• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas Estratégias de marketing

Aglomerações em lojas têm efeito negativo na satisfação dos clientes

19 de abril de 2022
Aglomeração de pessoas em corredor de centro comercial

Feliphe Schiarolli / Unsplash

Resumo da pesquisa

  • Emoções negativas, como irritação e ansiedade, influenciam o comportamento de clientes nas lojas
  • Em culturas menos tolerantes à incerteza, os consumidores tendem a sentir mais insatisfação com ambientes lotados
  • Fatores como interações sociais e identificação com outros consumidores podem atenuar o impacto negativo das aglomerações na satisfação dos clientes

Pesquisador(es):

Fernando de Oliveira Santini

Wagner Júnior Ladeira

Diego Costa Pinto

Márcia Maurer Herter

Anna S. Mattila

Marcelo Gattermann Perin

 

Fazer compras em uma loja lotada, com grandes filas ou espaços desorganizados, pode gerar irritação, ansiedade e estresse nos clientes. A aglomeração, portanto, afeta a satisfação do consumidor e seu comportamento nesses ambientes, causando impacto direto nas vendas.

É o que aponta estudo do professor da FGV EAESP Marcelo Gattermann Perin e colaboradores. Em artigo publicado na revista “Marketing Intelligence & Planning”, os pesquisadores propõem modelos teóricos para analisar as emoções negativas associadas à experiência de aglomeração no varejo.

Conteúdorelacionado

O poder do consumo consciente e bem-estar no dia a dia: o encantamento do consumidor

Pesquisa de impacto: Compras de Fornecedores de Diversidade no Brasil: estudo de casos múltiplos

#Podcast Impacto: Como projetar serviços que promovam o bem-estar

Em culturas menos tolerantes à incerteza, os consumidores tendem a sentir mais insatisfação com ambientes lotados, dizem os autores. Por outro lado, o efeito negativo das aglomerações é atenuado em contextos específicos. Ao frequentarem uma loja com produtos em desconto, por exemplo, os clientes já esperam encontrar um grande fluxo de pessoas.

Para minimizar o impacto negativo das aglomerações, os gestores podem utilizar recursos sensoriais, como música ambiente suave e estratégias de design de loja que aumentem a percepção de espaço físico disponível. Em paralelo, é possível gerenciar o número de pessoas na loja e a organização de filas, estendendo o horário de funcionamento ou instalando caixas automáticos.

Varejistas também podem incentivar as interações sociais no ambiente para atenuar os efeitos negativos das aglomerações. Reforçar a identificação dos consumidores com os demais clientes induz a sensação de conforto e pertencimento e contribui para maior bem-estar desses frequentadores, aponta o estudo.

Confira aqui na íntegra (em inglês)

Tags: aglomeraçãobem estarcomérciocomprasconsumidoresconsumolojasatisfação
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Pessoa preparando cosméticos naturais em casa com ingredientes simples, representando o consumo consciente e bem-estar.
Administração de empresas

O poder do consumo consciente e bem-estar no dia a dia: o encantamento do consumidor

11 de novembro de 2025
Pesquisa de impacto: Compras de Fornecedores de Diversidade no Brasil: estudo de casos múltiplos
Vídeos

Pesquisa de impacto: Compras de Fornecedores de Diversidade no Brasil: estudo de casos múltiplos

19 de novembro de 2024
#Podcast Impacto: Como projetar serviços que promovam o bem-estar
Podcast

#Podcast Impacto: Como projetar serviços que promovam o bem-estar

27 de setembro de 2024

Conteúdo recente

Cultura: O Elo Perdido no Valor da Sua Empresa

Cultura: O Elo Perdido no Valor da Sua Empresa

26 de dezembro de 2025
A força das instituições de um país reduz o apoio do governo aos bancos.

Como o apoio do governo aos bancos muda conforme a força das instituições de cada país

24 de dezembro de 2025
Policiais brasileiros em operação representando confiança entre colegas e prontidão para emergências.

Confiança entre policiais aumenta a preparação para emergências

22 de dezembro de 2025

Mais lidos

Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
FGV EAESP sedia lançamento do livro “Estado, Capitalismo e Desenvolvimento na visão de Bresser-Pereira”

FGV EAESP sedia lançamento do livro “Estado, Capitalismo e Desenvolvimento na visão de Bresser-Pereira”

3 de dezembro de 2025
Aplicações da Inteligência Artificial na Administração Pública

Como a Inteligência Artificial está transformando a Administração Pública

13 de novembro de 2025
Impacto da tecnologia no trabalho: pesquisa mostra efeitos na saúde mental e na vida profissional

Impacto da tecnologia no trabalho: pesquisa mostra efeitos na saúde mental e na vida profissional

3 de novembro de 2025
Gráfico mostrando a volatilidade e correlação entre stablecoins e criptomoedas.

Stablecoins são realmente estáveis? Pesquisa revela fragilidades e riscos no mercado de criptomoedas

5 de dezembro de 2025
Como os municípios brasileiros contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Como os municípios brasileiros avançam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

5 de novembro de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar consumo coronavírus corrupção covid-19 desenvolvimento sustentável diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres Notícias internas ODS 3 ODS3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

29 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Urbanismo feminista: o caso de Barcelona

16 de setembro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Eficiência e acesso em saúde: o que podemos aprender com sistemas universais em países em desenvolvimento?

11 de julho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00