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Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Posicionamento do Magalu durante a pandemia ensina sobre estratégia empresarial em tempos de crise

25 de setembro de 2021
Posicionamento do Magalu durante a pandemia ensina sobre  estratégia empresarial em tempos de crise

Imagem: Pixabay

Resumo da pesquisa

  • Engajamento do grupo Magazine Luiza nas discussões sobre Covid-19 e ações estratégicas tomadas em benefício dos funcionários, das pequenas e médias empresas e dos mais afetados pela pandemia é caso de ensino para lidar com tempos de crise
  • Alunos são convidados a discutir sobre como o grupo Magalu deveria se posicionar naquele momento para assegurar seu desempenho e reputação
  • Decisões do Magalu e o engajamento de Luiza Helena Trajano (presidente do Conselho de Administração) e José Ribeiro (diretor de relações institucionais) são sugeridos como temas de debate em sala de aula para discutir o posicionamento estratégico da empresa em um momento tão complexo

Pesquisador(es):

Ana Paula Pereira dos Passos
Eleandra Maria Prigol Meneghini
Marina Amado Bahia Gama
Jeferson Lana

Confira o caso de ensino na íntegra

É inegável que a pandemia de Covid-19 configurou-se como um dos mais recentes momentos de crise para as corporações. Para discutir desafios de posicionamento estratégico em um período de tanta incerteza e complexidade, esse caso de ensino aborda a situação do grupo Magazine Luiza (Magalu) e as decisões estratégicas tomadas pelos seus principais representantes do momento, como Luiza Helena Trajano (presidente do Conselho de Administração) e José Ribeiro (diretor de relações institucionais).

Desde o início da pandemia, tanto Luiza quanto o grupo Magalu estiveram engajados em discussões sobre a Covid-19, bem como adotaram uma série de ações estratégicas em benefício dos funcionários do grupo, para auxiliar pequenas e médias empresas, além de apoiar os mais afetados pela pandemia.

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Como a situação da pandemia não arrefeceu, com o passar do tempo, o grupo precisou discutir sobre como se posicionar para assegurar seu desempenho e sua reputação nos meses subsequentes. O caso de ensino, que também conta com a autoria de Marina Amado Bahia Gama, professora da FGV EAESP, convida alunos de cursos de graduação e pós-graduação (lato ou strictu sensu) em disciplinas de estratégias empresariais a trabalhar conceitos relacionados a estratégias de mercado e de não mercado. O objetivo é que as discussões auxiliem na compreensão sobre como posicionar as empresas estrategicamente em momentos de crise, bem como implementar estratégias de não mercado integradas às de mercado.

Por meio deste caso de ensino, os professores poderão discorrer sobre as potenciais estratégias a serem adotadas em tempos de crise, trabalhar a integração de estratégias de mercado e de não mercado e discutir possíveis estratégias que possam ser implementadas, equilibrando suas oportunidades e seus riscos.

Confira o caso de ensino na íntegra.

Tags: caso de ensinocovid-19estratégia empresarialmagalumagazine luizaposicionamento estratégico
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