• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Consumidores da terceira idade rejeitam imagens estereotipadas na publicidade, aponta estudo

16 de dezembro de 2020
Consumidores da terceira idade rejeitam imagens estereotipadas na publicidade, aponta estudo

FOTO: JEFF SHELDON / UNSPLASH

Como os consumidores mais velhos interpretam e dão sentido aos produtos da mídia cultural, como campanhas publicitárias, que os retratam? Estudo publicado na revista científica “Journal of Marketing Management”, que tem entre seus autores o professor da FGV EAESP Benjamin Rosenthal, revela que consumidores idosos rejeitam imagens estereotipadas de sua coorte na publicidade, mesmo quando as imagens são positivas.

“As marcas muitas vezes tentam retratar de forma positiva a terceira idade e incorrem no estereótipo positivo. O que nosso estudo mostra é que esse estereótipo é também percebido como negativo”, comenta Rosenthal.

Conteúdorelacionado

O poder do consumo consciente e bem-estar no dia a dia: o encantamento do consumidor

Por que nos envolvemos tão intensamente com certas práticas?

Prática inovadora de ensino combina diferentes metodologias ativas para engajar estudantes de Administração de Empresas

O estudo qualitativo analisou 626 anúncios e realizou 18 entrevistas com brasileiros idosos. Os resultados mostram que os entrevistados procuram distanciar-se das imagens sociais estereotipadas da velhice, colocando-se em um estado liminar de “não ser muito velho, mas não mais jovem”.

Para Rosenthal, “a invisibilidade da terceira idade na propaganda é uma constante e mesmo todos os esforços em contrário ainda não renderam resultados significativos. A mudança real ainda precisa acontecer”.

De acordo com os autores, a pesquisa mostra as oportunidades dos produtores culturais em mídia em alinhar melhor suas mensagens com os esforços legislativos e regulatórios para retratar os consumidores mais velhos de forma mais realista e desestigmatizar com sucesso essa parte da população.

Clique na imagem abaixo e acesse o estudo:

Tags: idodosmarketingmídia culturalpublicidadeterceira idadevelhice
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Pessoa preparando cosméticos naturais em casa com ingredientes simples, representando o consumo consciente e bem-estar.
Administração de empresas

O poder do consumo consciente e bem-estar no dia a dia: o encantamento do consumidor

11 de novembro de 2025
Por que nos envolvemos tão intensamente com certas práticas?
Administração de empresas

Por que nos envolvemos tão intensamente com certas práticas?

26 de agosto de 2024
A partir de três metodologias ativas de aprendizagem, sistema proposto por professores da FGV incentiva habilidades de alunos de graduação
Pesquisa e conhecimento

Prática inovadora de ensino combina diferentes metodologias ativas para engajar estudantes de Administração de Empresas

27 de setembro de 2023

Conteúdo recente

Mapa ilustrando potenciais vias para expansão do Programa Ruas Abertas em São Paulo.

Ruas Abertas em São Paulo: estudo revela caminhos para ampliar lazer, comércio e mobilidade ativa

19 de dezembro de 2025
A atenção dos agentes econômicos varia conforme a volatilidade e influencia a política monetária.

Por que a atenção das pessoas influencia a eficácia da política monetária

15 de dezembro de 2025
Profissionais de saúde mental atendendo pacientes em uma unidade do SUS no Brasil

Contratação de profissionais de saúde mental melhora atendimento no SUS, mas não reduz mortalidade

10 de dezembro de 2025

Mais lidos

Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Impacto da tecnologia no trabalho: pesquisa mostra efeitos na saúde mental e na vida profissional

Impacto da tecnologia no trabalho: pesquisa mostra efeitos na saúde mental e na vida profissional

3 de novembro de 2025
FGV EAESP sedia lançamento do livro “Estado, Capitalismo e Desenvolvimento na visão de Bresser-Pereira”

FGV EAESP sedia lançamento do livro “Estado, Capitalismo e Desenvolvimento na visão de Bresser-Pereira”

3 de dezembro de 2025
Aplicações da Inteligência Artificial na Administração Pública

Como a Inteligência Artificial está transformando a Administração Pública

13 de novembro de 2025
Como os municípios brasileiros contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Como os municípios brasileiros avançam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

5 de novembro de 2025
Gráfico mostrando a volatilidade e correlação entre stablecoins e criptomoedas.

Stablecoins são realmente estáveis? Pesquisa revela fragilidades e riscos no mercado de criptomoedas

5 de dezembro de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar consumo coronavírus corrupção covid-19 desenvolvimento sustentável diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres Notícias internas ODS 3 ODS3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

29 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Urbanismo feminista: o caso de Barcelona

16 de setembro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Eficiência e acesso em saúde: o que podemos aprender com sistemas universais em países em desenvolvimento?

11 de julho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00