• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Mais rápido e dinâmico, TikTok exige novas estratégias de comunicação

13 de setembro de 2023
Mais rápido e dinâmico, TikTok exige novas estratégias de comunicação

Ivan Samkov / Pexels

Resumo da pesquisa

  • Mais da metade dos usuários do TikTok estão interessados no conteúdo de marcas na plataforma
  • Parcerias com influenciadores estão entre as principais estratégias de comunicação
  • Empresas devem ficar atentas ao dinamismo das tendências

Pesquisador(es):

Benjamin Rosenthal

De olho no TikTok como estratégia de comunicação, marcas devem atentar-se a novos formatos para garantir visibilidade na plataforma. Enquanto redes como o Facebook e Instagram focam na construção de laços entre usuários de uma mesma rede, o TikTok aposta nos conteúdos de diferentes fontes, mas que chamam a atenção do público em meio ao rápido fluxo de informações. Nesse cenário, organizações precisam se adequar aos formatos de sucesso próprios da plataforma ao utilizá-la em seu marketing.

A recomendação está em análise publicada por Benjamin Rosenthal, pesquisador da FGV EAESP, na revista “GV-executivo”. A partir de literatura sobre as particularidades do design do TikTok, o autor sugere orientações para a comunicação efetiva de marcas na rede.

Conteúdorelacionado

Por que nos envolvemos tão intensamente com certas práticas?

Sustentabilidade e cultura empresarial ética podem aumentar o valor das marcas para consumidores

Prática inovadora de ensino combina diferentes metodologias ativas para engajar estudantes de Administração de Empresas

Baseado em pesquisas anteriores, o autor aponta que mais da metade dos usuários do TikTok seguem marcas ou empresas na plataforma. Para alcançar esse público de forma efetiva, as companhias podem se promover criando conteúdo publicitário próprio, alinhado com os padrões da rede, ou por meio de parcerias com influenciadores da rede – enviando produtos para serem utilizados por eles ou dando domínio livre para criarem conteúdo criativo sobre a marca.

Marcas devem acompanhar tendências da plataforma

O autor ainda ressalta as características que fazem com que um conteúdo ganhe mais popularidade no TikTok, e que devem ser priorizadas pelas corporações em suas estratégias de comunicação. As marcas devem priorizar formatos criativos e inovadores de vídeos, que possam entreter e captar a atenção do usuário de forma autêntica e imprevisível, como a utilização de filtros e músicas populares no momento ou a participação em desafios e hashtags. Vale destacar que as práticas da rede são dinâmicas e se atualizam rapidamente, e por isso cabe às marcas manterem-se em dia com as tendências.

Confira o artigo na íntegra

Tags: estratégia de marketingestratégia TikTokmarcasmarcas no TikTokmarketingplataformaredes sociaistendeênciastiktok
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Por que nos envolvemos tão intensamente com certas práticas?
Administração de empresas

Por que nos envolvemos tão intensamente com certas práticas?

26 de agosto de 2024
Duas mulheres brancas seguram sacolas coloridas e observam vitrine; Sustentabilidade e ética empresarial contribuem para a percepção do consumidor sobre o valor da marca
Estratégias de marketing

Sustentabilidade e cultura empresarial ética podem aumentar o valor das marcas para consumidores

19 de dezembro de 2023
A partir de três metodologias ativas de aprendizagem, sistema proposto por professores da FGV incentiva habilidades de alunos de graduação
Pesquisa e conhecimento

Prática inovadora de ensino combina diferentes metodologias ativas para engajar estudantes de Administração de Empresas

27 de setembro de 2023

Conteúdo recente

O Amanhã Já Começou: Macrotendências Que Já Estão Mudando o E-commerce

Nova Realidade, Nova Comunicação: o Desafio do Líder Digital

27 de agosto de 2025
Decolonizar o ensino de administração: um passo de cada vez

Decolonizar o ensino de administração: um passo de cada vez

26 de agosto de 2025
Tecnologia e Mente: Qual o Limite da Gestão?

O Sofrimento no Trabalho Não é Apenas Individual, Mas Estrutural

25 de agosto de 2025

Mais lidos

Professora Gabriela Lotta conquista três prêmios por pesquisas em Administração Pública

Professora Gabriela Lotta conquista três prêmios por pesquisas em Administração Pública

8 de agosto de 2025
Estudo da FGV propõe impostos sobre o tabaco para financiar prevenção ao câncer de pulmão

Consumo e varejo desaceleram no Brasil: projeções da FGV para 2025 e 2026

31 de julho de 2025
#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Vacinar contra Chikungunya pode reduzir custos de saúde e afastamentos do trabalho

Mais concorrência, passagens mais baratas: estudo mostra como redistribuir slots pode beneficiar passageiros

28 de julho de 2025
Estudo da FGV propõe impostos sobre o tabaco para financiar prevenção ao câncer de pulmão

Estudo da FGV propõe impostos sobre o tabaco para financiar prevenção ao câncer de pulmão

30 de julho de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transformação digital transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

28 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Eficiência e acesso em saúde: o que podemos aprender com sistemas universais em países em desenvolvimento?

11 de julho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00