Para melhorar o desempenho e a conduta dos funcionários, empresas devem diminuir a presença de elementos políticos no ambiente organizacional e investir em procedimentos que priorizem a transparência e as recompensas baseadas em mérito. Por meio de mecanismos cognitivos e emocionais, percepções elevadas sobre as diferentes políticas encontradas nos ambientes de trabalho levam os trabalhadores a agirem de forma menos autêntica e, consequentemente, a diminuirem seu desempenho. As interferências visíveis da política em programas de remuneração contribuem para que os profissionais sintam mais estresse emocional, aumentando os desvios de conduta – como as violações de regras e normas da empresa.
A análise está em artigo publicado pela pesquisadora da FGV EAESP Joana Story, em colaboração com demais autores, na revista “British Journal of Management”. Os autores explicam que a percepção da política organizacional pelos trabalhadores é subjetiva e está relacionada ao entendimento de que os colegas e supervisores se comportam com motivações egoístas, baseadas mais em benefício próprio do que no coletivo. Para entender como a política organizacional das empresas afeta negativamente o comportamento dos funcionários, os autores investigaram o impacto de políticas gerais e de remuneração no contexto de centrais de atendimento, os chamados call centres. Foram analisadas duas dimensões – a performance e o comportamento desviante dos colaboradores – e os respectivos mecanismos pelos quais essa influência ocorre: autenticidade e exaustão emocional.
Para abordar a questão, três estudos foram conduzidos. O primeiro consistiu na aplicação de questionários com 132 pares de funcionários e supervisores de um call centre de uma grande organização, buscando identificar os níveis políticos da empresa e as taxas de autenticidade, desgaste emocional, desempenho e conduta dos colaboradores. Já o segundo e terceiro experimentos simularam situações de presença ou ausência da percepção de políticas do trabalho com, respectivamente, 157 e 158 indivíduos estadunidenses, buscando entender o comportamento dos trabalhadores em cada condição.
Transparência e autenticidade no ambiente organizacional impactam na performance dos colaboradores
Os pesquisadores concluíram que o nível de percepção de políticas gerais e de retribuição está relacionado, respectivamente, à performance e a violações de conduta por parte dos colaboradores. Essa influência é mediada por dois mecanismos: no primeiro caso, a repressão da autenticidade no ambiente organizacional como forma de se adequar à cultura empresarial; e no segundo caso, o esgotamento emocional e os desvios de comportamento – como ritmo de trabalho diminuído e pausas mais longas, por exemplo – como estratégia de enfrentamento ao processo de tomada de decisões relacionadas a pagamentos e promoções centralizado nas organizações.
Para lidar com a situação, os autores ressaltam a importância de gestores reconhecerem a influência negativa que as políticas organizacionais podem exercer sobre os funcionários e tomarem atitudes para driblar o cenário. Exemplos de estratégias incluem a manutenção de um ambiente de trabalho positivo, incluindo feedbacks para os colaboradores sobre comportamentos apoiados e incentivados pela empresa e transparência nos processos de aumentos de salário, promoções e bonificações.