• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas Estratégia empresarial

Marcas nacionais perdem cinco vezes mais mercado do que estrangeiras durante recessão econômica no Brasil

17 de julho de 2023
Marcas nacionais perdem cinco vezes mais mercado do que estrangeiras durante recessão econômica no Brasil

Lucía Montenegro / Pexels

Resumo da pesquisa

  • Com base na percepção de consumidores, pesquisa avalia desempenho de marcas nacionais e estrangeiras no mercado brasileiro durante crise econômica
  • A redução média de participação de mercado para marcas totalmente nacionais é de 0,11%, enquanto para marcas totalmente estrangeiras é de apenas 0,02%
  • Marcas percebidas como estrangeiras têm maior alcance de mercado, são associadas a produtos de alta qualidade e, portanto, mais resistentes a incertezas econômicas

Pesquisador(es):

Vitor Azzari

Felipe Zambaldi

Leandro Angotti Guissoni

Jonny Mateus Rodrigues

Eusebio Scornavacca

Em período de recessão econômica no Brasil, marcas nacionais tendem a perder maiores fatias de mercado do que as estrangeiras, aponta artigo assinado pelos pesquisadores da FGV EAESP Vitor Azzari, Felipe Zambaldi, Leandro Angotti Guissoni e Jonny Mateus Rodrigues com Eusebio Scornavacca, da Arizona State University.

Publicado na revista “Journal of International Marketing”, o trabalho verifica que, na crise, marcas totalmente nacionais têm redução média de 0,11% na participação de mercado, com redução de 4,2 milhões de litros de volume de vendas em relação ao período de estabilidade. Enquanto isso, a queda de participação para marcas totalmente estrangeiras, no mesmo cenário, é de apenas 0,02%, com redução bem mais branda no volume de vendas, de 0,77 milhões de litros – menos de 20% da perda registrada pelos produtos domésticos.

Conteúdorelacionado

Como a requalificação urbana e a presença da guarda municipal reduziram crimes de rua em bairro do Rio

Tecnologia e Mente: Qual o Limite da Gestão?

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

No artigo, os autores propõem um modelo para investigar como a instabilidade econômica do país pode influenciar o desempenho das marcas nacionais e estrangeiras no mercado. Para isto, utilizaram dados sobre vendas, promoções e preços de marcas de bens de consumo embalados que operam no varejo brasileiro. As informações foram obtidas por auditorias em lojas e são referentes ao período entre julho de 2012 e dezembro de 2015. O banco de dados estudado continha informações de 448 submarcas de fabricantes locais ou internacionais  divididas em sete categorias:  cerveja, biscoitos/bolachas, café, suco, sabão em pó, xampu e iogurte.

Em seguida, os pesquisadores avaliaram a percepção de 940 consumidores brasileiros sobre a origem dessas marcas e construíram um score de zero a 10 para classificar a marca conforme o número de respondentes que a classifica como nacional – quanto mais menções, mais alto o score, denominado DomesticScorei. Para ajustar os resultados, a análise considerou variáveis de controle, ou seja, levou em consideração fatores externos que poderiam impactar os resultados, como o fato de um bem ser considerado essencial ou não para os consumidores.

A participação das marcas no mercado diminui em 0,0008% para cada ponto obtido no DomesticScorei. Ou seja, quanto mais vista como nacional, pior o desempenho da marca entre os consumidores. O trabalho observa que, em tempos de incerteza, marcas percebidas como estrangeiras mantêm maior alcance de mercado e associação a produtos de alta qualidade, sendo, portanto, mais resistentes às flutuações econômicas.

Para diminuir o impacto desses resultados, as equipes de marketing podem, por exemplo, desenvolver estratégias de publicidade para associar a imagem de produtos domésticos a de outros países durante os períodos de recessão. Por outro lado, em períodos sem recessão, marcas estrangeiras podem adotar elementos locais para aproveitar a retomada do interesse por produtos domésticos.

Confira o artigo na íntegra

CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Como a requalificação urbana e a presença da guarda municipal reduziram crimes de rua em bairro do Rio
Administração pública

Como a requalificação urbana e a presença da guarda municipal reduziram crimes de rua em bairro do Rio

20 de agosto de 2025
Tecnologia e Mente: Qual o Limite da Gestão?
Blog Gestão e Negócios

Tecnologia e Mente: Qual o Limite da Gestão?

19 de agosto de 2025
#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho
Podcast

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025

Conteúdo recente

Como a requalificação urbana e a presença da guarda municipal reduziram crimes de rua em bairro do Rio

Como a requalificação urbana e a presença da guarda municipal reduziram crimes de rua em bairro do Rio

20 de agosto de 2025
Tecnologia e Mente: Qual o Limite da Gestão?

Tecnologia e Mente: Qual o Limite da Gestão?

19 de agosto de 2025
#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025

Mais lidos

Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Professora Gabriela Lotta conquista três prêmios por pesquisas em Administração Pública

Professora Gabriela Lotta conquista três prêmios por pesquisas em Administração Pública

8 de agosto de 2025
Estudo da FGV propõe impostos sobre o tabaco para financiar prevenção ao câncer de pulmão

Consumo e varejo desaceleram no Brasil: projeções da FGV para 2025 e 2026

31 de julho de 2025
#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
Vacinar contra Chikungunya pode reduzir custos de saúde e afastamentos do trabalho

Mais concorrência, passagens mais baratas: estudo mostra como redistribuir slots pode beneficiar passageiros

28 de julho de 2025
Estudo da FGV propõe impostos sobre o tabaco para financiar prevenção ao câncer de pulmão

Estudo da FGV propõe impostos sobre o tabaco para financiar prevenção ao câncer de pulmão

30 de julho de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transformação digital transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

28 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Eficiência e acesso em saúde: o que podemos aprender com sistemas universais em países em desenvolvimento?

11 de julho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00