A reputação do líder de equipe é elemento-chave para o estabelecimento de relações de confiança no ambiente empresarial e levar à implementação de estratégias de mercado. A constatação é de Marco Fabio Cilento, Samir Lótfi Vaz, Maria Elisa Brandão Bernardes e do professor da FGV EAESP Anderson de Souza Sant’Anna em estudo publicado na revista “Teoria e Prática em Administração”.
A pesquisa investiga as dinâmicas de liderança na execução de uma nova estratégia de distribuição de produtos na empresa Syngenta, multinacional do setor do agronegócio. Por meio de entrevistas com 22 profissionais da organização, realizadas entre outubro de 2017 e março de 2018, os autores avaliam as práticas, atitudes e comportamentos dos lı́deres de diferentes nı́veis hierárquicos.
Líder de equipe deve ser transparente, coerente e comunicar bem suas estratégias
O trabalho aponta que a confiança nos líderes é decisiva para a sua influência em comportamentos coletivos. Neste contexto, integridade e cumplicidade são os princípios que orientam o sucesso das estratégias de mercado. A transparência e coerência na comunicação das mensagens das lideranças, com honestidade sobre os desafios do processo, são elementos-chave para viabilizar tais princípios no ambiente de trabalho.
De forma complementar, a busca por proximidade com o público interno também evidencia a importância de valorizar as relações interpessoais na implementação da estratégia. O estímulo à participação e ao diálogo resulta em engajamento e mobilização dos indivíduos para a obtenção das metas coletivas.