[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Vaidade e masculinidade influenciam mais o consumo de cosméticos entre os homens do que estado civil, idade ou renda

2 de setembro de 2021
Vaidade e masculinidade influenciam mais o consumo de  cosméticos entre os homens do que estado civil, idade ou renda

Imagem: cottonbro / Pexels

Resumo da pesquisa

  • Pesquisa aponta que aspectos psicológicos, como a vaidade e a masculinidade, são influenciadores mais importantes do consumo de produtos cosméticos que aspectos sociais, demográficos ou econômicos (como estado civil, idade ou renda)
  • Ver o uso de cosméticos como forma de melhorar bem-estar físico e psicológico dos homens pode ajudar a neutralizar percepção de que estes produtos são “para mulheres”
  • Pesquisadores sugerem que existe uma oportunidade no segmento de consumo de baixa renda, que ainda que seja subestimado, se mostrou o mais interessado em cosméticos

Pesquisador(es):

Marina Sayon
Luciana Florêncio de Almeida
Mateus Canniatti Ponchio

Confira o artigo no periódico Journal of Consumer Marketing

O mercado de cosméticos masculinos está em franco crescimento. Nos Estados Unidos, mercado líder do segmento de cosméticos, a participação da aparência masculina ficou em torno de 10% na última década, enquanto no Brasil os produtos voltados para os homens passaram a representar do mercado 19,3%.

Diante destes números, pesquisadores avaliaram o comportamento do consumo de cosméticos entre os homens e revelaram que aspectos psicológicos como a vaidade e a masculinidade são influenciadores mais importantes de consumo do que outros aspectos sociais, demográficos ou econômicos, como estado civil, idade ou renda.

Conteúdorelacionado

Arroz, feijão e carne são os alimentos mais desperdiçados pelos brasileiros

Integração de alimentação saudável e outros hábitos à prática de esportes gera experiência de consumo mais ampla e benefícios mais duradouros

Estudos brasileiros precisam abordar efeitos da ideologia política no consumo, aponta pesquisa

“O insight fundamental é que os gestores devem definir preços acessíveis para capturar o subestimado e promissor segmento de consumo de baixa renda, visto que esse segmento mostrou o maior interesse em cosméticos em nosso estudo”, recomenda Mateus Canniatti Ponchio, professor da FGV EAESP e um dos autores do estudo.

Outra sugestão dos pesquisadores, que pode apoiar estratégias de marketing do setor, é educar o consumidor masculino sobre quais produtos comprar, onde, quando e como usá-los.

A chave para neutralizar as preocupações associadas com a categoria de cosméticos ser conhecida como “algo feminino” pode ser feita por meio da promoção dos cosméticos como uma forma de melhorar o bem-estar físico e psicológico dos homens.

Confira o artigo na íntegra no periódico Journal of Consumer Marketing.

Tags: consumocosméticoscosméticos masculinosestratégia de marketingmarketingmasculinidadevaidade
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

arroz comida restaurante
Pesquisa e conhecimento

Arroz, feijão e carne são os alimentos mais desperdiçados pelos brasileiros

20 de janeiro de 2023
Integração de alimentação saudável e outros hábitos à prática de esportes gera experiência de consumo mais ampla e benefícios mais duradouros
Pesquisa e conhecimento

Integração de alimentação saudável e outros hábitos à prática de esportes gera experiência de consumo mais ampla e benefícios mais duradouros

18 de janeiro de 2023
arara de roupas
Estratégias de marketing

Estudos brasileiros precisam abordar efeitos da ideologia política no consumo, aponta pesquisa

19 de outubro de 2022

Conteúdo recente

Em carta publicada na Science, professor da FGV e autoridades enumeram desafios das políticas de saúde no Brasil

Em carta publicada na Science, professor da FGV e autoridades enumeram desafios das políticas de saúde no Brasil

31 de maio de 2023
avicultura

Interações na cadeia de suprimentos da produção avícola geram aprendizados sobre sustentabilidade

26 de maio de 2023
Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

9 de maio de 2023

Mais lidos

Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

9 de maio de 2023
FGV EAESP sediará evento internacional sobre democracia e crise climática – SUBMISSÕES PRORROGADAS

FGV EAESP sediará evento internacional sobre democracia e crise climática – SUBMISSÕES PRORROGADAS

26 de abril de 2023
Pandemia e trabalho remoto aumentaram risco de fraudes corporativas, apontam profissionais de governança, risco e compliance

Pandemia e trabalho remoto aumentaram risco de fraudes corporativas, apontam profissionais de governança, risco e compliance

3 de abril de 2023
Posicionamento do Magalu durante a pandemia ensina sobre  estratégia empresarial em tempos de crise

Posicionamento do Magalu durante a pandemia ensina sobre estratégia empresarial em tempos de crise

25 de setembro de 2021
Sistemas de informação estratégicos contribuem para a inovação em empresas brasileiras

Sistemas de informação estratégicos contribuem para a inovação em empresas brasileiras

8 de março de 2022
Grupo de enfermeiros conversam em sala com leitos e equipamentos

Levantamento inédito contabiliza mais de mil hospitais gerenciados por Organizações Sociais da Saúde no Brasil

31 de março de 2022

Tags

administração de empresas administração pública auxílio emergencial bem estar consumo coronavírus covid-19 diversidade educação empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa financiamento finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação liderança marketing mulheres municípios NEB Notícias internas ODS3 ODS10 organizações pandemia pesquisa política política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência

FGV EAESP PESQUISA

Institucional
Pesquisadores
Apoio Financeiro a Professores
Agências de fomento
Conexão Pesquisa

JOVENS PESQUISADORES

Programa de Iniciação à Pesquisa
Residência em Pesquisa
Conexão Local
PIBIC

PESQUISA CIENTÍFICA

Linhas de Pesquisa
Indicadores

PESQUISA APLICADA

Centros de Estudos
Indicadores

PUBLICAÇÕES

Relatórios de pesquisas
Sínteses de pesquisas
Relatórios - PIBIC
Relatórios – Conexão Local
Anuários de Pesquisas
Teses e Dissertações
Casos de Impacto Social

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00