• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas Estratégias de marketing

Para garantir coerência em suas campanhas, marcas devem atentar para diferenças entre influenciadores e celebridades

16 de agosto de 2023
Para garantir coerência em suas campanhas, marcas devem atentar para diferenças entre influenciadores e celebridades

Ron Lach / Pexels

Resumo da pesquisa

– Pesquisadores analisaram mais de 10 mil postagens entre 2008 e 2022 de uma influenciadora e de uma celebridade brasileiras

– Ações promocionais ligadas à profissão são mais frutíferas para as parcerias entre marcas e celebridades

– Já influenciadores incorporam o consumo à vida pessoal, e ações de marketing baseadas na proximidade dessa figura com sua comunidade são mais indicadas


Pesquisador(es):

Gabriela Abrão Fasanella

Fábio Shimabukuro Sandes

Eliane Pereira Zamith Brito

De olho nos seguidores de celebridades e influenciadores digitais, marcas devem se atentar às diferenças entre elas. Enquanto a imagem da celebridade costuma ser envolta em mistério, visto que seu prestígio e fama vêm de outras atividades profissionais, os influenciadores digitais atraem o público que se identifica com suas decisões de consumo, construindo uma imagem de autenticidade que passa pela exposição de sua vida privada.

O alerta está em artigo com participação das pesquisadoras FGV EAESP Gabriela Abrão Fasanella e Eliane Pereira Zamith Brito publicado na revista “GV Executivo”. Os autores analisaram mais de dez mil postagens realizadas em blogs e nas plataformas Youtube e Instagram entre 2008 e 2022 por uma atriz e uma influenciadora digital brasileiras.

Conteúdorelacionado

Finanças sustentáveis e diagnóstico organizacional: dois pilares para competitividade e longevidade empresarial

Os riscos da nova era de conselhos ciborgues: devemos incorporar Inteligência Artificial na tomada de decisões estratégicas?

Estratégia ou necessidade? O impacto da Integração Vertical nas operações globais

Associar uma marca ou produto a conteúdos focados na rotina ou vida privada é uma estratégia interessante para desenvolver junto a influenciadores digitais, por exemplo. Por outro lado, ações promocionais associadas a aspectos profissionais são mais adequadas em campanhas com celebridades, ilustra o artigo.

Os pesquisadores diferenciam as conexões que celebridades e influenciadores estabelecem com o público. Ao compartilhar suas experiências pessoais e interagir com os seguidores, os influenciadores constroem uma comunidade. Já os seguidores das celebridades têm comportamento de audiência, pois conhecem apenas aquilo que já foi previamente divulgado pela mídia.

“As ações com celebridades devem se conectar com o lado aspiracional do consumo, pois as pessoas vão associar a marca a uma imagem desejada, mas distante. As ações com os influenciadores, ao contrário, podem aproveitar a percepção de proximidade e autenticidade, sobretudo investindo na mimetização do comportamento por parte da comunidade”, explicam os autores.

Confira o artigo na íntegra

Tags: celebridadesEstratégiainfluencersmarcamarketingredes sociais
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Finanças sustentáveis e diagnóstico organizacional: dois pilares para competitividade e longevidade empresarial
Blog Gestão e Negócios

Finanças sustentáveis e diagnóstico organizacional: dois pilares para competitividade e longevidade empresarial

18 de março de 2025
Os riscos da nova era de conselhos ciborgues: devemos incorporar Inteligência Artificial na tomada de decisões estratégicas?
Blog Gestão e Negócios

Os riscos da nova era de conselhos ciborgues: devemos incorporar Inteligência Artificial na tomada de decisões estratégicas?

18 de março de 2025
Estratégia ou necessidade? O impacto da Integração Vertical nas operações globais
Administração de empresas

Estratégia ou necessidade? O impacto da Integração Vertical nas operações globais

13 de novembro de 2024

Conteúdo recente

O Amanhã Já Começou: Macrotendências Que Já Estão Mudando o E-commerce

O Amanhã Já Começou: Macrotendências Que Já Estão Mudando o E-commerce

14 de junho de 2025
#Podcast Insights: Inteligência artificial na fábrica. Por onde começar?

#Podcast Insights: Inteligência artificial na fábrica. Por onde começar?

13 de junho de 2025
#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025

Mais lidos

FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

3 de junho de 2025
Tempo, discurso e estratégia: como as organizações constroem narrativas para influenciar decisões?

Tempo, discurso e estratégia: como as organizações constroem narrativas para influenciar decisões?

16 de maio de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Indisciplina no Ensino Superior em Tempos de IA: Para Onde Correremos?

Indisciplina no Ensino Superior em Tempos de IA: Para Onde Correremos?

29 de abril de 2025
Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

26 de maio de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

26 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: O fenômeno do encolhimento de cidades no Brasil

10 de fevereiro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Relação da diversidade com os resultados financeiros das empresas

12 de dezembro de 2024
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00