[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Consumidores mais velhos rejeitam imagens que a publicidade usa para representá-los, mesmo quando os estereótipos são positivos

25 de agosto de 2021
Consumidores mais velhos rejeitam imagens que a publicidade usa para representá-los, mesmo quando os estereótipos são positivos

Imagem: Ron Lach / Pexels

Resumo da pesquisa

  • Consumidores de faixas etárias mais avançadas rejeitam as imagens estereotipadas que são utilizadas pela publicidade para representá-los
  • Rejeição acontece mesmo em casos onde a representação, ainda que estereotipada, é positiva
  • Solução atual dos consumidores mais velhos é se situar em uma categoria limítrofe de “nem tão velho, nem tão jovem”

Pesquisador(es):

Benjamin Rosenthal
Flavia Cardoso
Carla Abdalla

Confira o estudo na íntegra

Observando como os consumidores mais velhos interpretam e compreendem produtos culturais de mídia, como campanhas publicitárias, que estejam retratando pessoas da sua faixa etária, um estudo qualitativo revelou que estes consumidores de faixas etárias mais avançadas rejeitam as imagens estereotipadas que são utilizadas pela publicidade para representá-los.

Segundo as análises conduzidas pelos pesquisadores, que observaram 626 peças publicitárias e conduziram 18 entrevistas com consumidores no Brasil, a rejeição acontece mesmo quando as imagens estereotipadas são positivas.

Conteúdorelacionado

Consumidores da terceira idade rejeitam imagens estereotipadas na publicidade, aponta estudo

“Pessoas mais velhas buscam se distanciar de imagens sociais estereotipadas da velhice, colocando a si mesmos em uma categoria limítrofe que se entende como ‘nem tão velho, nem tão jovem'”, explicam os autores, dentre os quais está Benjamin Rosenthal, da FGV EAESP.

Entre as conclusões da pesquisa está a compreensão de que existem oportunidades para os produtores de conteúdo de mídia e cultura para melhor alinhar suas mensagens com esforços legislativos e regulatórios, de modo a retratar consumidores de faixas etárias mais avançadas de maneiras mais realísticas, de modo a conseguir acabar com o estigma que atinge essa faixa da população.

Confira o estudo na íntegra no Journal of Marketing Management.

Tags: estereótiposestigmapublicidaderepresentaçãoterceira idadevelhice
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Consumidores da terceira idade rejeitam imagens estereotipadas na publicidade, aponta estudo
Administração de empresas

Consumidores da terceira idade rejeitam imagens estereotipadas na publicidade, aponta estudo

16 de dezembro de 2020

Conteúdo recente

Telemedicina

Remuneração e qualificação de profissionais são entraves para a telemedicina no Brasil

27 de janeiro de 2023
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável contribuem para produção de conhecimento sobre negócios

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável contribuem para produção de conhecimento sobre negócios

26 de janeiro de 2023
pessoa digita notebook

Idioma e custos estão entre os desafios de pesquisadores para publicar em revistas internacionais sobre administração

23 de janeiro de 2023

Mais lidos

escola pública

Queda de arrecadação poderia abrir caminhos para Brasil financiar educação através de dívida pública

29 de dezembro de 2022
FGV EAESP sediará workshop de desenvolvimento de artigos em parceria com a Academy of Management

FGV EAESP sediará workshop de desenvolvimento de artigos em parceria com a Academy of Management

20 de dezembro de 2022
Auditorias que fornecem selo de credibilidade e estratégias de ESG trazem impacto social para negócios

Auditorias que fornecem selo de credibilidade e estratégias de ESG trazem impacto social para negócios

9 de janeiro de 2023
Apenas 6% dos artigos brasileiros sobre gestão escolar têm foco em diretores

Apenas 6% dos artigos brasileiros sobre gestão escolar têm foco em diretores

27 de dezembro de 2022
PM São Paulo operação rodoanel

Em São Paulo, câmeras corporais contribuem para redução de mortes em intervenções da PM

22 de dezembro de 2022
#podcast Impacto: Como as empresas e suas cadeias de suprimentos interagem com o meio ambiente sob a incerteza?

#podcast Impacto: Como as empresas e suas cadeias de suprimentos interagem com o meio ambiente sob a incerteza?

13 de janeiro de 2023

Tags

administração de empresas auxílio emergencial bem estar cidades e comunidades sustentáveis consumo coronavírus covid-19 covil-19 diversidade economia educação ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação liderança marketing mulheres NEB Notícias internas ODS3 ODS10 organizações pandemia pesquisa política política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública Sistema Único de Saúde supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência

FGV EAESP PESQUISA

Institucional
Pesquisadores
Apoio Financeiro a Professores
Agências de fomento
Conexão Pesquisa

JOVENS PESQUISADORES

Programa de Iniciação à Pesquisa
Residência em Pesquisa
Conexão Local
PIBIC

PESQUISA CIENTÍFICA

Linhas de Pesquisa
Indicadores

PESQUISA APLICADA

Centros de Estudos
Indicadores

PUBLICAÇÕES

Relatórios de pesquisas
Sínteses de pesquisas
Relatórios - PIBIC
Relatórios – Conexão Local
Anuários de Pesquisas
Teses e Dissertações
Casos de Impacto Social

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00