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Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas Estratégias de marketing

Para garantir coerência em suas campanhas, marcas devem atentar para diferenças entre influenciadores e celebridades

16 de agosto de 2023
Para garantir coerência em suas campanhas, marcas devem atentar para diferenças entre influenciadores e celebridades

Ron Lach / Pexels

Resumo da pesquisa

– Pesquisadores analisaram mais de 10 mil postagens entre 2008 e 2022 de uma influenciadora e de uma celebridade brasileiras

– Ações promocionais ligadas à profissão são mais frutíferas para as parcerias entre marcas e celebridades

– Já influenciadores incorporam o consumo à vida pessoal, e ações de marketing baseadas na proximidade dessa figura com sua comunidade são mais indicadas


Pesquisador(es):

Gabriela Abrão Fasanella

Fábio Shimabukuro Sandes

Eliane Pereira Zamith Brito

De olho nos seguidores de celebridades e influenciadores digitais, marcas devem se atentar às diferenças entre elas. Enquanto a imagem da celebridade costuma ser envolta em mistério, visto que seu prestígio e fama vêm de outras atividades profissionais, os influenciadores digitais atraem o público que se identifica com suas decisões de consumo, construindo uma imagem de autenticidade que passa pela exposição de sua vida privada.

O alerta está em artigo com participação das pesquisadoras FGV EAESP Gabriela Abrão Fasanella e Eliane Pereira Zamith Brito publicado na revista “GV Executivo”. Os autores analisaram mais de dez mil postagens realizadas em blogs e nas plataformas Youtube e Instagram entre 2008 e 2022 por uma atriz e uma influenciadora digital brasileiras.

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Associar uma marca ou produto a conteúdos focados na rotina ou vida privada é uma estratégia interessante para desenvolver junto a influenciadores digitais, por exemplo. Por outro lado, ações promocionais associadas a aspectos profissionais são mais adequadas em campanhas com celebridades, ilustra o artigo.

Os pesquisadores diferenciam as conexões que celebridades e influenciadores estabelecem com o público. Ao compartilhar suas experiências pessoais e interagir com os seguidores, os influenciadores constroem uma comunidade. Já os seguidores das celebridades têm comportamento de audiência, pois conhecem apenas aquilo que já foi previamente divulgado pela mídia.

“As ações com celebridades devem se conectar com o lado aspiracional do consumo, pois as pessoas vão associar a marca a uma imagem desejada, mas distante. As ações com os influenciadores, ao contrário, podem aproveitar a percepção de proximidade e autenticidade, sobretudo investindo na mimetização do comportamento por parte da comunidade”, explicam os autores.

Confira o artigo na íntegra

Tags: celebridadesEstratégiainfluencersmarcamarketingredes sociais
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