A educação financeira pode transformar vidas – e é exatamente isso que o projeto da FGV está fazendo para mais de 132 mil pessoas afetadas pelo acidente da barragem de Brumadinho. Em parceria com o Tribunal de Justiça e o Ministério Público de Minas Gerais, a iniciativa levou conhecimento essencial à aldeia Kamakã (Esmeraldas-MG), ajudando a comunidade a gerenciar melhor as indenizações e evitar novos problemas financeiros.
André Andrade, do FGV Projetos, destaca que a participação dos Kamakã é uma vitória da comunidade, pois através do PTR e também da ajuda da Fundação, eles podem mais uma vez estabelecer suas origens e reforçar a unidade da aldeia. Cláudia Yoshinaga, professora de finanças da FGV, ressalta o papel da Fundação, que além de operacionalizar o projeto do PTR, é uma instituição de ensino e com isso, pôde ensinar a comunidade sobre como gerenciar o recurso financeiro recebido pelas famílias.
Com material didático acessível e um treinamento inédito, o impacto do projeto se expandiu por meio da mídia e agora será replicado para formar multiplicadores. Além disso, a experiência já inspira novas ações do Ministério Público e do Tribunal de Justiça para incluir a educação financeira em futuros processos de indenização.
Assista e saiba mais sobre essa iniciativa transformadora!