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Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração pública

Quem Controla os Controladores no Sistema de Justiça Brasileiro?

10 de outubro de 2024
Quem Controla os Controladores no Sistema de Justiça Brasileiro?

Resumo da pesquisa

  1. O estudo analisa a composição do Conselho Nacional Judiciário (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) entre 2005 e 2019, identificando o perfil dos conselheiros e como isso influencia suas decisões.
  2. A composição dos Conselhos é fortemente marcada por dinâmicas informais e redes corporativistas, limitando a accountability democrática.
  3. A pesquisa sugere que as nomeações refletem a manutenção de interesses elitistas e corporativistas, comprometendo o papel de controle dos Conselhos.

Pesquisador(es):

Pesquisador(es):

Rafael Viegas
Maria Rita Loureiro
Fernando Luiz Abrucio
Marco Antônio Carvalho Teixeira
Sílvia Mongelós

Quem controla os controladores no sistema de justiça brasileiro? Essa pergunta está no centro do estudo conduzido por um grupo de pesquisadores da FGV EAESP, publicado na Revista de Sociologia e Política. O artigo examina a composição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) entre 2005 e 2019, investigando como as regras formais e informais de nomeação impactam a autonomia e a accountability dessas instituições. Assim sendo, a pesquisa é de grande relevância para entender os mecanismos de controle (ou sua ausência) dentro do sistema judiciário brasileiro. Especialmente quando se considera a influência política e corporativista envolvida.

O estudo, realizado por Rafael Viegas, Maria Rita Loureiro, Fernando Luiz Abrucio, Marco Antônio Carvalho Teixeira e Silvia Mongelós, utilizou uma prosopografia de 105 membros do CNJ e 98 membros do CNMP. A prosopografia, uma análise biográfica coletiva, identifica padrões de perfil dos conselheiros, como origem geográfica, gênero e participação em associações de classe. Além disso, os pesquisadores analisaram as redes de influência que definem o processo de nomeação para esses Conselhos. Eles compararam dados disponíveis nos currículos e portais de transparência do governo.

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Os resultados mostram que a composição do CNJ e do CNMP é dominada por membros oriundos das próprias carreiras do Judiciário e do Ministério Público.

Ou seja, isso enfraquece o controle sobre essas instituições. O fenômeno do isomorfismo institucional – tendência de uma instituição mimetizar outras consideradas bem-sucedidas – foi identificado como um dos principais fatores que explicam a fraca accountability. Portanto, a pesquisa sugere que, ao invés de se tornarem órgãos de controle efetivo, os Conselhos adaptam suas práticas às preferências dos membros controlados. O que, por sua vez, acaba reproduzindo o elitismo e a lógica corporativista.

O estudo levanta uma reflexão crucial: quem realmente controla os membros do sistema de justiça no Brasil? A análise sugere que o controle é fraco e que redes políticas e corporativistas moldam as nomeações. Em concordância, os pesquisadores também identificaram uma baixa representatividade feminina, sendo mulheres sub-representadas, especialmente no CNMP. Portanto, os autores destacam a importância de considerar tanto as regras formais quanto as informais que guiam o processo de nomeação e influenciam o papel dos Conselhos na promoção da accountability democrática.

O estudo revela que, embora o CNJ e o CNMP criados para exercer controle sobre o Judiciário e o Ministério Público, suas composições refletem a manutenção de interesses corporativistas e elitistas. Por fim, a maioria dos conselheiros é oriunda das próprias instituições que deveriam ser controladas, reforçando a autonomia dessas carreiras e limitando o impacto das regras formais. A pesquisa destaca que o processo de nomeação tem forte influência de redes informais de poder e uma elevada taxa de aprovação pelo Senado. Isso acaba enfraquecendo a capacidade de accountability democrática. Dessa forma, o isomorfismo institucional observado nos Conselhos reflete uma adaptação às pressões corporativas e políticas, desviando a função de controle originalmente prevista pela legislação.

Leia o artigo na integra.

Tags: accountabilityadministração públicaconselho nacional de justiçaconselho nacional do ministério públicoConselhos NacionaisJudiciárioministério públicoODS 16sistema de justiça
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