[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração pública

Livro de pesquisadores da FGV EAESP destaca desafios dos docentes e sugere como o terceiro setor pode apoiar políticas educacionais

10 de setembro de 2021
Livro de pesquisadores da FGV EAESP destaca desafios dos docentes e sugere como o terceiro setor pode apoiar políticas educacionais

Imagem: Julia M Cameron / Pexels

Resumo da pesquisa

  • Alta demanda de docentes precisa preencher vagas com olhar cuidadoso para as necessidades de cada região, ciclo, modalidade e disciplina
  • Professores deveriam receber formações continuadas frequentes, que dialoguem com o cotidiano dos profissionais
  • Entre os países mais bem colocados no PISA, maioria tem foco em políticas sistêmicas de formação e valorização dos docentes, enxergando a medida como fator-chave para assegurar o aprendizado
  • Livro reconhece boas práticas de formação docente no mundo, recupera o histórico da formação de professores no Brasil, propõe ajustes nos âmbitos do governo, da academia, da escola e das redes de ensino e indica como o terceiro setor pode ajudar a criar e implementar políticas adequadas e efetivas

Pesquisador(es):

Fernando Luiz Abrucio
Catarina Ianni Segatto

Acesse o livro na íntegra

A políticas pública de formação de professores impacta diretamente na qualidade da educação dos países. Tanto é que dentre os 10 países mais bem colocados no último Programa Internacional de Avaliação de Estudante (o PISA), oito estão focamos na implementação de políticas sistêmicas de formação e valorização dos docentes, porque enxergam essa medida como um fator-chave para assegurar o aprendizado.

Com isso em mente, os pesquisadores Fernando Luiz Abrucio e Catarina Ianni Segatto, da FGV EAESP, se debruçaram sobre questões importantes para a educação, como o entendimento de quais valores, habilidades e competências fazem parte de um professor de qualidade e como formá-lo e ajudá-lo a desenvolver seu trabalho ao longo do tempo.

Conteúdorelacionado

Corrupção: Entenda as Abordagens Teóricas e Estratégias de Controle

Ondas de calor: projeto aplicado propõe soluções para o Jardim Ibirapuera

#Podcast Impacto: Economia Solidária no Brasil: trajetória e evolução

Ambos os pesquisadores concluíram que não basta seguir as rotas de fuga tradicionais, que apenas lidam com a urgente demanda por estes profissionais qualificados, mas que é necessário considerar preencher as vagas com um olhar cuidadoso para as necessidades de cada região, ciclo, modalidade e disciplina, considerando a devida preparação em questões metodológicas e ofertando formações continuadas frequentes, que dialoguem com o cotidiano dos profissionais.

“Nosso desafio como país, além de deixar a carreira docente mais atrativa, é estabelecer políticas públicas que considerem o professor um profissional fundamental para a sociedade, que precisa ser valorizado, bem-preparado e desenvolvido integralmente em suas dimensões intelectual, física, cultural, social e emocional para conseguir desempenhar seu papel com excelência”, defendem os pesquisadores.

A pesquisa, feita em conjunto com o Instituto Península e o Instituto Ayrton Senna, foi publicada em livro, que pode ser acessado gratuitamente por este link. A publicação reconhece boas práticas de formação docente no mundo, recupera o histórico da formação de professores no Brasil, propõe ajustes nos âmbitos do governo, da academia, da escola e das redes de ensino e apresenta indicações de como o terceiro setor pode ajudar a criar e implementar políticas adequadas e efetivas.

“Mais do que apenas aprimorar os próprios projetos e iniciativas, ao compreender as bases e princípios de modelos formativos que têm demonstrado melhores resultados em diversas realidades, as duas organizações cumprem o papel social de disseminar conhecimentos e evidências que estimulem novas práticas por diversos outros atores do cenário educacional”, descrevem os autores.

Confira a íntegra do livro “Desafios da Profissão Docente: Experiência internacional e o caso brasileiro”, publicado pela editora Moderna, no site do Instituto Península.

Tags: desafios dos docentesdocênciadocentesformação continuadaformação de docentespolíticas públicasprofessoresprofissionais de ensinoterceiro setor
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Corrupção: Entenda as Abordagens Teóricas e Estratégias de Controle
Administração pública

Corrupção: Entenda as Abordagens Teóricas e Estratégias de Controle

24 de abril de 2025
Ondas de calor: projeto aplicado propõe soluções para o Jardim Ibirapuera
Notícias internas

Ondas de calor: projeto aplicado propõe soluções para o Jardim Ibirapuera

17 de abril de 2025
#Podcast Impacto: Economia Solidária no Brasil: trajetória e evolução
Podcast

#Podcast Impacto: Economia Solidária no Brasil: trajetória e evolução

18 de dezembro de 2023

Conteúdo recente

A Psicologia da Fidelização Dos Clientes

A Psicologia da Fidelização Dos Clientes

9 de maio de 2025
Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã

Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã

7 de maio de 2025
Laboratórios Vivos de Agricultura: Inovação Aberta para um Futuro Sustentável

Laboratórios Vivos de Agricultura: Inovação Aberta para um Futuro Sustentável

5 de maio de 2025

Mais lidos

Ondas de calor: projeto aplicado propõe soluções para o Jardim Ibirapuera

Ondas de calor: projeto aplicado propõe soluções para o Jardim Ibirapuera

17 de abril de 2025
Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Geografia do Pix: estudo revela padrões de uso e impacto do meio de pagamento no Brasil

Geografia do Pix: estudo revela padrões de uso e impacto do meio de pagamento no Brasil

21 de abril de 2025
Corrupção: Entenda as Abordagens Teóricas e Estratégias de Controle

Corrupção: Entenda as Abordagens Teóricas e Estratégias de Controle

24 de abril de 2025
Coopetição e Indicação Geográfica: como a união entre vinícolas brasileiras criou valor para o setor

Coopetição e Indicação Geográfica: como a união entre vinícolas brasileiras criou valor para o setor

10 de março de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

25 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: O fenômeno do encolhimento de cidades no Brasil

10 de fevereiro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Relação da diversidade com os resultados financeiros das empresas

12 de dezembro de 2024
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Como a imigração forçada impacta a violência?

22 de novembro de 2024
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00