[versão beta]
  • Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Iniciativa de empreendedor leva caso de empresa brasileira do mercado de ovos a um dos principais periódicos do agronegócio

27 de outubro de 2021
Iniciativa de empreendedor leva caso de empresa brasileira do mercado de ovos a um dos principais periódicos do agronegócio

Imagem: Hello I'm Nik / Unsplash

Resumo da pesquisa

  • Caso da empresa brasileira Mantiqueira é apresentado como exemplo de como uma companhia pode adotar uma inovação voltada às demandas do mercado
  • Estudo ressalta os desafios enfrentados pela empresa e convida os leitores a participar das próximas decisões que vão permitir que companhia mantenha seu market share do mercado de ovos
  • Autores do estudo destacam desafios gerenciais, de financiamento e a estratégia de crescimento da empresa em um mercado extremamente competitivo, que ainda conta com a presença de informalidade

Pesquisador(es):

Marcos Fava Neves
Allan Wayne Gray
Carlos Eduardo Lourenço
Francisco Albert Scott

Confira o estudo de caso na íntegra

Diante de mudanças no gosto dos consumidores, empresas da área alimentícia têm enfrentado desafios para manter um crescimento sustentável, constantemente buscando estratégias para lidar com as disrupções que afetam os mercados alimentícios modernos.

É nesse contexto que esse estudo de caso da empresa brasileira Mantiqueira, que atuou de maneira inovadora no mercado de ovos, ganhou espaço no International Food and Agribusiness Management Review, um dos mais importantes periódicos de agronegócios do mundo.

Conteúdorelacionado

Covid-19: falta de agilidade de governos do Brasil, da Índia e dos Estados Unidos evidencia riscos da concentração de poder

Índice que avalia qualidade do atendimento de bancos e plataformas apresenta redução em junho

Empresas brasileiras investem em projetos sociais que contribuem para o desenvolvimento do território

O artigo descreve como a empresa partiu de um início humilde para se tornar uma das principais produtoras de ovos do país ao adotar uma inovação alinhada com as demandas do mercado e abraçando a disrupção para manter um crescimento sustentável com o passar dos anos.

Ao analisar dados da companhia, os autores do artigo, dentre os quais estão pesquisadores da FGV EAESP, ressaltam os desafios atuais da companhia e convidam os leitores a participar da próxima rodada de decisões que a empresa precisará fazer para manter o seu market share.

“Esse caso representa uma descoberta muito interessante de um empreendedor que toma a iniciativa de arrendar terras para uma granja e constrói a maior empresa de ovos do Brasil, que hoje está entre uma das maiores do mundo. Relatamos essa história no estudo de caso, destacando os desafios gerenciais, de financiamento e toda a estratégia de crescimento da empresa em um mercado extremamente competitivo, que ainda conta com a presença de informalidade, para então conseguir se consolidar e hoje praticar uma inovação de marketing alinhada com as principais empresas do mundo”, complementa Marcos Fava Neves, professor da FGV EAESP e um dos autores do estudo de caso.

Confira o estudo de caso na íntegra

Tags: agronegóciodesafios de financiamentodesafios gerenciaisestratégia empresarialestudo de casofinançasgerenciamercado de ovos
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Palácio do Planalto.
Políticas públicas

Covid-19: falta de agilidade de governos do Brasil, da Índia e dos Estados Unidos evidencia riscos da concentração de poder

13 de outubro de 2022
mão masculina segura cartão bancário enquanto utiliza o computador
Contabilidade e finanças

Índice que avalia qualidade do atendimento de bancos e plataformas apresenta redução em junho

25 de julho de 2022
Sobre uma mesa, voluntários, uma mulher branca e um homem negro, organizam latas de alimentos e pães em caixas de plástico para transporte
Estratégia empresarial

Empresas brasileiras investem em projetos sociais que contribuem para o desenvolvimento do território

10 de maio de 2022

Conteúdo recente

avicultura

Interações na cadeia de suprimentos da produção avícola geram aprendizados sobre sustentabilidade

26 de maio de 2023
Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

9 de maio de 2023
pessoa segurando smartphone

Brasil tem mais de dois dispositivos digitais por habitante, revela pesquisa da FGV EAESP

8 de maio de 2023

Mais lidos

Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

Cultura de inclusão nas organizações contribui para acolhimento de profissionais com Transtorno do Espectro Autista

9 de maio de 2023
FGV EAESP sediará evento internacional sobre democracia e crise climática – SUBMISSÕES PRORROGADAS

FGV EAESP sediará evento internacional sobre democracia e crise climática – SUBMISSÕES PRORROGADAS

26 de abril de 2023
Pandemia e trabalho remoto aumentaram risco de fraudes corporativas, apontam profissionais de governança, risco e compliance

Pandemia e trabalho remoto aumentaram risco de fraudes corporativas, apontam profissionais de governança, risco e compliance

3 de abril de 2023
Sistemas de informação estratégicos contribuem para a inovação em empresas brasileiras

Sistemas de informação estratégicos contribuem para a inovação em empresas brasileiras

8 de março de 2022
Empresas estatais devem ter lucro?

As empresas deveriam se preocupar com a educação financeira dos seus colaboradores?

26 de abril de 2023
Posicionamento do Magalu durante a pandemia ensina sobre  estratégia empresarial em tempos de crise

Posicionamento do Magalu durante a pandemia ensina sobre estratégia empresarial em tempos de crise

25 de setembro de 2021

Tags

administração de empresas administração pública auxílio emergencial bem estar consumo coronavírus covid-19 diversidade educação empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP FGV EAESP Pesquisa financiamento finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação liderança marketing mulheres municípios NEB Notícias internas ODS3 ODS10 organizações pandemia pesquisa política política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência

FGV EAESP PESQUISA

Institucional
Pesquisadores
Apoio Financeiro a Professores
Agências de fomento
Conexão Pesquisa

JOVENS PESQUISADORES

Programa de Iniciação à Pesquisa
Residência em Pesquisa
Conexão Local
PIBIC

PESQUISA CIENTÍFICA

Linhas de Pesquisa
Indicadores

PESQUISA APLICADA

Centros de Estudos
Indicadores

PUBLICAÇÕES

Relatórios de pesquisas
Sínteses de pesquisas
Relatórios - PIBIC
Relatórios – Conexão Local
Anuários de Pesquisas
Teses e Dissertações
Casos de Impacto Social

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Análise
  • Colunas
  • Vídeos
  • Podcast

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00