[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Pesquisa sobre efeito dos odores em hábitos de consumo conquista o Emerald/EFMD Outstanding Doctoral Research em marketing

15 de outubro de 2020

A tese de doutorado de Ramona de Luca, desenvolvida sob orientação do professor Delane Botelho e defendida na FGV EAESP em 2018, conquistou o Highly Commended Award 2020 da Emerald/EFMD Outstanding Doctoral Research. O trabalho “A cognitive approach to scent marketing: The effect of odor priming and processing dynamics on consumer aesthetic preferences and choices” foi um dos vencedores na categoria de Marketing. A seleção ficou a cargo do “European Journal of Marketing”, o mais importante periódico europeu da área.

A pesquisa de Romana, que atualmente é pesquisadora de pós-doutorado na FGV EAESP, discute o mecanismo pelo qual as percepções do cheiro contribuem para a tomada de decisão do consumidor e a formação de preferências, dependendo da conexão entre cheiro, processamento cognitivo e pistas emocionais. A tese, composta de três artigos, faz uma contribuição inicial para o marketing sensorial, explorando o potencial de uma abordagem baseada em cognição para estudos de marketing olfativo (artigo 1); testando empiricamente os efeitos do odor priming afetivo e semântico nas escolhas dos consumidores para produtos e marcas (artigo 2); e demonstrando empiricamente como as informações olfativas adicionadas a um produto cujo cheiro não representa um atributo central para sua avaliação regulam a formação das preferências estéticas e o estilo de processamento (artigo 3).

Conteúdorelacionado

Prática inovadora de ensino combina diferentes metodologias ativas para engajar estudantes de Administração de Empresas

Mais rápido e dinâmico, TikTok exige novas estratégias de comunicação

Para garantir coerência em suas campanhas, marcas devem atentar para diferenças entre influenciadores e celebridades

O trabalho completo está disponível no repositório da FGV EAESP Pesquisa.

Ou acesso o pdf abaixo:

 

Fonte: com informações da DICOM

 

 

 

Tags: cheirosEmerald/EFMD Outstanding Doctoral ResearchEuropean Journal of Marketingmarketingmarketing sensorial
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Prática inovadora de ensino combina diferentes metodologias ativas para engajar estudantes de Administração de Empresas
Pesquisa e conhecimento

Prática inovadora de ensino combina diferentes metodologias ativas para engajar estudantes de Administração de Empresas

27 de setembro de 2023
Mais rápido e dinâmico, TikTok exige novas estratégias de comunicação
Administração de empresas

Mais rápido e dinâmico, TikTok exige novas estratégias de comunicação

13 de setembro de 2023
Para garantir coerência em suas campanhas, marcas devem atentar para diferenças entre influenciadores e celebridades
Estratégias de marketing

Para garantir coerência em suas campanhas, marcas devem atentar para diferenças entre influenciadores e celebridades

16 de agosto de 2023

Conteúdo recente

Fintechs: estudo explica  armadilhas da inclusão financeira por plataformas

Fintechs: estudo explica armadilhas da inclusão financeira por plataformas

29 de setembro de 2023
Prática inovadora de ensino combina diferentes metodologias ativas para engajar estudantes de Administração de Empresas

Prática inovadora de ensino combina diferentes metodologias ativas para engajar estudantes de Administração de Empresas

27 de setembro de 2023
Relações pessoais e impacto social do trabalho são essenciais para o bem-estar de profissionais da enfermagem

Relações pessoais e impacto social do trabalho são essenciais para o bem-estar de profissionais da enfermagem

25 de setembro de 2023

Mais lidos

FGV EAESP contrata novos professores para compor quadro de profissionais no segundo semestre

FGV EAESP contrata novos professores para compor quadro de profissionais no segundo semestre

25 de agosto de 2023
Parcerias público-privada no Brasil: poderíamos usá-las mais (e melhor)?

Parcerias público-privada no Brasil: poderíamos usá-las mais (e melhor)?

17 de agosto de 2023
Sistemas de informação estratégicos contribuem para a inovação em empresas brasileiras

Sistemas de informação estratégicos contribuem para a inovação em empresas brasileiras

8 de março de 2022
Combate à corrupção é fundamental para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Combate à corrupção é fundamental para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

31 de agosto de 2023
bloco de anotações

Aprimoramento profissional é estratégia de empresas e trabalhadores contra baixa capacitação e desemprego

10 de setembro de 2023
Mais rápido e dinâmico, TikTok exige novas estratégias de comunicação

Mais rápido e dinâmico, TikTok exige novas estratégias de comunicação

13 de setembro de 2023

Tags

administração de empresas auxílio emergencial bem estar consumo coronavírus covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa financiamento finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação liderança marketing mulheres municípios NEB negócios Notícias internas ODS3 ODS10 organizações pandemia política política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência

FGV EAESP PESQUISA

Institucional
Pesquisadores
Apoio Financeiro a Professores
Agências de fomento
Conexão Pesquisa

JOVENS PESQUISADORES

Programa de Iniciação à Pesquisa
Residência em Pesquisa
Conexão Local
PIBIC

PESQUISA CIENTÍFICA

Linhas de Pesquisa
Indicadores

PESQUISA APLICADA

Centros de Estudos
Indicadores

PUBLICAÇÕES

Relatórios de pesquisas
Sínteses de pesquisas
Relatórios - PIBIC
Relatórios – Conexão Local
Anuários de Pesquisas
Teses e Dissertações
Casos de Impacto Social

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00