Quais os impactos que uma universidade pode trazer para a comunidade na qual ela está instalada? Foi para responder a essa provocação que pesquisadores desenvolveram uma nova proposta de avaliação de impacto das instituições de ensino superior nas regiões onde elas estão localizadas.
Modelos de avaliação de impacto anteriores tinham se concentrado mais nos impactos econômicos e na capacidade de contribuição das universidades para o desenvolvimento tecnológico.
Nesta proposta, os autores conseguiram, a partir de uma revisão bibliográfica, identificar e sistematizar três diferentes tipos de impacto: socioeconômico, científico-tecnológico e também o impacto na cultura e na imagem da região.
“Esses três tipos de impacto foram integrados em um modelo conceitual que poderá ser utilizado como base para um modelo prático para avaliar o impacto de uma universidade sobre a região na qual ela se encontra”, prometem os pesquisadores.
Funcionando como um esforço inicial de pesquisa, o modelo conceitual proposto ainda não constitui um sistema pronto para uso, devendo ainda ser validado empiricamente para que possa se transformar em uma ferramenta administrativa para gestores de instituições de ensino e pesquisa.