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Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração pública

Modelo sugere avaliar impactos das universidades nas comunidades considerando também cultura e atratividade da região

15 de dezembro de 2021
Modelo sugere avaliar impactos das universidades nas comunidades considerando também cultura e atratividade da região

Imagem: MD Duran / Unsplash

Resumo da pesquisa

– Modelos anteriores de avaliação de impacto de instituições de ensino e pesquisa tendem a se concentrar em impactos econômicos e capacidade de contribuição para o desenvolvimento tecnológico
– Proposta feita por pesquisadores da FGV EAESP considera três tipos de impacto: socioeconômico, científico-tecnológico, além de cultura e atratividade da região na qual a universidade está inserida
– Modelo conceitual proposto não está pronto para uso e pede por uma validação empírica para que possa ser utilizado como ferramenta administrativa por gestores de instituições de ensino e pesquisa


Pesquisador(es):

Wagner Ragi Curi Filho
Thomaz Wood Junior

Confira o artigo na íntegra

Quais os impactos que uma universidade pode trazer para a comunidade na qual ela está instalada? Foi para responder a essa provocação que pesquisadores desenvolveram uma nova proposta de avaliação de impacto das instituições de ensino superior nas regiões onde elas estão localizadas.

Modelos de avaliação de impacto anteriores tinham se concentrado mais nos impactos econômicos e na capacidade de contribuição das universidades para o desenvolvimento tecnológico.

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Nesta proposta, os autores conseguiram, a partir de uma revisão bibliográfica, identificar e sistematizar três diferentes tipos de impacto: socioeconômico, científico-tecnológico e também o impacto na cultura e na imagem da região.

“Esses três tipos de impacto foram integrados em um modelo conceitual que poderá ser utilizado como base para um modelo prático para avaliar o impacto de uma universidade sobre a região na qual ela se encontra”, prometem os pesquisadores.

Funcionando como um esforço inicial de pesquisa, o modelo conceitual proposto ainda não constitui um sistema pronto para uso, devendo ainda ser validado empiricamente para que possa se transformar em uma ferramenta administrativa para gestores de instituições de ensino e pesquisa.

Confira o artigo na íntegra.

Tags: avaliaçãocomunidadeimpactoinstituições de ensinoinstituições de pesquisapolítica públicauniversidade
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