[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas Gestão da informação

Construir uma marca pessoal nas redes sociais exige coerência nos conteúdos postados

3 de abril de 2020
Construir uma marca pessoal nas redes sociais exige coerência nos conteúdos postados

Resumo da pesquisa

  • Desenvolver uma imagem pública nas mídias sociais (self-branding) atende a um determinado propósito, como um objetivo profissional ou a defesa de uma causa
  • Análise de postagens da ativista sueca Greta Thunberg mostrou coerência nos conteúdos veiculados e na narrativa para a construção de sua marca pessoal
  • Estudo deve avançar com a identificação dos elementos decisivos para a influência digital (como conteúdo postado, alcance da audiência e traços da personalidade)

Pesquisador(es):

Benjamin Rosenthal

A construção de uma marca pessoal nas redes sociais pode ser minuciosamente planejada ou intuitivamente desenvolvida. Para que sejam efetivas nesse sentido, as postagens de um influenciador digital (ou mesmo de qualquer pessoa que deseja criar uma imagem pública nas redes) devem apresentar um alto grau de coerência, tanto na natureza dos conteúdos postados quanto na forma da narrativa, a fim de alcançar o seu propósito, seja ele profissional ou a promoção de uma causa, por exemplo. Essa é a conclusão do pesquisador Benjamin Rosenthal, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), em análise na revista “GV Executivo” de 2 de abril.

Para exemplificar como se dá o processo de self-branding (o desenvolvimento dessa imagem pública) nas mídias sociais, além de se basear na literatura sobre o tema, Rosenthal analisou 100 posts do Instagram da ativista sueca de 17 anos Greta Thunberg, que tem 9,2 milhões de seguidores. Foram considerados os conteúdos de fotos, vídeos e textos (e classificados em categorias como pessoal, profissional, contextual) e os elementos da narrativa (expressão facial, companhias, vestimentas). O objetivo era verificar como eles são utilizados para construir a sua marca pessoal – de garota despojada e defensora das causas ambientais.

Conteúdorelacionado

A Psicologia da Fidelização Dos Clientes

Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã

Laboratórios Vivos de Agricultura: Inovação Aberta para um Futuro Sustentável

Coerência no conteúdo e na narrativa

“Nos posts analisados, existe coerência no mix de conteúdos abordados. Embora sejam de naturezas diversas, todos convergem para o mesmo ponto: o movimento de ativismo ecológico protagonizado por uma adolescente. Em termos de narrativa, ela se apresenta de forma simples e natural, como uma menina típica da sua idade, seja no tom de voz, na escolha das palavras, nas imagens de fundo ou na forma como se veste, reforçando o conteúdo das postagens”, explica o autor.

Para ele, que estuda influência digital nas redes sociais, entender a construção dessa marca pessoal é muito importante no contexto atual. “Cada vez mais as pessoas precisam ser empreendedoras e se colocarem publicamente, ou porque têm um negócio ou causa própria ou porque necessitam se destacar na empresa onde trabalham”. O próximo passo da pesquisa, segundo Rosenthal, é estruturar como essa influência digital acontece. “Queremos estabelecer quais são os elementos que constroem essa influência, como o conteúdo postado, a audiência ou a pessoa que se é”.

CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

A Psicologia da Fidelização Dos Clientes
Blog Gestão e Negócios

A Psicologia da Fidelização Dos Clientes

9 de maio de 2025
Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã
Vídeos

Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã

7 de maio de 2025
Laboratórios Vivos de Agricultura: Inovação Aberta para um Futuro Sustentável
Administração de empresas

Laboratórios Vivos de Agricultura: Inovação Aberta para um Futuro Sustentável

5 de maio de 2025

Conteúdo recente

A Psicologia da Fidelização Dos Clientes

A Psicologia da Fidelização Dos Clientes

9 de maio de 2025
Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã

Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã

7 de maio de 2025
Laboratórios Vivos de Agricultura: Inovação Aberta para um Futuro Sustentável

Laboratórios Vivos de Agricultura: Inovação Aberta para um Futuro Sustentável

5 de maio de 2025

Mais lidos

Ondas de calor: projeto aplicado propõe soluções para o Jardim Ibirapuera

Ondas de calor: projeto aplicado propõe soluções para o Jardim Ibirapuera

17 de abril de 2025
Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Geografia do Pix: estudo revela padrões de uso e impacto do meio de pagamento no Brasil

Geografia do Pix: estudo revela padrões de uso e impacto do meio de pagamento no Brasil

21 de abril de 2025
Corrupção: Entenda as Abordagens Teóricas e Estratégias de Controle

Corrupção: Entenda as Abordagens Teóricas e Estratégias de Controle

24 de abril de 2025
Indisciplina no Ensino Superior em Tempos de IA: Para Onde Correremos?

Indisciplina no Ensino Superior em Tempos de IA: Para Onde Correremos?

29 de abril de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

25 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: O fenômeno do encolhimento de cidades no Brasil

10 de fevereiro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Relação da diversidade com os resultados financeiros das empresas

12 de dezembro de 2024
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Como a imigração forçada impacta a violência?

22 de novembro de 2024
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00