• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas Estratégia empresarial

Marcas que entendem motivação dos consumidores podem obter mais engajamento

10 de fevereiro de 2023
mulher em loja de roupas

Mart Production / Pexels

Resumo da pesquisa

– Pesquisa busca aprimorar a medição do engajamento dos consumidores em relação às marcas

– A motivação do consumidor está relacionada à expectativa de um desempenho positivo a ser obtido a partir do relacionamento com a marca

– Engajamento do consumidor pode estar associado a interesses simples, como conseguir descontos, ou complexos, como obter senso de pertencimento


Pesquisador(es):

Carlos Eduardo Lourenço

Joseph F. Hair Jr.

Felipe Zambaldi

Mateus Canniatti Ponchio

Ao compreender as expectativas dos consumidores, as marcas podem aprimorar o relacionamento com os indivíduos e promover engajamento destes com seus produtos e serviços. A constatação está em artigo publicado na revista “Journal of Retailing and Consumer Services” com autoria dos pesquisadores da FGV EAESP Carlos Eduardo Lourenço, Felipe Zambaldi e Mateus Canniatti Ponchio.

O trabalho é baseado em entrevistas qualitativas com seis consumidores dos Estados Unidos e cinco brasileiros e na revisão de escalas de engajamento por especialistas. O artigo também incorpora três estudos quantitativos, com base em questionários aplicados via internet com consumidores brasileiros e estadunidenses. A coleta de dados ocorreu em 2015 e 2016, e a análise de dados, em  2021.

Conteúdorelacionado

Por que nos envolvemos tão intensamente com certas práticas?

Estudo revela fatores associados ao empreendedorismo político entre burocratas

Gamificação em apps fitness: framework aplicado a processos organizacionais

Segundo os autores, o engajamento está relacionado a emoções e estímulos cognitivos, e não somente à manifestação de um comportamento. Por isso, as escalas do estudo compreenderam as dimensões cognitiva, emocional e comportamental.

O apoio do consumidor a uma marca baseia-se em uma antecipação positiva sobre os resultados que essa relação pode gerar. Assim, a motivação do consumidor tem relação com a expectativa de um desempenho adequado da marca diante do engajamento manifestado pelo indivíduo. Os interesses do consumidor podem ser simples, como interações para obter descontos, ou complexos e intangíveis, como construção de senso de pertencimento.

Confira o artigo na íntegra

Tags: consumidorengajamentomarcaMotivaçãorelacionamento
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Por que nos envolvemos tão intensamente com certas práticas?
Administração de empresas

Por que nos envolvemos tão intensamente com certas práticas?

26 de agosto de 2024
Estudo revela fatores associados ao empreendedorismo político entre burocratas
Administração pública

Estudo revela fatores associados ao empreendedorismo político entre burocratas

29 de julho de 2024
Gamificação em apps fitness: framework aplicado a processos organizacionais
Administração de empresas

Gamificação em apps fitness: framework aplicado a processos organizacionais

21 de junho de 2024

Conteúdo recente

Inteligência Artificial: a Revolução na Saúde

Inteligência Artificial: a Revolução na Saúde

14 de novembro de 2025
Aplicações da Inteligência Artificial na Administração Pública

Como a Inteligência Artificial está transformando a Administração Pública

13 de novembro de 2025
Saindo da Caverna: O Futuro das Relações de Trabalho

Saindo da Caverna: O Futuro das Relações de Trabalho

11 de novembro de 2025

Mais lidos

Novos docentes fortalecem a excelência acadêmica da FGV EAESP

Novos docentes fortalecem a excelência acadêmica da FGV EAESP

3 de outubro de 2025
Professores da FGV EAESP estão entre os mais influentes do mundo, segundo ranking internacional

Professores da FGV EAESP estão entre os mais influentes do mundo, segundo ranking internacional

14 de outubro de 2025
Máquinas não pensam como seres humanos! (pelo menos não até este momento…)

Máquinas não pensam como seres humanos! (pelo menos não até este momento…)

1 de novembro de 2025
Quando a régua não cabe: o risco de se medir pessoas como máquinas

Quando a régua não cabe: o risco de se medir pessoas como máquinas

20 de outubro de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Estudo da FGV propõe impostos sobre o tabaco para financiar prevenção ao câncer de pulmão

Consumo e varejo desaceleram no Brasil: projeções da FGV para 2025 e 2026

31 de julho de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 desenvolvimento sustentável diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS 3 ODS3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

29 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Urbanismo feminista: o caso de Barcelona

16 de setembro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Eficiência e acesso em saúde: o que podemos aprender com sistemas universais em países em desenvolvimento?

11 de julho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00