Como melhorar o acesso e a eficiência em sistemas de saúde universal? Esse é o ponto de partida da tese de doutorado de Maíra Coube Salmen, orientada por Rudi Rocha de Castro e vencedora do prêmio de Melhor Tese do Doutorado em Administração Pública e Governo da FGV EAESP.
Composta por quatro ensaios, a pesquisa explora como políticas públicas e dinâmicas de mercado afetam o desempenho dos sistemas de saúde, em especial em países em desenvolvimento como o Brasil — onde a coexistência entre setor público e privado cria desafios específicos.
No primeiro ensaio, Maíra analisa o modelo das Organizações Sociais de Saúde (OSS), mostrando que metas de desempenho podem aumentar a produtividade hospitalar sem prejudicar a qualidade. Nos ensaios seguintes, desenvolvidos em coautoria com Zlatko Nikoloski, Matías Mrejen e Elias Mossialos, a autora avalia o papel do seguro saúde privado na utilização de serviços e revela como desigualdades socioeconômicas afetam o acesso, especialmente em regiões mais pobres.
No novo episódio do Podcast Impacto, Maíra compartilha com Andréa Cerqueira os principais desafios e descobertas dessa pesquisa, discutindo implicações práticas para a formulação de políticas públicas de saúde mais justas e eficientes.
Ouça agora e entenda como dados e evidências podem transformar a gestão da saúde: