• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração pública

Falta de bases de dados abertos prejudica transparência em portais do Ministério Público

11 de agosto de 2023
Falta de bases de dados abertos prejudica transparência em portais do Ministério Público

cottonbro studio / Pexels

Resumo da pesquisa

– A partir da Lei de Acesso à Informação e das resoluções do Conselho Nacional do Ministério Público, pesquisadores analisam transparências do MPs estaduais e Federal

– As instituições não possuem bases de dados abertas em seus portais, afetando o acesso e a compreensão das informações pelos cidadãos

– Apesar do avanço na disponibilização de informações sobre orçamento, MP deve melhorar a comunicação sobre suas ações


Pesquisador(es):

Rayane Vieira Rodrigues

Gabriela Boechat

Heloisa Coli

Marco Antonio Carvalho Teixeira

Pesquisadores da FGV EAESP constataram a ausência de bases de dados abertos em portais institucionais e de transparência de Ministérios Públicos estaduais e do MP Federal, o que compromete o acesso e a compreensão de informações desses órgãos pelos cidadãos. Os MPs também não seguem totalmente resoluções do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para a disponibilização de acervo de processos judiciais.

A constatação de Rayane Vieira Rodrigues, Gabriela Boechat, Heloisa Coli e Marco Antonio Carvalho Teixeira está em artigo publicado na “Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade”.

Conteúdorelacionado

Corrupção: Entenda as Abordagens Teóricas e Estratégias de Controle

Quem Controla os Controladores no Sistema de Justiça Brasileiro?

Subjetividade das políticas organizacionais afeta performance e conduta dos colaboradores

Os autores analisaram os portais do Ministério Público Federal e de um Ministério Público por região do país, com sede nos seguintes estados: Amazonas, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Sergipe.

Os resultados são avaliados a partir das disposições da Lei de Acesso à Informação (LAI) e das resoluções e recomendações do CNMP. Instituída em 2011, a LAI possibilita o controle da sociedade sobre os agentes públicos, enquanto o CNMP, por meio das suas resoluções, realiza o controle interno da instituição. O trabalho também considera aspectos estruturais do MP e de qualidade na disponibilização de informações, como a facilidade de acesso e de utilização dos dados.

O estudo aponta que o MP deve cumprir a obrigação como agente público de fornecer aos cidadãos registros e justificativas sobre suas ações. “Apesar do recente avanço da transparência ativa nos Ministérios Públicos, isso aconteceu de forma limitada à disponibilização de informações referentes, principalmente, ao orçamento”, observa Rayane Vieira Rodrigues.

A autora segue: “O Ministério Público assumiu um papel de grande importância para a democracia brasileira, por isso a transparência deve avançar no sentido de disponibilizar informações também acerca da sua atuação, dos seus órgãos de controle internos e, mais importante, com qualidade”. Rodrigues acrescenta que os instrumentos de controle do CNMP apresentam muitas deficiências, o que inviabiliza melhorias na transparência da instituição.

Confira o artigo na íntegra

Tags: lei de acesso à informaçãoministério públicotransparência
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Corrupção: Entenda as Abordagens Teóricas e Estratégias de Controle
Administração pública

Corrupção: Entenda as Abordagens Teóricas e Estratégias de Controle

24 de abril de 2025
Quem Controla os Controladores no Sistema de Justiça Brasileiro?
Administração pública

Quem Controla os Controladores no Sistema de Justiça Brasileiro?

10 de outubro de 2024
ambiente de trabalho com computadores; estudo diz que performance dos colaboradores é afetadas por influências políticas nas organizações
Estudos organizacionais

Subjetividade das políticas organizacionais afeta performance e conduta dos colaboradores

21 de novembro de 2023

Conteúdo recente

Americanas: governança que vira valor de verdade

Americanas: governança que vira valor de verdade

18 de março de 2026
Relações diplomáticas e comerciais entre China e Estados Unidos no século XXI

China e Estados Unidos não vivem uma “Guerra Fria 2.0”: o que os dados realmente mostram sobre essa relação

16 de março de 2026
Consumidores diversos observando vitrines, representando como estereótipos influenciam decisões de compra.

Como o estereótipo afasta consumidores e cria barreiras invisíveis no mercado

13 de março de 2026

Mais lidos

Fechando a trilogia: um outro jeito de dizer se as máquinas pensam ou não

Fechando a trilogia: um outro jeito de dizer se as máquinas pensam ou não

27 de fevereiro de 2026
Administração Pública brasileira e inclusão social em reunião de conselho de políticas públicas com participação da sociedade

Como a Administração Pública brasileira fortalece a democracia por meio da inclusão social

13 de fevereiro de 2026
Ação do Estado em favela brasileira usada como exemplo em estudo sobre justificação de práticas organizacionais antiéticas nas redes sociais.

Como memes ajudam a justificar práticas organizacionais antiéticas

19 de fevereiro de 2026
Impacto da tecnologia no trabalho: pesquisa mostra efeitos na saúde mental e na vida profissional

Impacto da tecnologia no trabalho: pesquisa mostra efeitos na saúde mental e na vida profissional

3 de novembro de 2025
Máquinas não pensam como seres humanos! (pelo menos não até este momento…)

Máquinas não pensam como seres humanos! (pelo menos não até este momento…)

1 de novembro de 2025
Gráfico sobre remuneração dos CEOs e análise de desempenho financeiro das empresas

Remuneração dos CEOs: quando mais transparência leva a maior reconhecimento financeiro

16 de fevereiro de 2026

Tags

administração pública bem estar consumo coronavírus corrupção covid-19 desenvolvimento sustentável diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres Notícias internas ODS 3 ODS3 ODS 8 ODS 9 ODS 10 ODS 12 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

29 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Urbanismo feminista: o caso de Barcelona

16 de setembro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Eficiência e acesso em saúde: o que podemos aprender com sistemas universais em países em desenvolvimento?

11 de julho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00