[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração pública

Participação compulsória dos pais de alunos faz com que escolas consigam gerar mais valor aos estudantes

28 de julho de 2021
Participação compulsória dos pais de alunos faz com que escolas consigam gerar mais valor aos estudantes

Imagem: Adam Winger / Unsplash

Resumo da pesquisa

  • Alunos que estudam em escolas que exigem a participação dos pais atribuem uma importância maior à educação
  • Participação compulsória dos pais de alunos também levou a índices melhores de convivência familiar, nos cuidados das escolas com os alunos e nas relações respeitosas entre professores e colegas
  • Pesquisadores concluíram que políticas públicas que estimulam a participação dos pais na educação dos filhos podem trazer resultados positivos para a sociedade

Pesquisador(es):

Suzana Battistella
Tânia Veludo de Oliveira
Edgard Barki

Confira a pesquisa na íntegra.

Escolas que envolvem pais de alunos ou seus responsáveis de maneira compulsória em suas atividades cria mais valor do que uma escola em que esta participação é opcional, revela uma pesquisa da FGV EAESP. Realizada em um contexto de serviços educacionais para jovens vulneráveis, a pesquisa mostrou que o valor criado, na percepção dos pais, reflete-se em uma melhor convivência familiar, em crenças mais positivas dos alunos sobre a educação. Outro impacto positivo percebido pelos pesquisadores foi uma melhor relação de respeito entre os professores e colegas, bem como nos cuidados da escola em relação aos alunos.

“A participação obrigatória em serviços pode ser benéfica e trazer satisfação aos envolvidos desde que haja um programa específico e estruturado para participação de todos”, explica Tania Veludo de Oliveira, uma das autoras da pesquisa.

Conteúdorelacionado

Queda de arrecadação poderia abrir caminhos para Brasil financiar educação através de dívida pública

#podcast Impacto – Educação e gestão como prática da liberdade: Escolinha Maria Felipa

Política de creches: exemplo de ação pública baseada na transversalidade de gênero

Os pesquisadores também ressaltam que instituições de serviço que trabalham com pessoas vulneráveis terão melhores resultados se, além de trabalhar com seu público-alvo (o indivíduo vulnerável), também envolverem suas famílias.

“Políticas públicas que estimulem a participação dos pais na educação dos filhos podem trazer resultados positivos para a sociedade. Por isso, sugerimos que campanhas ou intervenções que tenham como objetivo endereçar problemas sociais relativos ao comportamento de adolescentes (como alcoolismo, uso excessivo de jogos online ou de drogas) considerem também suas famílias, já que sem o reforço delas nos comportamentos estimulados durante as campanhas ou ações, os resultados serão menores”, concluem os autores.

Confira a pesquisa na íntegra.

 

Tags: alunoseducaçãoEducação infantilestudantesparticipaçãopolítica de educaçãopolítica públicaserviços educacionaisvulnerabilidade
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

escola pública
Políticas públicas

Queda de arrecadação poderia abrir caminhos para Brasil financiar educação através de dívida pública

29 de dezembro de 2022
#podcast Impacto – Educação e gestão como prática da liberdade: Escolinha Maria Felipa
Podcast

#podcast Impacto – Educação e gestão como prática da liberdade: Escolinha Maria Felipa

13 de outubro de 2022
adultas acompanham crianças com uniformes escolares e mochilas a caminho da escola
Políticas públicas

Política de creches: exemplo de ação pública baseada na transversalidade de gênero

16 de setembro de 2022

Conteúdo recente

Mestrado profissional em escola de negócios contribui para qualificar lideranças

Mestrado profissional em escola de negócios contribui para qualificar lideranças

3 de fevereiro de 2023
Cursos online são modelo de negócio promissor, mas professores precisam de qualificação técnica e em gestão

Cursos online são modelo de negócio promissor, mas professores precisam de qualificação técnica e em gestão

2 de fevereiro de 2023
Instabilidade política e inflação crescente são as maiores preocupações dos executivos para o ano de 2023

Instabilidade política e inflação crescente são as maiores preocupações dos executivos para o ano de 2023

1 de fevereiro de 2023

Mais lidos

FGV EAESP sediará workshop de desenvolvimento de artigos em parceria com a Academy of Management

FGV EAESP sediará workshop de desenvolvimento de artigos em parceria com a Academy of Management

20 de dezembro de 2022
escola pública

Queda de arrecadação poderia abrir caminhos para Brasil financiar educação através de dívida pública

29 de dezembro de 2022
Auditorias que fornecem selo de credibilidade e estratégias de ESG trazem impacto social para negócios

Auditorias que fornecem selo de credibilidade e estratégias de ESG trazem impacto social para negócios

9 de janeiro de 2023
Alunos da FGV EAESP se destacam no EnANPAD 2022

Alunos da FGV EAESP se destacam no EnANPAD 2022

28 de outubro de 2022
Apenas 6% dos artigos brasileiros sobre gestão escolar têm foco em diretores

Apenas 6% dos artigos brasileiros sobre gestão escolar têm foco em diretores

27 de dezembro de 2022
#podcast Impacto: Como as empresas e suas cadeias de suprimentos interagem com o meio ambiente sob a incerteza?

#podcast Impacto: Como as empresas e suas cadeias de suprimentos interagem com o meio ambiente sob a incerteza?

13 de janeiro de 2023

Tags

administração de empresas auxílio emergencial bem estar cidades e comunidades sustentáveis consumo coronavírus covid-19 diversidade economia educação empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação liderança marketing mulheres NEB Notícias internas ODS3 ODS10 organizações pandemia pesquisa política política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública Sistema Único de Saúde supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência

FGV EAESP PESQUISA

Institucional
Pesquisadores
Apoio Financeiro a Professores
Agências de fomento
Conexão Pesquisa

JOVENS PESQUISADORES

Programa de Iniciação à Pesquisa
Residência em Pesquisa
Conexão Local
PIBIC

PESQUISA CIENTÍFICA

Linhas de Pesquisa
Indicadores

PESQUISA APLICADA

Centros de Estudos
Indicadores

PUBLICAÇÕES

Relatórios de pesquisas
Sínteses de pesquisas
Relatórios - PIBIC
Relatórios – Conexão Local
Anuários de Pesquisas
Teses e Dissertações
Casos de Impacto Social

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00