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Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas Estratégia empresarial

Auditorias que fornecem selo de credibilidade e estratégias de ESG trazem impacto social para negócios

9 de janeiro de 2023
Auditorias que fornecem selo de credibilidade e estratégias de ESG trazem impacto social para negócios

Riccardo Annandale / Unsplash

Resumo da pesquisa

– Estudo reflete sobre oportunidades e obstáculos de negócios voltados a fazer a diferença na vida das pessoas

– Impactos sociais dos negócios são difíceis de serem mensurados, e obstáculos são ainda maiores para empresas com escassos recursos financeiros e humanos

– Para transformação social, negócios devem mirar em mudanças a longo prazo e apostar em cinco valores principais: colaboração, compliance, consistência, coerência e coragem


Pesquisador(es):

Edgard Barki

Negócios alinhados à sustentabilidade e à responsabilidade social são cada vez mais necessários diante de desafios como desigualdade social e crise climática. Apesar da dificuldade em mensurar o impacto social das organizações, algumas qualidades são fundamentais para empreendimentos com essa missão. As auditorias que garantem a transparência e credibilidade das empresas do Sistema B, inovações como programas de trainees para pessoas negras, além de compromissos a longo prazo através de práticas ESG (ambiente, sociedade e governança) são exemplos de iniciativas que podem contribuir para a geração de impacto social.

Artigo do pesquisador da FGV EAESP Edgard Barki publicado na revista “GV Executivo” reflete sobre os obstáculos e oportunidades de negócios voltados a fazer a diferença na vida das pessoas em áreas como saúde, educação, habitação e serviços financeiros. O autor alerta que o conceito de impacto social não é consensual, e com frequência seu entendimento é baseado na autodeclaração das empresas.

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Empreendimentos criados com a missão de combater desigualdades e atender a população de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social podem ter impacto direto no público atendido. Porém, explica o autor, o monitoramento desse impacto envolve recursos financeiros, humanos, além de tempo, o que representa obstáculos para a realização dessa atividade em pequenos negócios.

O artigo também ressalta que os negócios de impacto ficam com frequência restritos à mitigação, focados em minimizar problemas criados pelo capitalismo sem questionar o status quo ou promover mudanças mais radicais. Além disso, incorporar a base da pirâmide no mundo dos negócios representa um desafio adicional para reduzir desigualdades.

Por outro lado, as oportunidades de impacto social residem em fatores que o autor denomina como “cinco Cs para uma transformação social mais concreta”: a colaboração, que exige superação das atuações individuais para resolver questões complexas; o compliance, que cria mecanismos de transparência e credibilidade para as ações empresariais; a consistência, que objetiva impactos sistêmicos a longo prazo; a coerência, que conecta discurso e realidade e vai além de práticas pontuais; e a coragem, que consiste na inovação que rompe com paradigmas.

Confira o artigo na íntegra

Tags: auditoriacoerênciacolaboraçãocomplianceconsistênciaESGEstratégiaimpacto socialinovaçãonegóciosresponsabilidade social
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