A professora Gabriela Lotta, docente e pesquisadora da FGV EAESP, foi recentemente reconhecida com três importantes premiações internacionais por sua produção acadêmica na área de Administração Pública. Os prêmios destacam não apenas a qualidade e relevância científica de seus trabalhos, mas também o impacto formativo de sua atuação como orientadora de jovens pesquisadores da instituição.
Destaques das premiações:
1. Melhor Artigo da American Political Science Association (APSA)
O artigo “Are bureaucrats’ interactions with politicians linked to the bureaucrats’ policy entrepreneurship tendencies?”, publicado no Policy Studies Journal (ABS 3), foi premiado como o melhor artigo do ano pela APSA. O trabalho é fruto de uma colaboração entre Gabriela Lotta e Mariana Costa Silveira, à época doutoranda na FGV EAESP e hoje professora universitária. O estudo investiga como as interações entre burocratas e políticos influenciam o comportamento empreendedor dos burocratas na formulação de políticas públicas.
2. Menção Honrosa na Academy of Management (AoM)
O artigo “Burdens, bribes, and bureaucrats: the political economy of petty corruption and administrative burdens”, publicado no Journal of Public Administration Research and Theory (JPART) (ABS 4), recebeu menção honrosa de melhor artigo na divisão de Administração Pública da AoM. A pesquisa analisa como sobrecargas administrativas e práticas de corrupção de pequena escala afetam o funcionamento da burocracia, com implicações diretas para o desenho e a eficácia das políticas públicas.
3. Prêmio Camila Stivers da Public Management Research Association (PMRA)
O artigo “The procedural politicking tug of war: Law-Versus-Management disputes in contexts of democratic backsliding”, publicado no Perspectives on Public Management and Governance (ABS 2), foi agraciado com o Prêmio Camila Stivers de Melhor Artigo. O trabalho foi desenvolvido em coautoria com duas doutorandas e dois mestrandos da FGV EAESP, e analisa disputas burocráticas entre legalismo e gestão em contextos de erosão democrática.
Parabéns a profa. Gabriela Lotta e seus coautores pela importantíssima conquista e pelo impacto significativo da pesquisa no campo da administração pública!