• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas Pesquisa e conhecimento

Para aplicar metodologias ativas de aprendizagem, escolas de negócios devem considerar o contexto e as necessidades dos alunos

1 de fevereiro de 2023
Para aplicar metodologias ativas de aprendizagem, escolas de negócios devem considerar o contexto e as necessidades dos alunos

Zen Chung / Pexels

Resumo da pesquisa

– Artigo realiza estudo de caso sobre aplicação de metodologia conhecida como sala de aula invertida em disciplina de graduação em escola de negócios brasileira

– Pouca familiaridade dos estudantes com a proposta, falta de tempo para estudo prévio e dificuldades com a tecnologia foram fatores que prejudicaram a experiência

– Universidades devem investir na qualificação dos professores e na adequação de sua estrutura e tecnologias para viabilizar mudanças de metodologia


Pesquisador(es):

Pablo Leão

Caio Coelho

Carla Campana

Marina Henriques Viotto

As metodologias ativas de aprendizagem, baseadas no estudo prévio sobre os tópicos a serem abordados na aula seguinte, buscam incentivar a participação e a autonomia dos estudantes. Porém, a pouca familiaridade dos estudantes com a proposta e a falta de condições estruturais adequadas nas universidades podem tornar a experiência mal sucedida. O alerta está em artigo dos pesquisadores da FGV EAESP Pablo Leão, Caio Coelho, Carla Campana e Marina Henriques Viotto publicado na “Revista de Gestão”.

O trabalho apresenta um estudo de caso sobre a aplicação do método conhecido como “sala de aula invertida” em duas turmas de uma disciplina de graduação em uma escola de negócios brasileira. Os dados analisados correspondem ao primeiro semestre de 2015 e foram colhidos na ementa da disciplina, em formulários de avaliação e nas duas rodadas de entrevistas com estudantes e o professor ministrante.

Conteúdorelacionado

Prática inovadora de ensino combina diferentes metodologias ativas para engajar estudantes de Administração de Empresas

Prática de ensino focada nas experiências dos próprios alunos traz benefícios ao processo de aprendizagem

Oficina do curso de Administração Pública da FGV EAESP acolhe novos estudantes com aprendizagem baseada na prática

As duas turmas que desenvolveram a experiência da metodologia ativa eram compostas por aproximadamente 45 pessoas cada. O conteúdo a ser consultado previamente pelos estudantes compreendia capítulos de livros didáticos, vídeos online, tutoriais e listas de exercícios. O tempo de aula era dedicado à realização de exercícios em grupo com auxílio do professor quando necessário.

Segundo o artigo, a estrutura da disciplina surpreendeu os alunos, que estavam acostumados à tradicional aula expositiva e baseada em atividades e avaliações individuais. Assistindo a várias disciplinas simultaneamente, os estudantes também relataram que a falta de tempo para se prepararem para a aula prejudicou a experiência. Outra lacuna citada foi a tecnológica: a carga de trabalho era aumentada pela necessidade de aprender a lidar com ferramentas tecnológicas específicas, muitas das quais não eram compatíveis com os equipamentos individuais dos estudantes.

Portanto, a implementação dessa metodologia precisa considerar a formação dos alunos para criar um ambiente psicologicamente seguro para o processo de aprendizagem, apontam os autores. Também é necessário que as instituições de ensino qualifiquem seus professores e preparem suas estruturas para oferecer metodologias ativas, completa o artigo.

Confira o artigo na íntegra

Tags: aprendizagemaulaescola de negóciosexperiênciagraduaçãometodologia ativa
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

A partir de três metodologias ativas de aprendizagem, sistema proposto por professores da FGV incentiva habilidades de alunos de graduação
Pesquisa e conhecimento

Prática inovadora de ensino combina diferentes metodologias ativas para engajar estudantes de Administração de Empresas

27 de setembro de 2023
Prática de ensino focada nas experiências dos próprios alunos traz benefícios ao processo de aprendizagem
Pesquisa e conhecimento

Prática de ensino focada nas experiências dos próprios alunos traz benefícios ao processo de aprendizagem

19 de setembro de 2023
Oficina do curso de Administração Pública da FGV EAESP acolhe novos estudantes com aprendizagem baseada na prática
Pesquisa e conhecimento

Oficina do curso de Administração Pública da FGV EAESP acolhe novos estudantes com aprendizagem baseada na prática

2 de maio de 2023

Conteúdo recente

O Amanhã Já Começou: Macrotendências Que Já Estão Mudando o E-commerce

O Amanhã Já Começou: Macrotendências Que Já Estão Mudando o E-commerce

14 de junho de 2025
#Podcast Insights: Inteligência artificial na fábrica. Por onde começar?

#Podcast Insights: Inteligência artificial na fábrica. Por onde começar?

13 de junho de 2025
#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025

Mais lidos

FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

3 de junho de 2025
Tempo, discurso e estratégia: como as organizações constroem narrativas para influenciar decisões?

Tempo, discurso e estratégia: como as organizações constroem narrativas para influenciar decisões?

16 de maio de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Indisciplina no Ensino Superior em Tempos de IA: Para Onde Correremos?

Indisciplina no Ensino Superior em Tempos de IA: Para Onde Correremos?

29 de abril de 2025
Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

26 de maio de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

26 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: O fenômeno do encolhimento de cidades no Brasil

10 de fevereiro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Relação da diversidade com os resultados financeiros das empresas

12 de dezembro de 2024
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00