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Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas Sustentabilidade

Consumidores brasileiros não associam suas escolhas alimentares às consequências ambientais

5 de abril de 2023
hábitos alimentares dos brasileiros não consideram consquências ambientais, diz estudo da FGV

Imagem: RitaE / Pixabay

Resumo da pesquisa

  • Prazer de comer carne e falta de informação são principais barreiras para adoção de dietas mais sustentáveis pelos consumidores brasileiros
  • Quanto menos informação, mais desafiadora se torna a mudança de hábitos
  • Produtores de alimentos à base de plantas devem investir na conscientização dos consumidores para incentivar comportamentos mais saudáveis e sustentáveis

Pesquisador(es):

Carlos Eduardo Lourenço

Nadine Marques Nunes-Galbes

Riccardo Borgheresi

Luciana Oranges Cezarino

Flavio Pinheiro Martins

Lara Bartocci Liboni

Consumidores brasileiros não associam suas escolhas alimentares às consequências ambientais. A principal barreira para a adoção de dieta sustentável é o prazer de comer carne. Em seguida, está a falta de informação sobre dietas à base de plantas. Quanto mais significativas essas barreiras são para o indivíduo, mais desafiador será obter uma predisposição para a mudança de hábitos alimentares.

As informações são de artigo com participação dos pesquisadores da FGV EAESP Carlos Eduardo Lourenço e Riccardo Borgheresi publicado na revista “Sustainability”. A pesquisa é baseada em 497 respostas a questionário sobre escolhas alimentares associadas à sustentabilidade. Todos os respondentes residiam no estado de São Paulo e 73,2% não seguiam padrões alimentares específicos, como ovolactovegetarianismo ou vegetarianismo estrito.

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O artigo explica que, quando tem alta predisposição para a mudança de hábitos alimentares, o consumidor muda seu comportamento. Por isso, é necessário sensibilizar os indivíduos com aumento da frequência e volume de informações sobre as vantagens da redução do consumo de carne para a saúde e para o meio ambiente.

Os setores de produção e de indústria de alimentos à base de plantas devem investir na conscientização dos consumidores sobre os benefícios de dietas sustentáveis. A melhor compreensão sobre as barreiras de consumo também permite a elaboração de ações mais assertivas nos níveis individual, coletivo e político para a promoção de comportamentos mais saudáveis e sustentáveis, completam os autores.

Confira o artigo na íntegra

Tags: consumidoresdietahábitosustentabilidade
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