A incorporação de sistemas de informação ao planejamento estratégico permite que empresas respondam com flexibilidade e agilidade aos desafios externos, identificando novas oportunidades no mercado. Por meio de tecnologias digitais, os sistemas de informação coletam e analisam um grande volume de dados. Dessa forma, as organizações podem inovar mesmo em um ambiente dinâmico e turbulento.
É o que aponta estudo dos pesquisadores Adilson Carlos Yoshikuni, Alberto Luiz Albertin e Fernando de Souza Meirelles, da FGV EAESP, e José Eduardo Ricciardi Favaretto, da ESPM, publicado na Revista de Administração Contemporânea. O objetivo do estudo é investigar como as estratégias que envolvem os sistemas de informação promovem inovação nas empresas mesmo em circunstâncias desafiadoras.
A pesquisa foi baseada nas respostas de gestores de 256 organizações brasileiras a formulário online aplicado em 2020. 93% dos respondentes eram representantes de organizações dos setores de serviços e indústria, e 40% das organizações representadas possuíam 500 ou mais funcionários.
Sistemas de informação estratégicos: tecnologia a favor da inovação nos negócios
É possível entender os sistemas de informação estratégicos, ou strategic information systems (SIS), como recursos de tecnologia da informação que dão suporte ao planejamento e ao acompanhamento da estratégia de um negócio. Eles fortalecem a inovação de empresas em dois eixos: oferecendo proatividade na coleta de informações do ambiente externo para a geração de novos produtos e serviços (exploration); e fornecendo uma forma de controle de informações para suprir demandas já existentes (exploitation).
O estudo aponta que organizações que adotam estratégias de coleta de informações externas para inovação radical em produtos e serviços colhem benefícios dos sistemas de informação. A partir deles, a capacidade organizacional se torna flexível diante das mudanças impostas pelo ambiente externo, como enfrentamento da concorrência, disponibilidade de novas tecnologias, novos hábitos dos consumidores e variações na demanda e no fornecimento de materiais.
Assim, os dados obtidos através dos sistemas de informação estratégicos contribuem para que a empresa identifique novas oportunidades no mercado em que está inserida e enfrente os efeitos da incerteza ambiental com mais eficiência.