• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Impactos e desafios da Covid-19 começam a ser estudados, mas ainda há ausência de pesquisas robustas na área de marketing

27 de fevereiro de 2021
Impactos e desafios da Covid-19 começam a ser estudados, mas ainda há ausência de pesquisas robustas na área de marketing

Imagem: Nick Fewings / Unsplash

Resumo da pesquisa

  • Edição especial da RAE buscou reunir pesquisas e análises que ajudem a compreender impacto da COVID-19
  • Alguns estudos conseguiram ser adaptados e já ajudam a jogar luz no cenário enfrentado por pessoas, organizações e sociedade
  • Principal ausência de pesquisas se concentra na área de marketing, que ainda não conseguiu apresentar pesquisas robustas

Pesquisador(es):

Ely Laureano Paiva

Link do artigo

A pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros desafios e impactos para as pessoas, as organizações e toda a sociedade. Diante deste cenário, e com o objetivo de buscar na ciência indicativos das práticas mais seguras para as transformações necessárias ao nosso cotidiano, a RAE (Revista de Administração de Empresas) convidou pesquisadores, avaliadores e editores para construir uma edição especial da revista para apontar os caminhos possíveis na compreensão do cenário da pandemia em 2020 e para planejar o futuro das organizações.

A tarefa é árdua para algumas áreas do conhecimento, que precisam de mais tempo para a construção de modelos e/ou esquemas analíticos robustos para  compreensão dos fenômenos. Felizmente, outras conseguem contribuir mais de imediato com o avanço do conhecimento ao adaptar pesquisas já em andamento, de modo a jogar luz sobre os novos fenômenos.

Conteúdorelacionado

Liderança feminina é mais eficaz em crises? Estudo questiona hipótese durante a COVID-19

Como a capacidade de governança influenciou a resposta à COVID-19 nos países em desenvolvimento

Por que nos envolvemos tão intensamente com certas práticas?

Alguns trabalhos que se destacaram na edição tratam da epidemia de burnout entre médicos e a possibilidade de mitigar os seus impactos através de um melhor relacionamento entre líderes e liderados; discutem como as organizações responderam às necessidades trazidas pela pandemia com base  em inovações e adaptações de seus processos; e fazem questões relacionada ao meio ambiente, diferentes impactos nas desigualdades e minorias, bem como questões de ensino de Administração como resposta à necessidade de adaptar conteúdos, disciplinas e programas para um formato on-line.

Um ponto de atenção – e de oportunidade – está na ausência de artigos que apresentassem novas ou inovadoras perspectivas sobre como essa pandemia poderia  transformar, modificar ou gerar novas perspectivas teóricas para  fenômenos de marketing motivados pela atípica situação da Covid-19. Os artigos que chegaram a ser submetidos não foram aprovados por serem muito descritivos, sem maiores discussões de implicações teóricas para o marketing, com ausência de elaboração de hipóteses consistentes e de propostas de frameworks com uma forte sustentação de literatura e, em sua maioria, com problemas metodológicos de diversas ordens, especialmente amostragens pequenas, não representativos e coletadas usando o critério de conveniência para a seleção dos respondentes.

Com a pandemia prolongada, suas consequência seguirão sendo analisadas e discutidas, e há a expectativa de próximos artigos – não só na RAE, mas em outros periódicos – que vão refletir os impactos da Covid-19 sob os pontos de vista empresarial, social e ambiental, o que poderá ajudar a sociedade a enfrentar as desigualdades sociais e impactos ambientais que teremos pela frente.

Confira os artigos da edição completa.

Tags: ciênciacovid-19estudosimpactosmarketing
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Liderança feminina é mais eficaz em crises? Estudo questiona hipótese durante a COVID-19
Administração de empresas

Liderança feminina é mais eficaz em crises? Estudo questiona hipótese durante a COVID-19

8 de setembro de 2025
Como a capacidade de governança influenciou a resposta à COVID-19 nos países em desenvolvimento
Administração pública

Como a capacidade de governança influenciou a resposta à COVID-19 nos países em desenvolvimento

14 de abril de 2025
Por que nos envolvemos tão intensamente com certas práticas?
Administração de empresas

Por que nos envolvemos tão intensamente com certas práticas?

26 de agosto de 2024

Conteúdo recente

O Poder dos Municípios: Como funciona o lobby municipal no Brasil?

O Poder dos Municípios: Como funciona o lobby municipal no Brasil?

27 de outubro de 2025
Governança de Fachada? O Risco Silencioso Que Destrói Valor Nas Empresas

Governança de Fachada? O Risco Silencioso Que Destrói Valor Nas Empresas

24 de outubro de 2025
Empreendedorismo como resistência: a reinvenção da vida nas periferias

Empreendedorismo como resistência: a reinvenção da vida nas periferias

23 de outubro de 2025

Mais lidos

Novos docentes fortalecem a excelência acadêmica da FGV EAESP

Novos docentes fortalecem a excelência acadêmica da FGV EAESP

3 de outubro de 2025
Professores da FGV EAESP estão entre os mais influentes do mundo, segundo ranking internacional

Professores da FGV EAESP estão entre os mais influentes do mundo, segundo ranking internacional

14 de outubro de 2025
Poderiam as máquinas pensar tal como os humanos?

Poderiam as máquinas pensar tal como os humanos?

20 de setembro de 2025
Estudo da FGV propõe impostos sobre o tabaco para financiar prevenção ao câncer de pulmão

Consumo e varejo desaceleram no Brasil: projeções da FGV para 2025 e 2026

31 de julho de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Coordenação em Projetos Ágeis de Software: Desafios e Soluções no Brasil

Coordenação em Projetos Ágeis de Software: Desafios e Soluções no Brasil

3 de outubro de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 desenvolvimento sustentável diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

29 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Urbanismo feminista: o caso de Barcelona

16 de setembro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Eficiência e acesso em saúde: o que podemos aprender com sistemas universais em países em desenvolvimento?

11 de julho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00