• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas Estratégia empresarial

Startups sustentáveis oferecem valor ao cliente a partir de motivação dos empreendedores e relação com consumidores

1 de fevereiro de 2024
Quatro pessoas, duas mulheres brancas, um homem negro e um homem branco, sentados ao redor de mesa, observam modelos de turbinas de energia eólica e painéis solares

Propostas de valor das startups sustentáveis podem ser estratégicas na interação com clientes Imagem: Freepik

Resumo da pesquisa

  • Proposta de valor é estratégia de marketing para destacar os benefícios que os clientes irão receber ao escolher os produtos ou serviços de uma empresa
  • Companhias sustentáveis dependem da motivação dos empreendedores e da interação com clientes para consolidar boas propostas de valor
  • Sugestões para atrair consumidores incluem a formulação de políticas públicas e programas de treinamento voltados ao desenvolvimento de valor nas empresas

Pesquisador(es):

Guilherme Luiz Susteras

Eliane Pereira Zamith Brito

A proposta de valor de uma empresa é uma declaração que descreve os benefícios exclusivos que a empresa oferece aos seus clientes. Investir em propostas de valor é essencial para que as organizações possam definir seu modelo de negócios e conquistar um público-alvo. No caso das startups de tecnologia limpa – focadas no desenvolvimento de produtos sustentáveis e com menor impacto ambiental – o desafio é capturar a confiança dos consumidores em relação à sustentabilidade de seus produtos e serviços. Para criar e consolidar valor às companhias, a motivação dos empreendedores e a interação com clientes e outros tomadores de decisão – os stakeholders – são fatores cruciais.

A reflexão está em artigo publicado pelos pesquisadores da FGV EAESP Guilherme Luiz Susteras e Eliane Pereira Zamith Brito na revista “Journal of Cleaner Production”. Para investigar como os empresários desenvolvem a proposta de valor em suas startups sustentáveis, os autores realizaram entrevistas com 13 fundadores de empreendimentos vinculados a uma incubadora de empresas de tecnologia e a uma associação de comerciantes de energia solar.

Conteúdorelacionado

Sustentabilidade e cultura empresarial ética podem aumentar o valor das marcas para consumidores

Compras diretas de produtores rurais da Mata Atlântica aumentaram com digitalização imposta pela pandemia

Confiança ao interagir com sites de agências de turismo pode influenciar na decisão de compra dos consumidores

Segundo os autores, soluções tecnológicas envolvem incertezas, o que pode gerar ceticismo em possíveis clientes. Assim, os fundadores de startups de tecnologia limpa devem focar em elementos que garantam valor além do sucesso financeiro da companhia, tipicamente priorizado. Esses elementos incluem a preocupação com a saúde do consumidor e o uso de produtos naturais, por exemplo, e estão relacionados ao propósito dos empreendedores. Profissionais mais motivados em causar impactos significativos no mundo priorizam propostas com elementos de valor superiores, diferentemente de empreendedores focados em lucros.

 

Propostas de valor das startups sustentáveis exigem incentivo à inovação e treinamento de empreendedores

Esses atributos são mais relevantes para as propostas de valor das empresas sustentáveis do que um conhecimento prévio de mercado, por exemplo. De acordo com a pesquisa, a experiência de mercado não é suficiente para desenhar uma boa proposta de valor. Para isso, as empresas precisam de uma fase exploratória, que permita um processo cocriativo a partir das interações com atores externos. Isso permite maior inovação nos negócios e fidelidade dos clientes.

Os pesquisadores sugerem que os profissionais devem considerar a motivação pessoal para iniciar um novo negócio, administrando suas expectativas, o tempo e os recursos necessários. Outra ideia é formular políticas públicas que possam promover o empreendedorismo, incorporando as reflexões sobre a proposta de valor em programas de treinamento para empreendedores e gestores de apoio, como incubadoras e agências de inovação. Por último, os pesquisadores sugerem incorporar programas de desenvolvimento comportamental aos empresários, reforçando a  relevância dos elementos de valor superior para seus negócios.

Tags: mercado consumidorpercepção de valorstartups sustentáveis
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Duas mulheres brancas seguram sacolas coloridas e observam vitrine; Sustentabilidade e ética empresarial contribuem para a percepção do consumidor sobre o valor da marca
Estratégias de marketing

Sustentabilidade e cultura empresarial ética podem aumentar o valor das marcas para consumidores

19 de dezembro de 2023
Compras diretas de produtores rurais da Mata Atlântica aumentaram com digitalização imposta pela pandemia
Administração de empresas

Compras diretas de produtores rurais da Mata Atlântica aumentaram com digitalização imposta pela pandemia

19 de maio de 2021
Confiança ao interagir com sites de agências de turismo pode influenciar na decisão de compra dos consumidores
Administração de empresas

Confiança ao interagir com sites de agências de turismo pode influenciar na decisão de compra dos consumidores

11 de maio de 2021

Conteúdo recente

O Amanhã Já Começou: Macrotendências Que Já Estão Mudando o E-commerce

O Amanhã Já Começou: Macrotendências Que Já Estão Mudando o E-commerce

14 de junho de 2025
#Podcast Insights: Inteligência artificial na fábrica. Por onde começar?

#Podcast Insights: Inteligência artificial na fábrica. Por onde começar?

13 de junho de 2025
#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025

Mais lidos

FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

3 de junho de 2025
Tempo, discurso e estratégia: como as organizações constroem narrativas para influenciar decisões?

Tempo, discurso e estratégia: como as organizações constroem narrativas para influenciar decisões?

16 de maio de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Indisciplina no Ensino Superior em Tempos de IA: Para Onde Correremos?

Indisciplina no Ensino Superior em Tempos de IA: Para Onde Correremos?

29 de abril de 2025
Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

26 de maio de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

26 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: O fenômeno do encolhimento de cidades no Brasil

10 de fevereiro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Relação da diversidade com os resultados financeiros das empresas

12 de dezembro de 2024
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00