• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Comunicação em supermercados que mobiliza “sentimento de culpa” impulsiona vendas de produto

19 de agosto de 2020
Comunicação em supermercados que mobiliza “sentimento de culpa” impulsiona vendas de produto

Foto: Joshua Rawson-Harris / Unsplash

Resumo da pesquisa

  • Materiais de comunicação no ponto de venda (MPVs) têm como objetivo influenciar o consumidor e gerar vendas
  • Estudo mostra que a utilização do viés de “aversão à perda” em MPVs tem efeito positivo e significativo nas vendas de produto, mesmo sem estímulos de preço
  • Para comunicação com viés de “contas mentais” não foi observada tal influência

Pesquisador(es):

Dante Avanzi, Leonardo Guissoni, Jonny Mateus Rodrigues e Rafael D’Andrea

A competição entre marcas disponíveis nos supermercados motiva os esforços das empresas na elaboração e ativação de materiais de comunicação no ponto de venda (MPV), que têm como objetivo influenciar o consumidor e gerar vendas. A economia comportamental, por sua vez, estuda como um indivíduo toma uma decisão de acordo com as suas próprias preferências e crenças, influenciado pelos vieses cognitivos.

Em artigo recém-publicado na “Revista de Administração de Empresas” (RAE), pesquisadores da FGV EAESP testaram os efeitos nas vendas de um produto a partir do uso dos vieses de “aversão à perda” e “contas mentais” nas mensagens de materiais de comunicação ativados em supermercados. Para isso, foram realizados dois experimentos de campo aplicados em colaboração com a marca Ovomaltine e o Grupo Toolbox de marketing em uma rede de supermercados. A pesquisa manipulou materiais de comunicação de marketing da marca para testar se o uso da economia comportamental, por meio das mensagens de comunicação anunciadas, poderia impulsionar a venda dos produtos em supermercados.

Conteúdorelacionado

Por que nos envolvemos tão intensamente com certas práticas?

Excesso de confiança e efeito manada são os vieses que mais influenciam a tomada de decisão de investidores

Estudo recomenda práticas para combater vendas antiéticas em bancos

Os resultados mostram que mensagens que mobilizam o sentimento de culpa no consumidor, utilizando o viés de “aversão à perda” nos MPVs, apresentam um efeito positivo e significativo nas vendas, mesmo sem estímulos de preço. Para materiais de comunicação com viés de “contas mentais”, por sua vez, não foi observada tal influência. De acordo com os autores, como esse viés enfatiza a ideia de orçamento para o consumidor, estímulos de preço e promoção podem ser fatores importantes a serem associados.

“Mostramos que a economia comportamental, por meio do uso apropriado e ético dos vieses cognitivos (filtros mentais que influenciam a tomada de decisão das pessoas), podem ser algo de muito valor para empresas que fazem material de ponto de venda”, afirma Leonardo Guissoni, um dos autores do artigo, em postagem no LinkedIn. O estudo fez parte da pesquisa de mestrado de Dante Avanzi, desenvolvido na FGV EAESP sob orientação de Guissoni.

Confira o artigo completo da RAE aqui.

Acesse a dissertação de mestrado de Dante Avanzini aqui.

 

Tags: consumoeconomia comportamentalmarketingvendas
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Por que nos envolvemos tão intensamente com certas práticas?
Administração de empresas

Por que nos envolvemos tão intensamente com certas práticas?

26 de agosto de 2024
Excesso de confiança e efeito manada são os vieses que mais influenciam a tomada de decisão de investidores
Administração de empresas

Excesso de confiança e efeito manada são os vieses que mais influenciam a tomada de decisão de investidores

13 de maio de 2024
Estudo recomenda práticas para combater vendas antiéticas em bancos
Administração de empresas

Estudo recomenda práticas para combater vendas antiéticas em bancos

24 de abril de 2024

Conteúdo recente

Como a requalificação urbana e a presença da guarda municipal reduziram crimes de rua em bairro do Rio

Como a requalificação urbana e a presença da guarda municipal reduziram crimes de rua em bairro do Rio

20 de agosto de 2025
Tecnologia e Mente: Qual o Limite da Gestão?

Tecnologia e Mente: Qual o Limite da Gestão?

19 de agosto de 2025
#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025

Mais lidos

Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Professora Gabriela Lotta conquista três prêmios por pesquisas em Administração Pública

Professora Gabriela Lotta conquista três prêmios por pesquisas em Administração Pública

8 de agosto de 2025
Estudo da FGV propõe impostos sobre o tabaco para financiar prevenção ao câncer de pulmão

Consumo e varejo desaceleram no Brasil: projeções da FGV para 2025 e 2026

31 de julho de 2025
#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
Vacinar contra Chikungunya pode reduzir custos de saúde e afastamentos do trabalho

Mais concorrência, passagens mais baratas: estudo mostra como redistribuir slots pode beneficiar passageiros

28 de julho de 2025
Estudo da FGV propõe impostos sobre o tabaco para financiar prevenção ao câncer de pulmão

Estudo da FGV propõe impostos sobre o tabaco para financiar prevenção ao câncer de pulmão

30 de julho de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transformação digital transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

28 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Eficiência e acesso em saúde: o que podemos aprender com sistemas universais em países em desenvolvimento?

11 de julho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00