[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração pública

Jovens do gênero masculino dependem mais da educação financeira recebida dos seus pais para fazer boas escolhas na mesma área

29 de novembro de 2021
Jovens do gênero masculino dependem mais da educação financeira recebida dos seus pais para fazer boas escolhas na mesma área

Imagem: Cup of Couple / Pexels

Resumo da pesquisa

  • Decisões financeiras dos jovens adultos podem ter consequências que afetam os próximos anos de suas vidas
  • Escolher como usar o acesso ao crédito é uma dessas decisões, que pode ser influenciada por fatores mais universais ou fatores culturais
  • Ao observar o uso do cartão de crédito entre jovens dos EUA, Brasil e França, pesquisadores notaram que os jovens do gênero masculino dependem mais da educação financeira que recebem dos pais do que as jovens do gênero feminino para fazerem boas escolhas financeiras

Pesquisador(es):

Danilo Braun Santos
Wesley Mendes-Da-Silva
Jill M. Norvilitis
Philippe Protin
Luciana Onusic

Confira o artigo na íntegra

A partir do momento em que passam a ter autonomia sobre suas decisões financeiras, os jovens adultos são frequentemente convidados a tomar decisões financeiras complexas, e algumas delas podem ter consequências perenes, que afetam os próximos anos das suas vidas.

As decisões sobre como usar o acesso ao crédito estão entre essas complexas decisões que os consumidores são convidados a tomar. A situação fica ainda mais desafiadora por conta da expansão do acesso ao crédito a estudantes universitário do mundo todo. Alguns aspectos sobre o uso do crédito são mais universais, afetando os jovens do mundo todo de maneira semelhante, mas existem também algumas características que são específicas de cada cultura e que podem gerar impactos de longo prazo.

Conteúdorelacionado

Queda de arrecadação poderia abrir caminhos para Brasil financiar educação através de dívida pública

Vistas como inexperientes, mulheres jovens enfrentam barreiras no mercado de trabalho

Ausência de política nacional para economia criativa difere Brasil de vizinhos latino-americanos

Para investigar como essas características individuais e culturais podem causar implicações de longo prazo, um recente estudo que tem entre seus autores Wesley Mendes-Da-Silva, pesquisador da FGV EAESP, se propôs a analisar o uso de cartão de crédito entre 1458 jovens que vivem em países como o Brasil, EUA e França.

Utilizando um modelo de análise que permite incorporar a relação existente entre as diferentes variáveis envolvidas (como características da cultura local, faixa etária e gêneros), os autores destacam que o bem estar financeiro dos jovens é afetado pela forma individual que eles decidem ter para usar o cartão de crédito e também pela comparação social e pela autoconfiança financeira de cada um.

Este último fator, de confiança pessoal no cuidado com as finanças, também se mostrou bastante relacionada com a educação financeira que estes jovens receberam dos seus pais. Neste aspecto, a comparação entre os grupos analisados revelou evidências de que os jovens do gênero masculino são mais dependentes da educação financeira recebida dos seus pais para fazer boas escolhas financeiras do que as jovens do gênero feminino.

“Este efeito pode ser visto como uma maior dependência das mulheres das atitudes dos pais, porque elas estão mais dispostas a conversar com eles sobre questões financeiras. Além disso, esse resultado pode ser explicado por diferenças culturais em que as expectativas dos pais podem desempenhar um papel relevante à medida que diferentes práticas são adotadas em relação a filhos ou filhas”, refletem os autores.

Confira o estudo na íntegra

Tags: acesso ao créditocartão de créditoculturaeducaçãoeducação financeirajovensjovens adultos
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

escola pública
Políticas públicas

Queda de arrecadação poderia abrir caminhos para Brasil financiar educação através de dívida pública

29 de dezembro de 2022
Vistas como inexperientes, mulheres jovens enfrentam barreiras no mercado de trabalho
Estudos organizacionais

Vistas como inexperientes, mulheres jovens enfrentam barreiras no mercado de trabalho

26 de dezembro de 2022
Pessoas circulam em feira de arte com diversos expositores
Políticas públicas

Ausência de política nacional para economia criativa difere Brasil de vizinhos latino-americanos

31 de outubro de 2022

Conteúdo recente

Mestrado profissional em escola de negócios contribui para qualificar lideranças

Mestrado profissional em escola de negócios contribui para qualificar lideranças

3 de fevereiro de 2023
Cursos online são modelo de negócio promissor, mas professores precisam de qualificação técnica e em gestão

Cursos online são modelo de negócio promissor, mas professores precisam de qualificação técnica e em gestão

2 de fevereiro de 2023
Instabilidade política e inflação crescente são as maiores preocupações dos executivos para o ano de 2023

Instabilidade política e inflação crescente são as maiores preocupações dos executivos para o ano de 2023

1 de fevereiro de 2023

Mais lidos

FGV EAESP sediará workshop de desenvolvimento de artigos em parceria com a Academy of Management

FGV EAESP sediará workshop de desenvolvimento de artigos em parceria com a Academy of Management

20 de dezembro de 2022
escola pública

Queda de arrecadação poderia abrir caminhos para Brasil financiar educação através de dívida pública

29 de dezembro de 2022
Auditorias que fornecem selo de credibilidade e estratégias de ESG trazem impacto social para negócios

Auditorias que fornecem selo de credibilidade e estratégias de ESG trazem impacto social para negócios

9 de janeiro de 2023
Apenas 6% dos artigos brasileiros sobre gestão escolar têm foco em diretores

Apenas 6% dos artigos brasileiros sobre gestão escolar têm foco em diretores

27 de dezembro de 2022
Alunos da FGV EAESP se destacam no EnANPAD 2022

Alunos da FGV EAESP se destacam no EnANPAD 2022

28 de outubro de 2022
FGV EAESP abre chamada de trabalhos para Simpósio em parceria com a Public Administration Review (PAR)

FGV EAESP abre chamada de trabalhos para Simpósio em parceria com a Public Administration Review (PAR)

11 de janeiro de 2023

Tags

administração de empresas auxílio emergencial bem estar cidades e comunidades sustentáveis consumo coronavírus covid-19 diversidade economia educação empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação liderança marketing mulheres NEB Notícias internas ODS3 ODS10 organizações pandemia pesquisa política política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública Sistema Único de Saúde supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência

FGV EAESP PESQUISA

Institucional
Pesquisadores
Apoio Financeiro a Professores
Agências de fomento
Conexão Pesquisa

JOVENS PESQUISADORES

Programa de Iniciação à Pesquisa
Residência em Pesquisa
Conexão Local
PIBIC

PESQUISA CIENTÍFICA

Linhas de Pesquisa
Indicadores

PESQUISA APLICADA

Centros de Estudos
Indicadores

PUBLICAÇÕES

Relatórios de pesquisas
Sínteses de pesquisas
Relatórios - PIBIC
Relatórios – Conexão Local
Anuários de Pesquisas
Teses e Dissertações
Casos de Impacto Social

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00