[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Transferência de conhecimento precisa ir além de manuais e fichas técnicas para conseguir gerar aprendizagem entre organizações

3 de novembro de 2021
Transferência de conhecimento precisa ir além de manuais e fichas técnicas para conseguir gerar aprendizagem entre organizações

Imagem: Pixabay

Resumo da pesquisa

  • Ao analisar a transferência de conhecimento entre uma instituição brasileira de pesquisa pública e suas empresas licenciadas, estudo aponta que codificação do conhecimento em fichas técnicas ou manuais é insuficiente para permitir uma efetiva exploração da tecnologia  no campo das empresas licenciadas
  • Especialmente para temas complexos, a transferência de conhecimento entre organizações requer aprendizagem conjunta, em um processo mais personalizado e próximo entre as partes
  • Pesquisadores sugerem que a transferência de conhecimento não deva ser encarada como a simples ação de repassar o conhecimento de um contexto para outro, devendo incluir atividades de socialização e experimentação prática entre a instituição de pesquisa e as empresas licenciadas

Pesquisador(es):

Daniela Martins Diniz
Fabricio Molica de Mendonça
Fátima Bayma de Oliveira
Anderson de Souza Sant’anna

Confira o estudo na íntegra

Apesar do que a expressão semanticamente possa sugerir, “transferir conhecimento” entre duas organizações é mais do que apenas repassar o conhecimento de um contexto para outro.

Ao analisar de maneira qualitativa o caso da maior instituição pública de pesquisa agropecuária no Brasil, pesquisadores chegaram à conclusão de que somente a “codificação” do conhecimento (em manuais, publicações ou fichas técnicas) é insuficiente para garantir que o conhecimento chegasse às empresas licenciadas pela instituição.

Conteúdorelacionado

Fisioterapeutas, personal trainers, profissionais de pilates e RPG precisam de empatia e vínculo emocional com clientes para educá-los

Confira o Anuário de Pesquisa 2019 – 2020 da FGV EAESP

“Os  resultados do estudo apontam que, a despeito da diversidade de  mecanismos disponíveis (que variam desde reuniões, cursos, visitas, dias  de campo, unidades de observação), o processo de transferência entre a Instituição de Pesquisa e as empresas é caracterizado pelo uso mais intensivo de mecanismos de codificação (em lugar dos métodos de  personalização, os quais são fundamentais na transferência de  conhecimento tácito)”, explicam os autores, dentre os quais está Anderson de Souza Sant’anna, pesquisador e professor da FGV EAESP.

Diante desses achados, a sugestão dos pesquisadores é que a transferência de conhecimento entre organizações deva acontecer como um processo relacional, que requer aprendizagem contínua – especialmente nos casos em que o tipo de conhecimento a ser transferido seja de natureza complexa, como é o caso das cultivares de milho da instituição analisada.

“Ainda que a Instituição de Pesquisa codifique esses conhecimentos em manuais, publicações e fichas técnicas, tais ações não parecem suficientes para permitir uma efetiva exploração da tecnologia no campo das empresas licenciadas”, salientam os autores.

De acordo com a pesquisa publicada, alguns dos gargalos do processo de transferência de conhecimento interorganizacional (como baixa integração social entre as as partes, dificultando o diálogo e o  relacionamento; emergência de conflitos relacionais em razão das diferenças culturais; e dificuldades de aplicação da tecnologia pelas empresas licenciadas, inibindo o potencial  de inovação do processo) poderiam ser atenuados com a  adoção de mecanismos de personalização, como possibilitar ampla interação pessoal entre as partes e/ou incentivar o compartilhamento de experiências e aprendizagem  conjunta.

Esse tipo de atitude, segundo os pesquisadores, poderia permitir que tais barreiras fossem superadas e o conhecimento transferido com mais sucesso. “Os mecanismos de personalização são variáveis essenciais quando se pensa em processos de transferência de  conhecimento bem-sucedidos, sobretudo quando o conhecimento objeto da transferência possui natureza complexa”, reforçam os autores.

Confira o estudo na íntegra

Tags: conhecimentoMecanismos de TransferênciaRelações InterorganizacionaisTecnologias AgropecuáriasTransferência de Conhecimento
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Transparência pública ativa tende a ser maior em cidades mais populosas e administração em municípios menores tende a ser mais opaca
Administração de empresas

Fisioterapeutas, personal trainers, profissionais de pilates e RPG precisam de empatia e vínculo emocional com clientes para educá-los

10 de dezembro de 2021
Confira o Anuário de Pesquisa 2019 – 2020 da FGV EAESP
Análise

Confira o Anuário de Pesquisa 2019 – 2020 da FGV EAESP

24 de julho de 2020

Conteúdo recente

Moeda Real

Reformas neoliberais contribuíram para a quase estagnação da economia brasileira

26 de julho de 2022
mão masculina segura cartão bancário enquanto utiliza o computador

Índice que avalia qualidade do atendimento de bancos e plataformas apresenta redução em junho

25 de julho de 2022
“Cadernos de Gestão Pública e Cidadania”: pesquisadores podem submeter textos para nova seção da revista

“Cadernos de Gestão Pública e Cidadania”: pesquisadores podem submeter textos para nova seção da revista

18 de julho de 2022

Mais lidos

No combate à pandemia, municípios brasileiros driblaram limitações de recursos com gestão compartilhada

No combate à pandemia, municípios brasileiros driblaram limitações de recursos com gestão compartilhada

24 de junho de 2022
Executivos devem apostar no regime híbrido para engajar colaboradores no pós-pandemia

Executivos devem apostar no regime híbrido para engajar colaboradores no pós-pandemia

27 de junho de 2022
planta, tablet branco e xícara de café sobre superfície branca

ESG na prática: para real impacto, estratégias empresariais devem respeitar os limites do planeta

6 de julho de 2022
Relatório lançado pela FGV EAESP apresenta o impacto acadêmico, prático e educacional da escola para a comunidade

Relatório lançado pela FGV EAESP apresenta o impacto acadêmico, prático e educacional da escola para a comunidade

13 de julho de 2022
Mãos femininas seguram muda de planta

Agenda de sustentabilidade nas organizações é tema de webinar com pesquisadores da FGV EAESP

12 de julho de 2022
43% dos trabalhadores brasileiros alegam que estão com sobrecarga de trabalho, revela pesquisa

43% dos trabalhadores brasileiros alegam que estão com sobrecarga de trabalho, revela pesquisa

13 de junho de 2022

Tags

administração de empresas auxílio emergencial blockchain consumo coronavírus covid-19 covil-19 economia educação ESG Estratégia FGVcef FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa FGVsaúde finanças gestão gestão de saúde gestão pública gv-executivo gênero inovação investimentos liderança marketing mulheres NEB Notícias internas ODS3 ODS10 pandemia participação PIX política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência

FGV EAESP PESQUISA

Institucional
Pesquisadores
Apoio Financeiro a Professores
Agências de fomento
Conexão Pesquisa

JOVENS PESQUISADORES

Programa de Iniciação à Pesquisa
Residência em Pesquisa
Conexão Local
PIBIC

PESQUISA CIENTÍFICA

Linhas de Pesquisa
Indicadores

PESQUISA APLICADA

Centros de Estudos
Indicadores

PUBLICAÇÕES

Relatórios de pesquisas
Sínteses de pesquisas
Relatórios - PIBIC
Relatórios – Conexão Local
Anuários de Pesquisas
Teses e Dissertações
Casos de Impacto Social

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00