Escolas que envolvem pais de alunos ou seus responsáveis de maneira compulsória em suas atividades cria mais valor do que uma escola em que esta participação é opcional, revela uma pesquisa da FGV EAESP. Realizada em um contexto de serviços educacionais para jovens vulneráveis, a pesquisa mostrou que o valor criado, na percepção dos pais, reflete-se em uma melhor convivência familiar, em crenças mais positivas dos alunos sobre a educação. Outro impacto positivo percebido pelos pesquisadores foi uma melhor relação de respeito entre os professores e colegas, bem como nos cuidados da escola em relação aos alunos.
“A participação obrigatória em serviços pode ser benéfica e trazer satisfação aos envolvidos desde que haja um programa específico e estruturado para participação de todos”, explica Tania Veludo de Oliveira, uma das autoras da pesquisa.
Os pesquisadores também ressaltam que instituições de serviço que trabalham com pessoas vulneráveis terão melhores resultados se, além de trabalhar com seu público-alvo (o indivíduo vulnerável), também envolverem suas famílias.
“Políticas públicas que estimulem a participação dos pais na educação dos filhos podem trazer resultados positivos para a sociedade. Por isso, sugerimos que campanhas ou intervenções que tenham como objetivo endereçar problemas sociais relativos ao comportamento de adolescentes (como alcoolismo, uso excessivo de jogos online ou de drogas) considerem também suas famílias, já que sem o reforço delas nos comportamentos estimulados durante as campanhas ou ações, os resultados serão menores”, concluem os autores.
Confira a pesquisa na íntegra.