Participação compulsória dos pais de alunos faz com que escolas consigam gerar mais valor aos estudantes

28 de julho de 2021
Crença dos consumidores de que o limite de crédito faz parte da renda aponta para necessidade de melhor orientação sobre produtos financeiros
Administração de empresas

Crença dos consumidores de que o limite de crédito faz parte da renda aponta para necessidade de melhor orientação sobre produtos financeiros

13 de julho de 2021

Conteúdo recente

Partidos com mais recursos têm bancada mais unida nas votações da Câmara

Partidos com mais recursos têm bancada mais unida nas votações da Câmara

16 de maio de 2022
Valorização dos trabalhadores e desburocratização podem melhorar a gestão da saúde pública no Brasil

Valorização dos trabalhadores e desburocratização podem melhorar a gestão da saúde pública no Brasil

12 de maio de 2022
No estado de São Paulo, legítima defesa é justificativa para aumento das mortes causadas por policiais

No estado de São Paulo, legítima defesa é justificativa para aumento das mortes causadas por policiais

11 de maio de 2022

Mais lidos

Maioria dos profissionais da assistência social temem o novo coronavírus

Maioria dos profissionais da assistência social temem o novo coronavírus

9 de junho de 2020
Universidade Harvard, em parceria com o CDAPG da FGV EAESP, oferece bolsas de pós-doutorado para pesquisas sobre Covid-19

Universidade Harvard, em parceria com o CDAPG da FGV EAESP, oferece bolsas de pós-doutorado para pesquisas sobre Covid-19

18 de dezembro de 2020
Menos de 15% dos profissionais de saúde se sentem preparados para lidar com a Covid-19

Menos de 15% dos profissionais de saúde se sentem preparados para lidar com a Covid-19

26 de maio de 2020
Estudante da FGV EAESP ganha prêmio de melhor artigo da Academy of Management Annual Meeting

Estudante da FGV EAESP ganha prêmio de melhor artigo da Academy of Management Annual Meeting

9 de julho de 2020
Pesquisa mostra que a maioria dos policiais civis e militares brasileiros tem medo de contrair a Covid-19

Pesquisa mostra que a maioria dos policiais civis e militares brasileiros tem medo de contrair a Covid-19

15 de maio de 2020
FGV EAESP investe na contratação de novos professores

FGV EAESP investe na contratação de novos professores

2 de abril de 2022

Tags

administração de empresas administração pública auxílio emergencial blockchain coronavírus covid-19 covil-19 economia educação ESG Estratégia estratégia empresarial FGVcef FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero impacto inovação investimentos liderança marketing mulheres NEB Notícias internas ODS3 pandemia participação pesquisa PIX política política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia transparência

FGV EAESP PESQUISA

Institucional
Pesquisadores
Apoio Financeiro a Professores
Agências de fomento
Conexão Pesquisa

JOVENS PESQUISADORES

Programa de Iniciação à Pesquisa
Residência em Pesquisa
Conexão Local
PIBIC

PESQUISA CIENTÍFICA

Linhas de Pesquisa
Indicadores

PESQUISA APLICADA

Centros de Estudos
Indicadores

PUBLICAÇÕES

Relatórios de pesquisas
Sínteses de pesquisas
Relatórios - PIBIC
Relatórios – Conexão Local
Anuários de Pesquisas
Teses e Dissertações
Casos de Impacto Social

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

-
00:00
00:00

Lista de reprodução

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00