A circulação de notícias positivas na mídia pode aumentar a chance de sucesso de campanhas em uma plataforma para investimento em startups brasileiras. Segundo artigo assinado pelos pesquisadores da FGV EAESP Wesley Mendes-da-Silva e Eduardo de Rezende Francisco e publicado na revista “Brazilian Administration Review”, as notícias positivas podem influenciar a percepção de risco dos investidores, reduzindo incertezas do mercado e acelerando o alcance das metas financeiras desses negócios.
Os autores realizaram coleta de dados de 736 operações de investimento realizadas entre 2015 e 2016 na Kria, maior plataforma brasileira de equity crowdfunding – financiamento coletivo baseado na compra de participação acionária por diversos investidores. As operações são relativas a 22 empreendimentos e somaram 7,2 milhões de reais.
A segunda fase da coleta de dados reuniu 275 notícias publicadas nas capas do jornal O Estado de São Paulo no período, que foram classificadas de acordo com o sentimento que exprimiam – positivo ou negativo. Assim, os pesquisadores avaliaram o sentimento do mercado no dia da operação de investimento. Apesar de verificar que os investidores reagem às notícias positivas, o artigo aponta que as notícias negativas não parecem influenciar a tomada de decisões.
O artigo traz outros dados relevantes para o planejamento de políticas públicas para empreendedores e para as ações de captação de recursos. Mais de 44% das operações realizadas foram destinadas a projetos com distâncias geográficas inferiores a 50 quilômetros. Ou seja, quanto maior a distância entre investidor e empreendedor, menor a arrecadação do projeto. Os pesquisadores também verificam que empreendimentos liderados por mulheres receberam investimentos mais generosos no período, o que contrasta com a discriminação de gênero descrita pela literatura da área e pode sinalizar particularidades do contexto brasileiro de financiamentos.