• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas Pesquisa e conhecimento

Prática de ensino focada nas experiências dos próprios alunos traz benefícios ao processo de aprendizagem

19 de setembro de 2023
Prática de ensino focada nas experiências dos próprios alunos traz benefícios ao processo de aprendizagem

Tima Miroshnichenko / Pexels

Resumo da pesquisa

  • Diários reflexivos permitem maior engajamento dos estudantes do ensino superior com as atividades de ensino
  • Estudo foi feito a partir da experiência com alunos de graduação da FGV EAESP
  • Ferramenta também é útil a docentes como método avaliativo

Pesquisador(es):

Carla Campana

Utilizados como ferramenta de educação alternativa, os chamados diários reflexivos são produzidos a partir de observações dos alunos sobre suas experiências individuais com as atividades de ensino. As observações permitem o desenvolvimento de habilidades que conectam estudantes e professores ao processo educativo e entre si, auxiliando no aprendizado. É o que mostra Carla Campana, pesquisadora da FGV EAESP, em artigo na revista “GVcasos”.

Para investigar o papel da prática na educação de alunos do ensino superior, a autora discute o uso dos diários por alunos da graduação em Administração de Empresas da FGV EAESP durante um programa pedagógico da instituição, que desde 2017 integra a grade curricular do curso. A partir de literatura da área e trechos ilustrativos dos registros, o estudo apresenta resultados e sugestões de uso dessa ferramenta tanto por estudantes quanto por docentes.

Conteúdorelacionado

Ferramenta prática auxilia em momentos de indecisão profissional

Oficina do curso de Administração Pública da FGV EAESP acolhe novos estudantes com aprendizagem baseada na prática

Estudantes de Administração Pública da FGV EAESP participam de imersão no governo do Espírito Santo

Segundo o estudo, os diários são feitos em formato de texto, mas frequentemente são complementados por fotos, colagens, desenhos e outros tipos de registros que auxiliam no processamento das informações. Em seu conteúdo, os alunos trazem relatos, expectativas, feedbacks e uma autoavaliação sobre o aprendizado que obtiveram com o projeto naquela semana, trazendo conceitos aprendidos, emoções que surgiram com a experiência e aspectos em que ainda desejam melhorar. Esse tipo de reflexão traz maior envolvimento e alinhamento dos estudantes com seu próprio ensino, ressalta a autora.

A autora ainda destaca que a prática pode ser utilizada por professores com o intuito de avaliar e acompanhar o aprendizado da turma, uma vez que permite a identificação de dificuldades gerais da turma e pontos que ainda devem ser aprimorados. Diferentemente dos métodos de avaliação tradicionais, como provas e trabalhos, esses instrumentos permitem ao docente realizar intervenções ao longo do curso de acordo com o feedback dos alunos, além de aproximar e criar conexões entre os dois grupos.

Confira o artigo na íntegra

Tags: administraçãoaprendizagemestudantesexperiênciafgv alunosgraduaçãoprática
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Ferramenta prática auxilia em momentos de indecisão profissional
Administração de empresas

Ferramenta prática auxilia em momentos de indecisão profissional

27 de março de 2024
Oficina do curso de Administração Pública da FGV EAESP acolhe novos estudantes com aprendizagem baseada na prática
Pesquisa e conhecimento

Oficina do curso de Administração Pública da FGV EAESP acolhe novos estudantes com aprendizagem baseada na prática

2 de maio de 2023
Estudantes de Administração Pública da FGV EAESP participam de imersão no governo do Espírito Santo
Administração pública

Estudantes de Administração Pública da FGV EAESP participam de imersão no governo do Espírito Santo

14 de abril de 2023

Conteúdo recente

O Amanhã Já Começou: Macrotendências Que Já Estão Mudando o E-commerce

O Amanhã Já Começou: Macrotendências Que Já Estão Mudando o E-commerce

14 de junho de 2025
#Podcast Insights: Inteligência artificial na fábrica. Por onde começar?

#Podcast Insights: Inteligência artificial na fábrica. Por onde começar?

13 de junho de 2025
#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025

Mais lidos

FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

3 de junho de 2025
Tempo, discurso e estratégia: como as organizações constroem narrativas para influenciar decisões?

Tempo, discurso e estratégia: como as organizações constroem narrativas para influenciar decisões?

16 de maio de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Indisciplina no Ensino Superior em Tempos de IA: Para Onde Correremos?

Indisciplina no Ensino Superior em Tempos de IA: Para Onde Correremos?

29 de abril de 2025
Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

26 de maio de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

26 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: O fenômeno do encolhimento de cidades no Brasil

10 de fevereiro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Relação da diversidade com os resultados financeiros das empresas

12 de dezembro de 2024
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00