[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Iniciativas de responsabilidade social podem impactar reputação, imagem corporativa e relacionamento com stakeholders externos

30 de novembro de 2021
Iniciativas de responsabilidade social podem impactar reputação, imagem corporativa e relacionamento com stakeholders externos

Imagem: Tom Fisk / Pexels

Resumo da pesquisa

  • Organizações com maiores níveis de iniciativas socialmente responsáveis em suas cadeias de abastecimento percebem forte influência desse fator em suas reputações e imagens externas
  • Organizações com perfis que investem menos em responsabilidade social têm níveis significativamente diferentes de bom relacionamento com stakeholders externos, reputação e imagem da corporação
  • Sugestão é que organizações estabeleçam um limiar para as iniciativas socialmente responsáveis em suas cadeias de abastecimento se quiserem gerar impactos positivos de reputação, imagem e relacionamento com stakeholders externos

Pesquisador(es):

Fernando Gonçalves Picasso
Cristiane Biazzin
Ely Laureano Paiva
Raul Beal Partyka

Confira o estudo na íntegra

Apesar da impressão errônea de que as iniciativas de responsabilidade social podem ser custosas, um estudo recente que tem entre seus autores pesquisadores da FGV EAESP mostra que essa percepção não reflete a realidade.

Em um artigo publicado no periódico “Supply Chain Management”, os autores indicam que empresas com alta performance podem dar foco em iniciativas de responsabilidade social e alcançar resultados impressionantes. Segundo os dados da pesquisa, organizações que estão moralmente engajadas costumam ter os maiores níveis de iniciativas socialmente responsáveis em suas cadeias de abastecimento. Esses altos níveis alcançados por essas organizações sugerem uma influência na performance de diversas variáveis, como suas reputações e imagens externas.

Conteúdorelacionado

Desigualdades sociais devem despontar em estudos sobre impacto da pandemia na gestão

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável contribuem para produção de conhecimento sobre negócios

#podcast Impacto: Como as empresas e suas cadeias de suprimentos interagem com o meio ambiente sob a incerteza?

Além disso, organizações que têm perfis “dispostos a cooperar” (willing-to-comply) ou com tendências “egoístas” (self-serving) demonstraram diferentes níveis de implementação das iniciativas de responsabilidade social, mas também níveis significantemente diferentes de relação destas ações com a relação com stakeholders externos e com reputação e imagem da corporação.

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores se basearam em pesquisas realizadas em 262 fábricas localizadas em 15 países, comparando as iniciativas socialmente responsáveis em nível nacional (comparando entre os países) e realizando regressões múltiplas para identificar as associações entre desempenho, manufatura e iniciativas socialmente responsáveis.

A partir destas análises, os pesquisadores sugerem que as organizações devem estabelecer um limiar para as iniciativas socialmente responsáveis em suas cadeias de abastecimento se quiserem gerar impactos positivos em variáveis como reputação, imagem e relacionamento com stakeholders externos. “Os resultados sugerem que essas organizações precisam alcançar um desempenho de qualidade internacional para acumular os benefícios das iniciativas socialmente responsáveis”, concluem os autores.

Confira o estudo na íntegra

Tags: imagem corporativaimpactoreputaçãoresponsabilidade socialstakeholderssupply chainsustentabilidade
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

homem estuda em frente a computador
Pesquisa e conhecimento

Desigualdades sociais devem despontar em estudos sobre impacto da pandemia na gestão

9 de fevereiro de 2023
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável contribuem para produção de conhecimento sobre negócios
Sustentabilidade

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável contribuem para produção de conhecimento sobre negócios

26 de janeiro de 2023
#podcast Impacto: Como as empresas e suas cadeias de suprimentos interagem com o meio ambiente sob a incerteza?
Podcast

#podcast Impacto: Como as empresas e suas cadeias de suprimentos interagem com o meio ambiente sob a incerteza?

13 de janeiro de 2023

Conteúdo recente

FGV EAESP e Academy of Management realizam workshop para criação de artigos

30 de março de 2023
#podcast Impacto: Caminhos da política no Ministério Público Federal

#podcast Impacto: Caminhos da política no Ministério Público Federal

29 de março de 2023
Artigo propõe gestão de riscos para inteligência artificial em organizações

Artigo propõe gestão de riscos para inteligência artificial em organizações

22 de março de 2023

Mais lidos

Artigo propõe gestão de riscos para inteligência artificial em organizações

Artigo propõe gestão de riscos para inteligência artificial em organizações

22 de março de 2023
Mais da metade dos municípios brasileiros participam de cooperações intermunicipais na área de saúde

Mais da metade dos municípios brasileiros participam de cooperações intermunicipais na área de saúde

21 de março de 2023
Chatbots e inteligência artificial: muito além da produção de textos

Chatbots e inteligência artificial: muito além da produção de textos

13 de março de 2023
Teletrabalho melhora qualidade de vida de mulheres que atuam em repartição pública

Teletrabalho melhora qualidade de vida de mulheres que atuam em repartição pública

7 de março de 2023
Burnout: olhar para a subjetividade dos trabalhadores é alternativa para lidar com o problema nas organizações

Burnout: olhar para a subjetividade dos trabalhadores é alternativa para lidar com o problema nas organizações

14 de fevereiro de 2023
FGV EAESP contrata novos professores para seu quadro de profissionais

FGV EAESP contrata novos professores para seu quadro de profissionais

28 de fevereiro de 2023

Tags

administração de empresas auxílio emergencial bem estar cidades e comunidades sustentáveis consumo coronavírus covid-19 economia educação empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação liderança marketing mulheres municípios NEB Notícias internas ODS3 ODS10 organizações pandemia pesquisa política política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública Sistema Único de Saúde supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência

FGV EAESP PESQUISA

Institucional
Pesquisadores
Apoio Financeiro a Professores
Agências de fomento
Conexão Pesquisa

JOVENS PESQUISADORES

Programa de Iniciação à Pesquisa
Residência em Pesquisa
Conexão Local
PIBIC

PESQUISA CIENTÍFICA

Linhas de Pesquisa
Indicadores

PESQUISA APLICADA

Centros de Estudos
Indicadores

PUBLICAÇÕES

Relatórios de pesquisas
Sínteses de pesquisas
Relatórios - PIBIC
Relatórios – Conexão Local
Anuários de Pesquisas
Teses e Dissertações
Casos de Impacto Social

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00