• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas Estratégias de marketing

Narrativas de fracasso geram empatia do público e podem inspirar marcas

24 de julho de 2023
Narrativas de fracasso geram empatia do público e podem inspirar marcas

ShotPot / Pexels

Resumo da pesquisa

– Narrativa sobre fracasso pessoal humaniza influenciador digital e gera empatia e solidariedade da audiência

– O “fracasso heroico” de um maratonista que relata sua rotina nas redes sociais gera envolvimento emocional

– Uma vez que o público busca identificação, marcas devem rever representações heroicas ligadas a estereótipos como masculinidade e competitividade


Pesquisador(es):

Fernanda Scussel

Benjamin Rosenthal

Maribel Suarez

Experiências de fracasso pessoal relatadas nas redes sociais trazem humanização a figuras públicas admiradas e são vistas como parte de sua jornada heroica. Assim, o fracasso pode estimular o envolvimento emocional do público com os desafios e vulnerabilidades expostos pelos influenciadores digitais, que são vistos simultaneamente como pessoas extraordinárias e humanas. A reflexão está em artigo com participação do pesquisador da FGV EAESP Benjamin Rosenthal publicado na revista “Consumption, Markets & Culture”.

O trabalho analisa as narrativas de um maratonista e influenciador digital brasileiro sobre sua jornada malsucedida para se classificar para a edição de 2020 da Maratona de Boston, nos Estados Unidos, a partir da observação de 56 vídeos publicados entre 2018 e 2019. Desde 2012, o esportista compartilha sua rotina de treinamento com mais de 165 mil inscritos em seu canal do Youtube.

Conteúdorelacionado

Mais rápido e dinâmico, TikTok exige novas estratégias de comunicação

Para garantir coerência em suas campanhas, marcas devem atentar para diferenças entre influenciadores e celebridades

Narrativas romantizadas do storytelling podem confundir o público em nome de interesses políticos e econômicos

Os autores também coletaram 84 comentários a vídeos que discutiam o fracasso de forma enfática, além de 40 comentários em 35 postagens do influenciador no Instagram sobre o mesmo tema. A coleta de dados também incorporou entrevistas como maratonista e a observação de sua interação com o público em eventos presenciais.

Os autores observam que o engajamento da audiência aumentou quando, após dez meses de trabalho, o influenciador viu frustrada sua tentativa de qualificação para a Maratona de Boston. O “fracasso heroico” do protagonista é visto como parte da natureza humana, o que gera identificação do público com a história e manifestações de solidariedade. O corpo que falha em seus objetivos revela o trágico destino humano, ponto em comum entre o influenciador e sua audiência.

O estudo instiga marcas e equipes de marketing a revisar as representações heroicas baseadas em premissas como masculinidade e competitividade e seu posicionamento diante de falhas e imprevistos. Isto porque as narrativas de fracasso podem acolher consumidores que estão em busca de inspirações mais autênticas e humanizadas.

Confira o artigo na íntegra

Tags: envolvimentoestereótiposheróiinfluencernarrativaredes sociaisrepresentações
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Mais rápido e dinâmico, TikTok exige novas estratégias de comunicação
Administração de empresas

Mais rápido e dinâmico, TikTok exige novas estratégias de comunicação

13 de setembro de 2023
Para garantir coerência em suas campanhas, marcas devem atentar para diferenças entre influenciadores e celebridades
Estratégias de marketing

Para garantir coerência em suas campanhas, marcas devem atentar para diferenças entre influenciadores e celebridades

16 de agosto de 2023
Narrativas romantizadas do storytelling podem confundir o público em nome de interesses políticos e econômicos
Estratégias de marketing

Narrativas romantizadas do storytelling podem confundir o público em nome de interesses políticos e econômicos

19 de junho de 2023

Conteúdo recente

Efeito Boomerang: como práticas sustentáveis retornam e fortalecem a cadeia do frango no Brasil

Efeito Boomerang: como práticas sustentáveis retornam e fortalecem a cadeia do frango no Brasil

16 de junho de 2025
O Amanhã Já Começou: Macrotendências Que Já Estão Mudando o E-commerce

O Amanhã Já Começou: Macrotendências Que Já Estão Mudando o E-commerce

14 de junho de 2025
#Podcast Insights: Inteligência artificial na fábrica. Por onde começar?

#Podcast Insights: Inteligência artificial na fábrica. Por onde começar?

13 de junho de 2025

Mais lidos

FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

3 de junho de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Tempo, discurso e estratégia: como as organizações constroem narrativas para influenciar decisões?

Tempo, discurso e estratégia: como as organizações constroem narrativas para influenciar decisões?

16 de maio de 2025
Indisciplina no Ensino Superior em Tempos de IA: Para Onde Correremos?

Indisciplina no Ensino Superior em Tempos de IA: Para Onde Correremos?

29 de abril de 2025
Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

26 de maio de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

26 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: O fenômeno do encolhimento de cidades no Brasil

10 de fevereiro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Relação da diversidade com os resultados financeiros das empresas

12 de dezembro de 2024
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00