• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Iniciativa de empreendedor leva caso de empresa brasileira do mercado de ovos a um dos principais periódicos do agronegócio

27 de outubro de 2021
Iniciativa de empreendedor leva caso de empresa brasileira do mercado de ovos a um dos principais periódicos do agronegócio

Imagem: Hello I'm Nik / Unsplash

Resumo da pesquisa

  • Caso da empresa brasileira Mantiqueira é apresentado como exemplo de como uma companhia pode adotar uma inovação voltada às demandas do mercado
  • Estudo ressalta os desafios enfrentados pela empresa e convida os leitores a participar das próximas decisões que vão permitir que companhia mantenha seu market share do mercado de ovos
  • Autores do estudo destacam desafios gerenciais, de financiamento e a estratégia de crescimento da empresa em um mercado extremamente competitivo, que ainda conta com a presença de informalidade

Pesquisador(es):

Marcos Fava Neves
Allan Wayne Gray
Carlos Eduardo Lourenço
Francisco Albert Scott

Confira o estudo de caso na íntegra

Diante de mudanças no gosto dos consumidores, empresas da área alimentícia têm enfrentado desafios para manter um crescimento sustentável, constantemente buscando estratégias para lidar com as disrupções que afetam os mercados alimentícios modernos.

É nesse contexto que esse estudo de caso da empresa brasileira Mantiqueira, que atuou de maneira inovadora no mercado de ovos, ganhou espaço no International Food and Agribusiness Management Review, um dos mais importantes periódicos de agronegócios do mundo.

Conteúdorelacionado

Tempo, discurso e estratégia: como as organizações constroem narrativas para influenciar decisões?

Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã

Costumer Experience: caso de ensino mostra transformação digital com foco no cliente

O artigo descreve como a empresa partiu de um início humilde para se tornar uma das principais produtoras de ovos do país ao adotar uma inovação alinhada com as demandas do mercado e abraçando a disrupção para manter um crescimento sustentável com o passar dos anos.

Ao analisar dados da companhia, os autores do artigo, dentre os quais estão pesquisadores da FGV EAESP, ressaltam os desafios atuais da companhia e convidam os leitores a participar da próxima rodada de decisões que a empresa precisará fazer para manter o seu market share.

“Esse caso representa uma descoberta muito interessante de um empreendedor que toma a iniciativa de arrendar terras para uma granja e constrói a maior empresa de ovos do Brasil, que hoje está entre uma das maiores do mundo. Relatamos essa história no estudo de caso, destacando os desafios gerenciais, de financiamento e toda a estratégia de crescimento da empresa em um mercado extremamente competitivo, que ainda conta com a presença de informalidade, para então conseguir se consolidar e hoje praticar uma inovação de marketing alinhada com as principais empresas do mundo”, complementa Marcos Fava Neves, professor da FGV EAESP e um dos autores do estudo de caso.

Confira o estudo de caso na íntegra

Tags: agronegóciodesafios de financiamentodesafios gerenciaisestratégia empresarialestudo de casofinançasgerenciamercado de ovos
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Tempo, discurso e estratégia: como as organizações constroem narrativas para influenciar decisões?
Podcast

Tempo, discurso e estratégia: como as organizações constroem narrativas para influenciar decisões?

16 de maio de 2025
Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã
Vídeos

Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã

7 de maio de 2025
Costumer Experience: caso de ensino mostra transformação digital com foco no cliente
Administração de empresas

Costumer Experience: caso de ensino mostra transformação digital com foco no cliente

30 de setembro de 2024

Conteúdo recente

Efeito Boomerang: como práticas sustentáveis retornam e fortalecem a cadeia do frango no Brasil

Efeito Boomerang: como práticas sustentáveis retornam e fortalecem a cadeia do frango no Brasil

16 de junho de 2025
O Amanhã Já Começou: Macrotendências Que Já Estão Mudando o E-commerce

O Amanhã Já Começou: Macrotendências Que Já Estão Mudando o E-commerce

14 de junho de 2025
#Podcast Insights: Inteligência artificial na fábrica. Por onde começar?

#Podcast Insights: Inteligência artificial na fábrica. Por onde começar?

13 de junho de 2025

Mais lidos

FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

3 de junho de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Tempo, discurso e estratégia: como as organizações constroem narrativas para influenciar decisões?

Tempo, discurso e estratégia: como as organizações constroem narrativas para influenciar decisões?

16 de maio de 2025
Indisciplina no Ensino Superior em Tempos de IA: Para Onde Correremos?

Indisciplina no Ensino Superior em Tempos de IA: Para Onde Correremos?

29 de abril de 2025
Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

26 de maio de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

26 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: O fenômeno do encolhimento de cidades no Brasil

10 de fevereiro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Relação da diversidade com os resultados financeiros das empresas

12 de dezembro de 2024
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00