[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Colaboradores tendem a ser persistentes e ter boa gestão dos estudos a distância (EAD), mas planejamento e ansiedade ainda são desafios

24 de setembro de 2021
Colaboradores tendem a ser persistentes e ter boa gestão dos estudos a distância (EAD), mas planejamento e ansiedade ainda são desafios

Imagem: Kampus Production / Pexels

Resumo da pesquisa

  • Pesquisa mostrou haver persistência e boa gestão nos estudos entre colaboradores que estavam engajados no ensino à distância (EAD) no ambiente corporativo
  • No entanto, ainda existem desafios relacionados ao planejamento dos estudos, tanto da empresa quanto do colaborador
  • A ansiedade durante o processo de aprendizagem à distância pode ser tanto reflexo da (falta de) planejamento como do excesso de tarefas, de problemas ligados a satisfação do trabalho ou até questões pessoais

Pesquisador(es):

Rodrigo da Silva Monteiro
Marcus Brauer
Cecília Lima de Queirós Mattoso
Alberto Luiz Albertin
Ettore de Carvalho Oriol

Confira o estudo na íntegra

Diversos contextos da atualidade, que envolvem o aumento da carga de trabalho, a redução de orçamentos e o espalhamento das equipes em diferentes geografias têm trazido desafios para os treinamentos corporativos. Diante da dificuldade na adesão dos funcionários a programas de educação corporativa tradicionais, o uso de ensino a distância mediado pela tecnologia, conhecido também pela siga EAD, tem se tornado uma opção mais viável para as corporações.
No entanto, como fazer com que os aprendizes desses cursos e treinamentos se mantenham motivados durante os estudos? Para entender que fatores influenciam a motivação e o engajamento no processo de aprendizagem em educação corporativa a distância, uma pesquisa realizou questionários para compreender qual era a relação de questões como persistência, planejamento, autoeficácia, valorização, medo de fracasso e ansiedade com o engajamento e a motivação dos estudantes.
Os pesquisadores, entre eles o professor Alberto Luiz Albertin, da FGV EAESP, descobriram que colaboradores engajados com o EAD corporativo tinham elevado índice de persistência, boa gestão de estudos e autoeficácia, por exemplo. No entanto, dois fatores pareceram estar menos associados à motivação dos colaboradores em continuar engajados nos estudos: o planejamento e a ansiedade.
“O planejamento, tanto da empresa quanto do colaborador, pode ser um componente crítico no processo de aprendizagem e deve ser olhado de forma mais abrangente, considerando todos os pontos e buscando o desenvolvimento de um programa mais bem estruturado de ambas as partes”, sinalizam os autores em artigo publicado na Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação.
Os pesquisadores também apontaram que a ansiedade dentro do processo de aprendizagem poderia estar surgindo por diversos motivos, desde o próprio desafio de planejamento até outras questões, como excesso de tarefas, problemas relacionados à insatisfação com o trabalho ou até problemas pessoais.
O estudo pode ajudar a propor a abertura de novas portas para a inclusão de uma ferramenta de ensino corporativo, mediado por tecnologias da informação, que permita às organizações melhorar seu planejamento e desenvolver suas políticas de treinamento.

Confira o estudo na íntegra na Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação.

Conteúdorelacionado

Estudo revela fatores associados ao empreendedorismo político entre burocratas

Gamificação em apps fitness: framework aplicado a processos organizacionais

Marcas que entendem motivação dos consumidores podem obter mais engajamento

Tags: EADEducação à DistânciaEducação CorporativaMotivaçãotreinamento
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Estudo revela fatores associados ao empreendedorismo político entre burocratas
Administração pública

Estudo revela fatores associados ao empreendedorismo político entre burocratas

29 de julho de 2024
Gamificação em apps fitness: framework aplicado a processos organizacionais
Administração de empresas

Gamificação em apps fitness: framework aplicado a processos organizacionais

21 de junho de 2024
mulher em loja de roupas
Estratégia empresarial

Marcas que entendem motivação dos consumidores podem obter mais engajamento

10 de fevereiro de 2023

Conteúdo recente

Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã

Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã

7 de maio de 2025
Laboratórios Vivos de Agricultura: Inovação Aberta para um Futuro Sustentável

Laboratórios Vivos de Agricultura: Inovação Aberta para um Futuro Sustentável

5 de maio de 2025
Professora da FGV EAESP representa o Brasil no Comitê Executivo da BALAS

Professora da FGV EAESP representa o Brasil no Comitê Executivo da BALAS

3 de maio de 2025

Mais lidos

Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Ondas de calor: projeto aplicado propõe soluções para o Jardim Ibirapuera

Ondas de calor: projeto aplicado propõe soluções para o Jardim Ibirapuera

17 de abril de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Geografia do Pix: estudo revela padrões de uso e impacto do meio de pagamento no Brasil

Geografia do Pix: estudo revela padrões de uso e impacto do meio de pagamento no Brasil

21 de abril de 2025
Coopetição e Internacionalização de PMEs: Como Instituições Formais Apoiam a Expansão Global

Coopetição e Internacionalização de PMEs: Como Instituições Formais Apoiam a Expansão Global

9 de abril de 2025
Corrupção: Entenda as Abordagens Teóricas e Estratégias de Controle

Corrupção: Entenda as Abordagens Teóricas e Estratégias de Controle

24 de abril de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

25 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: O fenômeno do encolhimento de cidades no Brasil

10 de fevereiro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Relação da diversidade com os resultados financeiros das empresas

12 de dezembro de 2024
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Como a imigração forçada impacta a violência?

22 de novembro de 2024
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00