• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas Estratégia empresarial

Negociações virtuais podem afetar percepção de investidores sobre entusiasmo e motivação de empreendedores

26 de dezembro de 2023
pessoa gesticula em frente a tela de computador sobre mesa de trabalho; a tela mostra imagem de homem branco de meia idade em videoconferência

Imagem: Dylan Ferreira / Unsplash

Resumo da pesquisa

  • Transição para ambiente online trazida pela pandemia de Covid-19 dificulta a comunicação entre investidores e empresários
  • Confiabilidade, arrogância e paixão pelo empreendimento, indicadores importantes para investidores, passam a ser percebidos pela entonação de voz dos negociantes
  • Capacitação para comunicação no ambiente virtual pode melhorar desempenho de empreendedores

Pesquisador(es):

Nicole Kuhn

Gilberto Sarfati

No mercado de investimentos, o ambiente virtual pode afetar a percepção de financiadores sobre o comportamento de empresários e, consequentemente, as decisões de investimento. As negociações online resultantes da pandemia de Covid-19 trouxeram desafios à comunicação entre empreendedor e investidor-anjo. Em interações presenciais, os investidores observam a linguagem corporal e as expressões faciais para realizar a avaliação de um empreendedor. Paixão, arrogância e confiabilidade são os principais critérios considerados. No contexto virtual, no entanto, a capacidade de interpretação desses sinais é limitada, e os investidores passam a depender de aspectos como a entonação de voz. Para driblar o problema, empreendedores devem se preparar para se comunicarem de forma assertiva em apresentações online.

O achado está em artigo publicado pelos pesquisadores da FGV EAESP Nicole Kuhn e Gilberto Sarfati no periódico “Journal of Entrepreneurship in Emerging Economies”. O estudo analisa os investidores-anjo, também conhecidos como angel investors’, profissionais experientes que aplicam seu próprio capital em empresas em estágio inicial. Para entender como o ambiente online pode afetar a percepção desses investidores sobre o comportamento de empresários, os autores estudaram um grupo de investidores-anjo brasileiros entre agosto de 2018 e fevereiro de 2021. Eles observaram e analisaram sessões de apresentações de startups – denominadas pitch – que buscavam investimento do grupo, além de documentos contendo informações levantadas pela equipe sobre as companhias. Os cientistas  também realizaram entrevistas com seis membros da associação de investidores estudada.

Conteúdorelacionado

Comportamento de investidores no mercado financeiro pode ser influenciado por fatores sociais, como o gênero

Algoritmos de inteligência artificial permitem aprimoramento estratégico no mercado financeiro

Mecanismo de proteção a investidores é menos frequente em empresas com concentração de propriedade

Treinamento para comunicação online pode ajudar empreendedor a sensibilizar o investidor-anjo

De acordo com o estudo, a transição para o ambiente online trouxe mudanças significativas na avaliação da paixão dos profissionais pelos seus negócios, um dos principais fatores subjetivos analisados nos pitchs. Em negociações presenciais, os investidores observam esse critério por meio do entusiasmo na expressão e nos movimentos corporais, bem como na comunicação verbal. Já no ambiente virtual, com interações mais restritas, os investidores passaram a interpretar a paixão por meio da entonação de voz dos empreendedores.

Por outro lado, a avaliação da confiabilidade e da arrogância dos profissionais não apresentou mudanças significativas. Para analisar se os empreendedores são confiáveis, o conteúdo da fala é mais importante do que a linguagem corporal utilizada, permitindo identificar informações falsas ou ocultas, por exemplo. Já a arrogância é percebida, sobretudo, pelo tom de voz e pela receptividade dos empresários em responder perguntas. Isso indica que fatores relacionados à linguagem corporal são mais relevantes para avaliar a paixão.

Para aprimorar o desempenho de empreendedores, os autores sugerem desenvolver a comunicação verbal e corporal no ambiente virtual. É importante demonstrar, especialmente, o entusiasmo e a motivação na fala. Isso inclui o uso de gestos manuais e de contato visual durante a fala, de forma a estabelecer conexões com os investidores. Os profissionais também devem ser treinados para olhar diretamente para a webcam, além de não utilizar recursos e materiais de apoio que possam contribuir para a perda de contato visual, como apresentações de slides. Outras dicas incluem garantir a qualidade do áudio e uma boa entonação vocal. Esses fatores contribuem para que investidores forneçam avaliações mais positivas e tomem decisões mais favoráveis em relação a novos empreendimentos.

Tags: avaliação de empreendedoresbusca por investimentoinvestidor-anjoInvestidoresnegociação virtualpitch
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

comportamento de investidores pode estar relacionada a aspectos socioculturais: homens apresentam mais excesso de confiança do que mulheres, por exemplo
Administração de empresas

Comportamento de investidores no mercado financeiro pode ser influenciado por fatores sociais, como o gênero

19 de março de 2024
Estudo da FGV avalia que mercado financeiro pode se valer da grande capacidade de processamento de dados através da inteligência artificial
Contabilidade e finanças

Algoritmos de inteligência artificial permitem aprimoramento estratégico no mercado financeiro

2 de outubro de 2023
Mecanismo de proteção a investidores é menos frequente em empresas com concentração de propriedade
Estratégia empresarial

Mecanismo de proteção a investidores é menos frequente em empresas com concentração de propriedade

28 de janeiro de 2023

Conteúdo recente

O Amanhã Já Começou: Macrotendências Que Já Estão Mudando o E-commerce

O Amanhã Já Começou: Macrotendências Que Já Estão Mudando o E-commerce

14 de junho de 2025
#Podcast Insights: Inteligência artificial na fábrica. Por onde começar?

#Podcast Insights: Inteligência artificial na fábrica. Por onde começar?

13 de junho de 2025
#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025

Mais lidos

FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

3 de junho de 2025
Tempo, discurso e estratégia: como as organizações constroem narrativas para influenciar decisões?

Tempo, discurso e estratégia: como as organizações constroem narrativas para influenciar decisões?

16 de maio de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Indisciplina no Ensino Superior em Tempos de IA: Para Onde Correremos?

Indisciplina no Ensino Superior em Tempos de IA: Para Onde Correremos?

29 de abril de 2025
Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

26 de maio de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

26 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: O fenômeno do encolhimento de cidades no Brasil

10 de fevereiro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Relação da diversidade com os resultados financeiros das empresas

12 de dezembro de 2024
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00